No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, e a data é importante para discutir um tema que, infelizmente, ainda é realidade em nosso país: o racismo.
Por isso, o Curitiba Cult separou 5 filmes que trazem uma reflexão sobre o assunto. Mesmo que sejam norte-americanos, eles tratam de temas que também afetam o Brasil.
Confira:
Derek Vinyard, interpretado por Edward Norton, é líder de um grupo neonazista e mata um negro brutalmente. Após anos preso, ele muda sua mentalidade e tenta evitar que o irmão mais novo continue idolatrando o fascismo.
Adaptação de um romance com o mesmo nome, Histórias Cruzadas se passa na década de 1960 e mostra a escritora Skeeter, interpretada pela Emma Watson, que decide contar a história de negras que trabalham como domésticas. O filme rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer.
O longa de Steven Spielberg trata das condições precárias de vida dos negros que viviam nos Estados Unidos no início do século XX. O filme tem nomes de peso como Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey e Danny Glover.
A obra de Tarantino conta a história de Django, interpretado por Jamie Foxx, em uma jornada sangrenta durante a época em que havia escravidão nos EUA. Assim como em Bastardos Inglórios, o diretor recria a história de forma divertida, mostrando a vingança do povo oprimido.
O drama mostra um acidente que em Los Angeles que afeta um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.