Em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, comemorado nesta sexta-feira (19), o Curitiba Cult traz uma lista de filmes nacionais que merecem ser vistos. Alguns deles garanto que vocês já viram, mas não custa nada rever e apoiar as produções.
Os longas variam entre os gêneros de drama, comédia, ação e clássicos. Alguns deles já foram até comentados em outras listas do CC aqui no site. Escolha um, estoure a pipoca e bom filme.
Para começar esta lista, nada melhor que um filme que além de homenagear o cinema brasileiro, homenageia também o mês do orgulho LGBTQI+. A trama traz a história de Leonardo (interpretado por Ghilherme Lobo), um adolescente cego que busca independência no meio de sua mãe super protetora. Tudo muda quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade e muda algumas percepções dele. Uma história linda com uma ótima produção brasileira.
Independente se você já assistiu ou não, o clássico da sessão da tarde precisava estar nesta lista. A trama traz a história de Lisbela (Débora Falabella) que se apaixona por Leléu (Selton Mello), mesmo estando noiva. No meio desta nova paizão, Leléu tem que lidar com um matador que está atrás dele por ter se envolvido com sua esposa. Essa paixão gira muito caos e boas risadas no calor do nordeste.
O filme de comédia que conquista todos traz a história de Dona Hermínia, interpretada por Paulo Gustavo. Sendo uma mulher de meia idade, divorciada de seu marido e que vive em função de seus filhos Marcelina e Juliano (Mariana Xavier e Rodrigo Pandolfo). A vida de Hermínia muda quando ela descobre que seus filhos estão pensando em deixar sua casa e ela se sente perdida e sozinha. No meio desta história tem de tudo, lágrimas, palavrões e risadas. A história já tem três longas sendo o “Minha Mãe é uma Peça 3” o maior e filme de maior bilheteria da história do cinema nacional.
A história gira em torno da pernambucana Val (Regina Casé) que se mudou para São Paulo e começa a trabalhar como empregada doméstica para poder dar melhores condições a sua filha. Tudo muda quando a filha vai ao encontro de sua mãe e seus chefes recebem a menina. A história traz lições de morais importantes para todos. Uma ótima dica.
Um dos clássicos nacionais! A trama acompanha a vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano. Baseada em fatos reais, o longa acompanha o início da carreira musical da dupla, tudo que passaram para chegar onde chegaram, a relação dos artistas com seu pai e também a morte de um dos irmãos. Se você gosta de filmes que te arranquem lágrimas, esta é uma opção.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?