
Dia cinzento, dia frio. Dia turbulento com protestos pelo país, discussões políticas polêmicas e uma inquietude no ar. Ainda assim, certas ocasiões conseguem manter a leveza de espírito difícil de se ver, e um show com a Banda Mais Bonita da Cidade cria esse tipo de sensação única de se estar com amigos, não assistindo a uma apresentação de um grupo que já conta com 7 anos de carreira, dois álbuns, alguns EPs e, agora um DVD, tema da apresentação de lançamento que ocorreu no Teatro Paiol em Curitiba (14).
Entrevistamos Uyara Torrente, vocalista da banda, e contamos pra vocês nesta matéria exclusiva todo o papo e como foi a primeira apresentação das duas marcadas para a noite. Confira logo abaixo!

Uyara Torrente, vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade | Foto: Hana Lidia/Curitiba Cult
No meio da correria entre passagem de som e pré-apresentação, tanto Uyara quanto a equipe nos recebeu muito simpáticos. Em clima de bate-papo, ela nos contou sobre a relação com o público, sobre a atual situação do grupo e falou um pouco sobre como foi a apresentação no festival Psicodália.
Curitiba Cult: O financiamento do DVD foi feito com financiamento coletivo, e a Banda já tem em seu histórico, desde o princípio, um relacionamento de proximidade com o público. Alguns exemplos são os shows intimistas e a disponibilização gratuita de álbuns e músicas em várias plataformas. Essa proximidade foi pensada desde o começo da carreira ou se tratou de um desenvolvimento natural?
Uyara Torrente: Nós nunca planejamos coisas, pois elas simplesmente foram acontecendo a partir do vídeo de Oração, mas a banda sempre teve essa intenção de comunhão, da gente com o público, da gente com outros artistas.
Acho que a relação com os fãs foi mais por uma coisa na qual a gente acredita muito: desmistificar o artista como deus, como ídolo. É legal que as pessoas admiram nosso trabalho, e é mais legal que elas tenham consciência de gostam do nosso trabalho. Então, quando você desmistifica essa relação de musa, de diva, é muito mais legal, mais horizontal – claro, com os limites de privacidade, afinal, não se trata de uma pessoa que você conheça realmente.

“Acho que a relação com os fãs foi mais por uma coisa na qual a gente acredita muito: desmistificar o artista como deus, como ídolo.” Uyara Torrente, vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade | Foto: Hana Lidia/Curitiba Cult
CC: Recentemente, o grupo se apresentou no festival Psicodália, que contou com cerca de seis mil pessoas. Como foi a preparação para se apresentar neste formato de evento?
Uyara: Pensamos com muito carinho no show do Psicodália porque já havíamos ido a edições anteriores e sabíamos que as pessoas sempre estão muito sensíveis pela experiência. Tocar lá foi realmente especial para a gente. Esses festivais também representam essa ideia de desmistificação, pois o público fica muito próximo. É desmistificar e rasgar o coração mesmo, pois é muito menos tenso que em outras ocasiões.
CC: Trata-se de uma euforia tranquila, se é que existe esse tipo de sentimento conflitante?
Uyara: É uma euforia boa, não aquela que dá medo. Claro, sinto medo até hoje antes de qualquer apresentação, mas é um medo diferente.

“O apoio dos colaboradores foi vital para a concretização de tudo.” | Foto: Hana Lidia/Curitiba Cult
CC: O que o lançamento do DVD representa para a carreira da banda?
Uyara: É muito louco (risos). A gente gravou esse DVD de uma maneira independente, como tudo o que a gente faz, e foi um aprendizado muito grande porque não tínhamos dinheiro para contratar produtores. Corremos atrás, aprendemos a fazer. Às vezes deixávamos de lado a parte artística para cuidar dos aspectos técnicos de algo do tipo. Aprendemos na marra para tornar esse projeto real. O apoio dos colaboradores foi vital para a concretização de tudo.
Uma construção centenária, o Teatro Paiol acomoda pouco mais de duzentas pessoas em uma estrutura com traços arquitetônicos romanos circular e um palco próximo ao público. O clima misterioso do local colaborou para um show que foi mais uma reunião intimista.

Foto: Hana Lidia/Curitiba Cult
Trazendo convidados ao palco, a banda foi desenvolvendo a apresentação com um conforto que se refletia nas expressões do público, aparentemente encantado com a performance. Em Solitária, o poema, que não é mais declamado ao vivo, foi interpretado por uma menina da plateia, que arrancou aplausos inclusive da banda.
As luzes criavam um espetáculo à parte, ilustrando com cores o palco cercado por um ambiente rústico. Ao final da Canção pra não voltar, um silêncio arrebatador tomou conta da casa até que o último ruído fosse ouvido. ‘É como se nem estivessem respirando’, foi comentado. Isso para a casa explodir em aplausos logo depois em uma apresentação que manteve seu aspecto confortante e que se mantém coesa com o trabalho apresentado até então.

Foto: Hana Lidia/Curitiba Cult
Uma das características mais marcantes do local escolhido é a acústica privilegiada, e talvez isso ressalte, inclusive o silêncio, que se apresenta nos momentos certos em todas as apresentações da Banda Mais Bonita da Cidade. Ali foi mais que isso. O silêncio, foi, também, música. Um feito e tanto!

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.