As braçadas de crawl mergulhavam alternadamente as mãos na piscina respingando água e energia, fazendo o coração acelerar e o sangue circular tão vivo que parecia dar para sentir de imediato o pulmão ficando limpinho, as coxas definindo e a saúde exalando no suor diluído na água. Nada parecido com as outras noites de quinta-feira, do já tradicional dogão com cervejinha.
É que lá no prédio, toda quinta tem cachorro-quente daqueles bem caseiros por míseros dez pilas. Então não foi nem por apego a rotinas que a tradição se instalou em nossa casa. Mas quando se tem, a alguns andares pra baixo, um dogão delícia por dez contos, do jeito que estão os preços das coisas, não tinha como nossas noites de quinta não se transformarem em noites de comer cachorro-quente.
Pelas coincidências adoráveis da vida, o cachorro-quente é vendido no bar bem ao lado da piscina, e quinta de noite também era o único horário disponível para a tal natação – uma das promessas de novo ano que ainda está sendo cumprida. Nem a tortura da tentação de ficar cara a cara com a gula foi capaz de desmotivar a mudança de rotina. Num rompimento súbito de tradições, iniciado nesta quinta, o relaxamento noturno do corpo agora viria de outro jeito.
Os vidros suados que cercavam a piscina coberta terminavam exatamente no balcão do barzinho, que além de cachorro quente, vende também cerveja – mas essa hiperinflacionada. Foi surpresa não ver exatamente ninguém sentado em uma das três mesinhas em frente ao bar, e ver aquela piscina com todas as raias ocupadas – não de gente boiando, mergulhando e tirando uma pira, mas de pessoas efetivamente nadando, treinando, ou algo que o valha.
Ainda nos primeiros minutos, dentro daquela estufa eu já suava com o bafo da umidade e me perguntava se iria aguentar até o final da aula. Os estalos dos chinelos ecoando no chão molhado não eram música. Depois de acho que duas piscinadas nadando – eu não estava prestando tanta atenção assim a ponto de contar – olho para piscina, e ela cansada, sorri. Enquanto ela toma um belo gole d’água da garrafinha que estava apoiada na borda, eu dou mais uma bicada na cerveja. Ouço meu nome e vejo um aceno em minha direção, meu cachorro-quente ficou pronto, e eu não sou de romper com boas tradições.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.