Nada como começar o ano com um filme de pintar a unha. Esse gênero amado desde antes do nascimento de seu nome, consiste num filme que você dá play e pode fazer outras coisas enquanto “assiste”. Normalmente não é um filme necessariamente bom ou ruim, muito menos é cativante ou desinteressante. Beekeeper – Rede de Vingança não é uma produção que vá te fazer sair da sala do cinema reflexivo depois de tantas emoções, mas sim com o sentimento de que foi bom enquanto durou.
Em Beekeeper – Rede de Vingança, Adam Clay, interpretado por Jason Statham, entra em uma maratona de assassinatos depois de descobrir que sua amiga foi vítima de um golpe orquestrado por uma empresa multimilionária. O que ninguém esperava é que o apicultor na verdade é um mercenário aposentado e que só tem um objetivo: vingança.
Esse subgênero dos filmes de ação, onde o lobo solitário buscar vingar sua família depois de uma tragédia, não é nada novo nas telonas. Muito menos novo para Jason, que em sua primeira aparição na franquia Velozes e Furiosos encontrou esta exata situação. A diferença é que agora o roteiro é infestado de trocadilhos com abelhas, colmeias e mel.
Estabelecendo que o roteiro nem a premissa são lá essas coisas, o que resta? Sinceramente eu não sei. Normalmente é esperado cenas de ação instigantes e desafios constantes para o “vingador”. Isso não é o caso em Beekeeper. Diferente de John Wick 4, por exemplo, onde o protagonista tem um adversário à altura ao longo do filme, no caso de Adam Clay, a única pessoa talvez capaz de pará-lo foi derrotada em dois minutos de cena.
Eu acredito que existe uma beleza ou uma obsessão em ver um homem careca (ou quase careca) de meia-idade matando pessoas inocentes em busca de um único objetivo que vem unindo pessoas nas salas de cinema há tantos anos. Apesar de ter uns filmes melhores que os outros, se viu um, viu todos, então não tem muito o que dizer a respeito. Ninguém vai ver um filme de ação esperando uma obra de arte – apesar de acontecer as vezes.
O elenco de apoio é excelente porém suas performances parecem uma caricatura da caricatura. Emmy Raver-Lampman, mesmo sendo uma das atrizes mais empolgantes de assistir, se torna um personagem da Praça é Nossa no longa. Josh Hutcherson, por outro lado, poderia facilmente ser escalado numa das temporadas da falecida Malhação.
Dito – tudo – isso, eu assistiria esse filme inúmeras vezes numa tarde de domingo com meus pais e acredito que esse seria o caso para muitas famílias.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.