No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, e a data é importante para discutir um tema que, infelizmente, ainda é realidade em nosso país: o racismo.

Por isso, o Curitiba Cult separou 5 filmes que trazem uma reflexão sobre o assunto. Mesmo que sejam norte-americanos, eles tratam de temas que também afetam o Brasil.

Confira:

A Outra História Americana

large-american-history-x-blu-ray6

Derek Vinyard, interpretado por Edward Norton, é líder de um grupo neonazista e mata um negro brutalmente. Após anos preso, ele muda sua mentalidade e tenta evitar que o irmão mais novo continue idolatrando o fascismo.

Histórias Cruzadas

The Help film

Adaptação de um romance com o mesmo nome, Histórias Cruzadas se passa na década de 1960 e mostra a escritora Skeeter, interpretada pela Emma Watson, que decide contar a história de negras que trabalham como domésticas. O filme rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer.

A Cor Púrpura

tumblr_lsbntiQ2aO1qhjap3o1_5001

O longa de Steven Spielberg trata das condições precárias de vida dos negros que viviam nos Estados Unidos no início do século XX. O filme tem nomes de peso como Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey e Danny Glover.

Django Livre

django-unchained-still-action-shot-1

A obra de Tarantino conta a história de Django, interpretado por Jamie Foxx, em uma jornada sangrenta durante a época em que havia escravidão nos EUA. Assim como em Bastardos Inglórios, o diretor recria a história de forma divertida, mostrando a vingança do povo oprimido.

Crash – No Limite

christine

O drama mostra um acidente que em Los Angeles que afeta um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.