O Talk show é um gênero televisivo que teve origem nos Estados Unidos, onde sempre fez enorme sucesso. Em sua versão mais clássica, um apresentador traz um convidado que irá responder questões sobre os mais variados temas de frente para uma plateia.

O primeiro dos apresentadores de programas desse tipo foi Joe Franklin, que teve uma das carreiras mais longas da tv, ficando no ar entre 1962 e 1993. Mas talvez o mais conhecido seja David Letterman, que acabou influenciando toda uma geração através de seu “Late Show with David Letterman”.

No Brasil, nomes como Jô Soares (que tinha como marca sua irreverência) e Marília Gabriela (sempre enfática e indo direto ao ponto) conquistaram o público e também serviram de base para os novos apresentadores, que acabaram incorporando suas principais características ao gênero.

Atualmente existe uma variedade de programas que atinge vários públicos e que merecem ser vistos. Por isso trouxemos uma lista com algumas das melhores opções:

Conversa com Bial

Pedro Bial. Imagem: Reprodução

Pedro Bial é um jornalista e apresentador com décadas de experiência. Ele já esteve à frente de atrações como Fantástico e Big Brother Brasil, e desde 2017 se dedica ao “Conversa com Bial”. Seu programa veio justamente para cobrir a lacuna deixada pelo Programa do Jô.

Trazendo sua experiência para o programa, Bial sempre procura debater temas atuais e trazer convidados com relevância para o cenário. Recentemente, por exemplo, ele conversou com um morador de rua sobre suas dificuldades. Em sua bancada já passaram Rita Lee, José Mujica, Gilberto Gil, Drauzio Varella, Rodrigo Santoro, Caco Barcellos e outros.

Conversa com Bial é exibido na Rede Globo. Todos os episódios são disponibilizados no Globoplay.

Espelho

Lázaro Ramos. Imagem: Reprodução

O ator Lázaro Ramos, conhecido por sua carreira cinematográfica e televisiva, também está à frente de “Espelho” desde 2005. O programa que já tem 14 temporadas e Lázaro já entrevistou convidados como Luedji Luna, Baco Exu do Blues, Karol Conká, Sheron Menezes, Juliana Alves, Egbomi Cici e a Monja Coen, entre outros.

Buscando engrandecer a luta pela igualdade, seu programa prima por assuntos e já tratou de temas como racismo, Dia da consciência negra, liberdade, educação, arte, lugar de fala e cinema negro. No talk show, Lázaro também faz indicação de livros lançados recentemente.

Espelho é exibido pelo Canal Brasil. Alguns episódios são disponibilizados no youtube oficial e no Globoplay.

Lady Night

Tata Werneck. Imagem: Reprodução

Tatá Werneck é muito conhecida por sua hilaridade e espontaneidade. Não é à toa que ela conquistou em sua carreira vários papéis em filmes, novelas, sitcoms e até propagandas (ela é a principal garota propaganda da EF English Live, marca pioneira no ensino de inglês).

A apresentadora empresta todo seu carisma e experiência na comédia para tornar seu talk show um dos principais no ar. Em seu sofá “desconfortável” já passaram figuras como Bruna Marquezine (sua primeira convidada), Rafinha Bastos, Tiago Iorc, Neymar, Glória Maria, Ingrid Guimarães, Claudia Raia, Fátima Bernardes. Mas talvez um dos melhores tenha sido aquele em que ela conseguiu dar um selinho no ator Selton Mello.

Lady Night é exibido no Canal Multishow e Rede Globo.

Greg News

Gregório Duvivier. Imagem: Reprodução

Também indo por uma pegada mais humorística, Gregório Duvivier (Porta dos Fundos) traz um programa bastante peculiar: tendo como principal influência o “Last week tonight with John Oliver”, “Greg Show” surge no formato de jornalismo com pitadas de sarcasmo e bom humor.

Mas, mesmo que a comédia esteja presente, o talk show liderado por Gregório não deixa de tratar sobre assuntos relevantes e atuais como Povos indígenas, Microempresários, Ciência e tecnologia no Brasil, Desmatamento da Floresta Amazônica, Planos de Saúde, Telefone Celular e mais recentemente assuntos relacionados à saúde.

Greg News é exibido no HBO Brasil e tem alguns episódios disponibilizados no youtube.

Que História é Essa, Porchat?

Fábio Porchat. Imagem: Reprodução

A mais nova das atrações nesse estilo vem também através de outro integrante do Porta dos Fundos: Fábio Porchat. Seu programa estreou em 2019 e já está em sua segunda temporada. Em seu talk show, o apresentador tenta extrair o máximo de seus convidados, sempre abordando temas que fazem com que eles se posicionem e também contem suas experiências reais.

E através de suas lentes atentas já passaram nomes como Ney Latorraca, Chay Suede, Regina Casé, Casagrande, Tony Ramos, Angélica, Nany People e Marcos Caruso, que se encontram tendo como pano de fundo uma plateia atenta.

Que História é Essa, Porchat? está no ar no Canal GNT e seus episódios também podem ser acessados através da GloboPlay.

Não sabemos até quando o talk show ainda estará em alta. Mas acreditamos que seu livre formato e possibilidade de novas abordagens, deixará sempre uma brecha para a criação de novos programas que com certeza agradarão ao seu público.