
As portas estão abertas para receber Marisa Monte, que retorna aos palcos curitibanos para duas apresentações, sexta (9) e sábado (10), no Teatro Positivo. A cantora conversou com exclusividade com o Curitiba Cult para falar sobre a nova turnê, e ainda comentar sobre a carreira e refletir sobre música. A cada comentário, a cantora parece exalar poesia, mesmo com as mais simples perguntas e questionamentos. Não é à toa que encanta a todos por onde passa.
“Uma mistura de alívio e saudades” – assim Marisa define a volta às apresentações depois do longo hiato sem shows devido à pandemia. “Tem sido emocionante encontrar com tantos amigos, fãs e com o público para celebrar a vida através da música”, reflete a cantora, que diz estar ansiosa para voltar a cantar em Curitiba, lugar onde é sempre “recebida com muito calor”.
Marisa já contabiliza 37 anos de carreira, desde quando começou a fazer as primeiras apresentações. Sempre conseguiu atingir os mais diversos públicos, desde os jovens até adultos, com muita diversidade entre quem a acompanha. Sobre isso, a cantora diz que provavelmente trata-se de um reflexo das suas referências musicais e escolhas de repertório. “Gosto de todos os estilos de música e dos grandes mestres de todos os tempos. Mantenho também o contato com a produção contemporânea, preservando e renovando minhas parcerias ao longo dos anos com artistas de todas as gerações”, explica Marisa, que ainda completa: “Música para mim não tem idade”.
O mais recente trabalho, “Portas”, foi o primeiro álbum solo depois de dez anos, além de ser o nono de sua carreira. Foi gravado durante a pandemia, e lançado em 1.º de julho de 2021. O nome é significativo. “Gravamos durante a pandemia, o momento de isolamento onde tudo que nós queríamos eram saídas, portas”, explica ela sobre o trabalho. “Eu quis criar universo lúdico, passagens para o imaginário, um suporte poético para os momentos difíceis que estávamos passando, que pudesse apontar para uma existência com mais suportável”, completa. Ela ainda valoriza sempre o empoderamento feminino. “Escolhi para o projeto gráfico um artista mulher, a pintora Marcela Cantuária, que tem um trabalho feminino, vibrante, colorido, onírico e potente”, finaliza.
Não só agora, neste momento inédito em que todos passaram pelas mais diversas adversidades, Marisa sempre foi uma artista que trouxe conforto aos fãs por meio de suas letras. É fácil encontrar pessoas que se apoiam em seus versos, até por meio de tatuagens. “Faça sua dor dançar” é um exemplo, trecho da música “O Que Você Quer Saber de Verdade”, de 2011. “A música é uma forma de dar suporte ao insuportável, ajuda a gente a viver, se conhecer e entender melhor nossos processos sentimentais”, explica ela sobre isso. “A música é pura onda, frequência sonora que vai muito além da minha presença física ocupando espaços físicos e emocionais na vida das pessoas de uma forma constante e profunda. Agradeço sempre por poder me conectar ao mundo e a outras almas através da arte e a possibilidade de me relacionar com as pessoas através do campo do imaginário”, diz a cantora.
Para os shows em Curitiba, a cantora promete músicas de todas as fases da carreira, desde antigas do primeiro álbum até as mais recentes. Ela ainda exalta a banda que a acompanha, formada por Dadi (baixo, teclado e guitarra), Davi Moraes (guitarras), Pupillo (bateria), Pretinho da Serrinha (percussão, cavaquinho e voz), Chico Brown (teclado, guitarra, baixo e voz), Antonio Neves (trombone, adaptações e arranjos de metais), Eduardo Santanna (trompete e flugelhorn) e Lessa (flauta e sax).
Para ouvir e se emocionar!
Quando: 09 e 10 de setembro de 2022 (sexta-feira e sábado)
Local: Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300)
Horários: abertura da casa às 20h e show às 21h
Ingressos: variam de R$ 290,00 (meia-entrada) a R$ 880,00 (inteira), de acordo com setor e modalidade escolhidos – Padrinhos do CC têm 50% de desconto!
Vendas: Disk Ingressos

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.