Você sabia que hoje, 07 de abril, é comemorado o Dia do Jornalista? Essa profissão que é tão importante nos dias atuais ganhou um dia para ser lembrada. Pensando em uma forma de homenagear o dia de hoje, o Curitiba Cult decidiu fazer uma lista de cinco filmes que trazem a temática do jornalismo e assim o público pode conhecer um pouco melhor como é essa profissão.

Assistir os filmes da lista, faz com que você entenda algumas complicações que os jornalistas passam no dia-a-dia e merecem ser conhecidas. Confira os títulos!

Spotlight: Segredos Revelados

Esse é um dos principais títulos que trazem a temática do jornalismo! Baseado em uma história real, a filme traz um grupo de jornalistas em Boston que reúnem milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. A produção traz temas importantes para serem discutidos e merecem a atenção!

Choque e Pavor – A Verdade Importa

Essa é outra produção baseada em uma história real! Aqui, a trama mostra um time de jornalistas que fazem a cobertura do plano de invasão ao Iraque realizado em 2003. Sob a liderança do então presidente dos Estados Unidos, George Bush, a missão tinha como objetivo desarmar o Iraque de todo arsenal que os americanos e aliados considerassem uma ameaça para a paz global. Vale a pena assistir!

As Aventuras De Agamenon, O Repórter

Se você está atrás de algo para assistir e ainda assim dar boas risadas, essa é a melhor opção! A produção brasileira, traz Hubert/Marcelo Adnet como Agamenon Mendes Pedreira, um jornalista que fez de tudo para se tornar conhecido mundialmente e famoso. E quando eu digo tudo, realmente a tudo. Confira o trailer!

The Post: A Guerra Secreta

The Post: A Guerra Secreta é um dos filmes que mais conseguem abranger a temática jornalística! A história se passa em 1971, onde os editores Katharine Graham e Ben Bradlee do Washington Post arriscam suas carreiras e liberdade para expor segredos governamentais que abrangem três décadas e quatro presidentes dos Estados Unidos. É um filme que mostra e traz muitas decisões sobre o mundo dos jornais!

Frist/Nixon

Para quem gosta de política, essa é uma boa opção! A produção traz Richard Nixon (interpretado por Frank Langella) que permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista para o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Porém o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites. Confira!