Aprenda inglês com o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Foto: Reprodução

Hello, hello, hello, my dear dreamers! How have you been?

I hope you and your beloved ones are all safe and sound!

Let’s start, shall we? But first let me tell you something…

#WorldAIDSDay

Hoje é dia 1º de dezembro e comemoramos o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Entramos no Dezembro Vermelho, o mês escolhido para relembrar a história dessa epidemia, chamar atenção a prevenção do HIV e acabar com o preconceito e o estigma do assunto. 

Vale lembrar que o HIV é o vírus e quando não tratado torna-se AIDS. Essa é a doença que causa a diminuição da imunidade no nosso organismo, deixando uma janela aberta para doenças oportunistas e levando ao óbito.

A temática é especial and close to my heart, pois eu vivo com HIV há quatro anos. Além de professor de inglês, sou jornalista e ativista na comunidade LGBTQIA+ e HIV/AIDS. Sempre é importante falar sobre o tema para educar the children e já deixo um agradecimento ao Curitiba Cult por proporcionar esse singelo espaço aqui no English With AllDream. Thank you, bitches!

I=I

Vamos combinar uma coisa – ou algumas: não tenha vergonha de viver com HIV nem de fazer exames de rotina para prevenção. Se o seu resultado for positivo, está tudo bem. Hoje, a medicação é altamente eficaz e em pouco tempo de adesão ao tratamento, o paciente fica indetectável. 

Indetectável significa que você não transmite o vírus via sexual e o seu organismo está livre de qualquer complicação por causa do HIV – e você não vai desenvolver AIDS. É daí que veio o termo indetectável = intransmissível, ou simplesmente I=I. Espalhe essa informação!

Ser indetectável garante qualidade de vida e saúde mental para quem vive com HIV. Sexualmente falando, a pessoa indetectável tem uma vida sexual normal. Proteja-se, previna-se, use camisinha e outras formas de proteção contra o HIV e IST’s também, as infecções sexualmente transmissíveis – oi, sífilis! 

Além disso, todo o tratamento é de graça pelo SUS – defenda o SUS, galerë! Então, fale com seu infectologista, vá ao postinho, converse com amiguës e pesquise sobre o tema. Qualquer coisa, DM no Instagram (@aldrincordeiro).

Study English and talk about HIV/AIDS

Sobre a temática viver com HIV/AIDS e aprender inglês falando sobre o assunto, deixo a dica de duas séries incríveis (que você já deve ter ouvido falar): Pose e It’s A Sin. Prepare a caixinha de lenços, ok?

Pose

Ballrooms dos anos 80 na cidade de Nova York. Strike a pose e conheça Blanca, Elektra e PrayTell, entre seus outros amigos da comunidade negra, gay e trans da Big Apple. Em suas três temporadas, o diretor Ryan Murphy conta a trajetória das personagens em meio ao surgimento da epidemia da AIDS. Assista à série com legendas em inglês para praticar, pois você não vai se arrepender. Assisa na Netflix e HBO Max.

It’s A Sin

Agora você vai treinar seu sotaque britânico com a história de um grupo de amigos ingleses vivendo em Londres no fim dos anos 80. Festas, namoros, trabalhos, faculdade, etc, tudo normal na vida até o surgimento da AIDS. Nem vou falar muito, porque nos oito episódios da única temporada você vai cagar no maiô. Assista na HBO Max.

O bom de assistir tudo isso é ver como temos a sorte de ter o tratamento adequado contra o HIV/AIDS hoje e não esquecer a história de luta para simplesmente viver. Infelizmente, muitos não estão aqui para contar o que passaram, por isso a data de 1º de dezembro se faz tão importante. Viva a vida!

That’s all!

SERVIÇO – Centro de Orientação e Aconselhamento (COA)

Onde: R. DO ROSÁRIO, 144 – 6º andar

Atendimento: das 7h45min às 17h.

Por Aldrin Cordeiro
01/12/2021 18h06

Artigos Relacionados

Ajude a Ceia de Natal LGBTQIA+ de Curitiba

Jornais de língua inglesa falam sobre a morte de Marília Mendonça