11 de agosto: relembre novelas estudantis que marcaram época na tv

Foto: Reprodução

Você sabe o que se comemora no dia 11 de agosto? Coincidentemente, na mesma data, celebra-se o dia dos estudantes e da televisão brasileira. Dos estudantes, essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, ou seja, em 1827, quando o imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil.

Em relação ao dia nacional da televisão, a data foi escolhida como uma referência à Santa Clara, conhecida como padroeira da telinha. A relação entre a data e a canonização católica acontece após Papa Pio XII decidir homenagear Santa Clara de Assis relacionando a memória do dia de sua morte com a popularização da televisão. Segundo a tradição católica, Santa Clara, certa vez, impossibilitada de assistir à missa matinal do dia de Natal, ficou em seu quarto, em São Damião, meditando. Milagrosamente, conta-se que Santa Clara conseguiu ouvir e “assistir”, isto é, visualizar de uma forma fisicamente inexplicável, tudo o que se passava na referida missa. Diferente, não é mesmo?

De todo modo, apesar de serem duas comemorações diferentes, com certeza você já assistiu alguma novela ambientada no meio escolar. Pensando nisso, o Curitiba Cult separou uma lista com clássicos para você maratonar neste dia.

REBELDE

Se você foi uma criança ou um adolescente nos anos 2000, você com certeza já cantou “y soy rebelde”, não é mesmo? Apesar de ser uma novela com várias versões, a do México foi uma das que mais repercutiram. Na trama, todos os adolescentes mais ricos do México estudam na Elite Way School, que também aceita bolsistas. Em meio aos conflitos de classes, seis personagens de mundos distintos aprendem juntos sobre a vida, o amor e a música. Porém, a pergunta que fica é: será que eles vão aprender a lidar com os conflitos da vida adolescente e das relações em casa?

CARROSSEL

Se você não sofreu com Cirilo e sua paixonite por Maria Joaquina, você não sabe o que está perdendo. Ambientada em uma escola primária, a telenovela infantil Carrossel, baseada na telenovela mexicana “Carrussel”, foi produzida pelo SBT e escrita por Íris Abravanel. A história gira em torno de Helena, uma jovem professora linda e meiga que leciona ao terceiro ano da Escola Mundial. Para ela, o ensino caminha lado a lado com o amor. É moderna e ligada nas novas tendências da educação. Helena se torna um referencial para seus alunos. É com ela que eles contam em todas as circunstâncias que enfrentam, sejam elas felizes ou tristes. Todos queriam uma Helena para chamar de sua.

MALHAÇÃO

Sendo um clássico da tv brasileira, Malhação é uma série de televisão adolescente produzida entre 24 de abril de 1995 a 3 de abril de 2020. Ao todo, são 27 temporadas e 6.203 episódios. A faixa continuou ainda com reprises de temporadas anteriores até 28 de janeiro de 2022. Criada por Andréa Maltarolli e Emanuel Jacobina, o estilo da obra foi baseado nas soap opera americanas – formato similar às telenovelas, porém com temporadas que se estendem por anos e com elenco se renovando.

CORAÇÃO DE ESTUDANTE

No ar entre 25 de fevereiro e 27 de setembro de 2002, Coração de Estudante é uma telenovela brasileira transmitida no horário das 18h. Escrita por Emanuel Jacobina, a trama passa ao redor de Nova Aliança, interior de Minas Gerais, onde se muda o professor de biologia Eduardo (Fábio Assunção) e seu filho Lipe (Pedro Malta), visando lecionar na Universidade Estadual de Nova Aliança e se aproximar de sua namorada, Amelinha (Adriana Esteves), a ardilosa filha do poderoso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). No entanto, o romance chega ao fim quando Edu se apaixona pela professora de direito Clara (Helena Ranaldi) e se une à ela na luta contra os desmandos do futuro sogro, que pretende construir uma hidroelétrica em uma área florestal preservada nos limites da universidade. Após armar diversas situações para tentar separar o casal, Amelinha engravida inesperadamente de Nélio (Vladimir Brichta) – o atrapalhado peão de sua fazenda que é apaixonado por ela – e mente que o filho é de Edu. O relacionamento fica mais estremecido quando chega à cidade o novo promotor público Pedro (Bruno Garcia), que se apaixona por Clara e vive uma cômica relação de amor e ódio pelo temperamento forte de ambos.

Por Carol Maltaca
11/08/2022 18h30

Artigos Relacionados

4 lugares em Curitiba que lembram o amor de vó

4 bares para aproveitar o calor em Curitiba