Que Curitiba é cheia de museus isso todo mundo já sabe, né? Mas apesar dos grandes nomes desse lugares dentro da capital paranaense, muitos curitibanos não sabem sobre alguns “desconhecidos” e que tem pouca visitação. Foi pensando nisso que o Curitiba Cult reuniu em uma lista cinco museus espalhados pela cidade, para você conhecer e fugir dos clichês!

Todos trazem grandes histórias, cultura e envolvem grandes mistérios da colonização de povos atuais a até mesmo antigos. Então escolha um e partiu museu!

Museu de História Natural

O Museu de História Natural é perfeito para os apaixonados em natureza e animais! Tem áreas de exposições onde os visitantes podem conferir e conhecer os ecossistemas, vendo então os animais pertencentes a aquele tipo de local. Uma das principais atrações é um esqueleto de um filhote de orca marinho. O local conta ainda com uma grande reserva de mata nativa, onde os interessados podem andar por meio das árvores e ver várias espécies de plantas.

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Endereço: Rua Benedito Conceição nº 407 – Capão da Imbuia

Visitas: De terça a sexta: das 9h às 17h; Domingos: das 9h às 17h

Museu da Vida

Localizado no bairro Mercês, o Museu da Vida traz a história da Pastoral da Criança e de sua fundadora: Zilda Arns. O museu oferece ao público os mais variados tipos de exposições, estando preparado então para receber desde crianças a idosos. Elementos interativos, espaços com muita história e cultura e até mesmo uma pequena trilha na mata, estão presentes no museu.

Endereço: Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês

Visitas: Segunda à sexta: das 8h as 18h; Sábados e domingos: das 10h as 19h

Museu da Gravura

O espaço guarda criações de artistas internacionalmente reconhecidos no âmbito da arte das gravuras. Oferece ao público anda conhecidos sobre esse tipo de arte e realiza também eventos e oficinas para o público em geral. O Museu da Gravura possui espaços interativos, onde o público aprende e compartilha do conhecimentos das artes dos mestres que estão pendurados em suas paredes.

Fotografias realizadas para o projeto www.museubr.org, com patrocínio da Petrobras

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão – Centro

Visitas: Terça a sexta-feira: das 9h às 12h e 13h às 18h; Sábado e domingo: das 12h às 18h;

Museu do IML – Instituto Médico Legal

Se você é desses que tem um fascínio pela morte ou é fã de séries como Grey”s Anatomy, você vai adorar conhecer este museu! O museu do IML – Instituto Médico Legal, traz uma grande exposição e acervo de fotos de crânios, fetos, corpos mumificados, entre outros, explicando para os interessados algumas curiosidades sobre a anatomia do corpo humano. As visitas são guiadas por alguém da área, que explicará sobre os corpos expositores que ali estão.

Foto: Átila Alberti / Tribuna do PR

Endereço: Rua Paulo Turkiewicz, 150 – Tarumã

Visitas: É necessário fazer agendamento prévio com um guia pelo telefone (41) 3361-7200

Museu de Arte Indígena

Trazendo a história de povos indígenas, é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros. Sendo assim, o espaço oferece ao público então espaços onde os visitantes aprendem um pouco mais sobre a importância doesses povos para o país. A entrada no museu é paga, sendo R$ 24 o valor da inteira e R$ 12 a meia-entrada.

Foto: Reprodução Gazeta do Povo

Endereço: Av. Água Verde, 1413 – Água Verde

Visitas: Segunda à Sexta: das 10h às 17h30; Sábado: das 10h às 17h;