“A música é uma forma de dar suporte ao insuportável”, diz Marisa Monte em entrevista exclusiva

foto: Leo Aversa

As portas estão abertas para receber Marisa Monte, que retorna aos palcos curitibanos para duas apresentações, sexta (9) e sábado (10), no Teatro Positivo. A cantora conversou com exclusividade com o Curitiba Cult para falar sobre a nova turnê, e ainda comentar sobre a carreira e refletir sobre música. A cada comentário, a cantora parece exalar poesia, mesmo com as mais simples perguntas e questionamentos. Não é à toa que encanta a todos por onde passa.

Uma mistura de alívio e saudades” – assim Marisa define a volta às apresentações depois do longo hiato sem shows devido à pandemia. “Tem sido emocionante encontrar com tantos amigos, fãs e com o público para celebrar a vida através da música”, reflete a cantora, que diz estar ansiosa para voltar a cantar em Curitiba, lugar onde é sempre “recebida com muito calor”.

Marisa já contabiliza 37 anos de carreira, desde quando começou a fazer as primeiras apresentações. Sempre conseguiu atingir os mais diversos públicos, desde os jovens até adultos, com muita diversidade entre quem a acompanha. Sobre isso, a cantora diz que provavelmente trata-se de um reflexo das suas referências musicais e escolhas de repertório. “Gosto de todos os estilos de música e dos grandes mestres de todos os tempos. Mantenho também o contato com a produção contemporânea, preservando e renovando minhas parcerias ao longo dos anos com artistas de todas as gerações”, explica Marisa, que ainda completa: “Música para mim não tem idade”.

O mais recente trabalho, “Portas”, foi o primeiro álbum solo depois de dez anos, além de ser o nono de sua carreira. Foi gravado durante a pandemia, e lançado em 1.º de julho de 2021. O nome é significativo. “Gravamos durante a pandemia, o momento de isolamento onde tudo que nós queríamos eram saídas, portas”, explica ela sobre o trabalho. “Eu quis criar universo lúdico, passagens para o imaginário, um suporte poético para os momentos difíceis que estávamos passando, que pudesse apontar para uma existência com mais suportável”, completa. Ela ainda valoriza sempre o empoderamento feminino. “Escolhi para o projeto gráfico um artista mulher, a pintora Marcela Cantuária, que tem um trabalho feminino, vibrante, colorido, onírico e potente”, finaliza.

Não só agora, neste momento inédito em que todos passaram pelas mais diversas adversidades, Marisa sempre foi uma artista que trouxe conforto aos fãs por meio de suas letras. É fácil encontrar pessoas que se apoiam em seus versos, até por meio de tatuagens. “Faça sua dor dançar” é um exemplo, trecho da música “O Que Você Quer Saber de Verdade”, de 2011. “A música é uma forma de dar suporte ao insuportável, ajuda a gente a viver, se conhecer e entender melhor nossos processos sentimentais”, explica ela sobre isso. “A música é pura onda, frequência sonora que vai muito além da minha presença física ocupando espaços físicos e emocionais na vida das pessoas de uma forma constante e profunda. Agradeço sempre por poder me conectar ao mundo e a outras almas através da arte e a possibilidade de me relacionar com as pessoas através do campo do imaginário”, diz a cantora.

Para os shows em Curitiba, a cantora promete músicas de todas as fases da carreira, desde antigas do primeiro álbum até as mais recentes. Ela ainda exalta a banda que a acompanha, formada por Dadi (baixo, teclado e guitarra), Davi Moraes (guitarras), Pupillo (bateria), Pretinho da Serrinha (percussão, cavaquinho e voz), Chico Brown (teclado, guitarra, baixo e voz), Antonio Neves (trombone, adaptações e arranjos de metais), Eduardo Santanna (trompete e flugelhorn) e Lessa (flauta e sax).

Para ouvir e se emocionar!

SERVIÇO – MARISA MONTE EM CURITIBA

Quando: 09 e 10 de setembro de 2022 (sexta-feira e sábado) 

Local: Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300) 

Horários: abertura da casa às 20h e show às 21h

Ingressosvariam de R$ 290,00 (meia-entrada) a R$ 880,00 (inteira), de acordo com setor e modalidade escolhidos – Padrinhos do CC têm 50% de desconto!

Vendas: Disk Ingressos

Por Angela Antunes
09/09/2022 13h30

Artigos Relacionados

De Wanessa a Agnes Nunes, parcerias embalam ‘Nós, Voz, Eles 2’, novo projeto de Sandy

Imagine Dragons inspiram com sonoridade épica e letras motivadoras