Curitiba é palco de muitas bandas de qualidade e com diversos estilos musicais. Reggae, folk, rock, música alternativa e psicodélica, entre outros. Há bandas curitibanas para todos os gostos. Por esse motivo, nós selecionamos 10 delas para você conhecer ou até mesmo relembrar e curtir um bom som.
Quando a música “Oração” (com participação do cantor Leo Fressato) foi publicada no YouTube em 2011, ela virou um grande hit na internet. O vídeo, que tem mais de 14 milhões de views hoje, possibilitou uma maior visibilidade para outras bandas curitibanas. Portando, nada mais apropriado do que começar a nossa lista com A Banda Mais Bonita da Cidade. A banda de MPB e rock alternativo existe desde 2009, mas só depois do sucesso de Oração começou a gravar o primeiro álbum (que leva o nome da banda) com a ajuda do crowfunding. O segundo álbum (O Mais Feliz da Vida), além de ser mais conceitual, marca a estreia da vocalista Uyara Torrente como compositora. O primeiro show d’A Banda Mais Bonita da Cidade em 2015 já tem data marcada em Curitiba. Clique aqui para mais informações.
Já imaginou que interessante seria misturar indie, funk, folk e outros estilos? Afinal, para que se contentar com um único gênero musical se você pode ter vários em uma música só? Se você gosta de uma boa mistura, a Banda Gentileza pode te agradar. A banda surgiu em 2005 e o primeiro álbum da banda foi lançado em 2009. De acordo com o site da banda, o segundo álbum ainda está em pré-produção.
Criada em 2004, a banda (que antes se chamava Sabonetes) tinha como principal característica o rock urgente. Em 2013, ano de lançamento do segundo álbum, muita coisa havia mudado. A música era diferente, pois buscava melodias inusitadas e tinha outro conceito. Dessa forma, os integrantes da banda decidiram que a mudança deveria ser completa e mudaram o nome da banda para Esperanza. Toda mudança é um risco. Porém, no caso da banda Esperanza, valeu a pena.
Naked Girls and Aeroplanes é um projeto formado por três artistas: Artur Roman, Wonder Betim (ambos da banda Esperanza) e Rodrigo Lemos (A Banda Mais Bonita da Cidade, Lemoskine). A banda lançou um EP em 2012, que tem um estilo indie folk.
Outra banda para quem gosta de músicas que misturam gêneros musicais. Trombone de Frutas consegue juntar bossa nova, rock clássico e um rap improvisado em uma música. Tudo isso com maestria e uma sonoridade muito rica. O primeiro álbum da banda se chama “Chanti, Charango?” e foi lançado em 2014. Confira a primeira faixa do álbum:
É impossível ouvir alguma música da Confraria da Costa e não imaginar uma banda de piratas em alto mar. Isso mesmo, Confraria da Costa é uma banda de rock pirata! Apesar de não ser um gênero muito popular, vale a pena conferir as canções divertidas e inusitadas. A banda lançou seu primeiro álbum autointitulado em 2010. Já o segundo, Canções de Asassinato, é de 2013. Aproveitem, marujos!
O nome da banda pode se apresentar de várias formas por aí: Simonami; Sí, mon ami ou {Sí}monami. Mas isso não importa muito. O que você realmente precisa saber sobre essa banda é que a música é bela, suave e agradável. Algumas músicas abordam assuntos triviais e outras são mais complexas, mas a banda toca todas sempre com a mesma delicadeza. O álbum “Então Morramos” foi lançado em 2013.
ruído/mm (ruído por milímetro) é uma banda de rock instrumental com um som quase indescritível. É a pura criatividade que permite criar algo novo para atingir o ouvinte e pegá-lo de surpresa. A banda já tem 4 discos lançados: Série Cinza (2004), A Praia (2008), Introdução à Cortina do Sótão (2011) e Rasura (2014).
“Leash” é aquela cordinha que prende o surfista a sua prancha. Portanto, um nome muito apropriado para uma banda de surf rock. A Banda Leash foi criada em 2011, mas a maioria dos integrantes já tocava junto em outra banda (a extinta Manawaii) desde 2005. A Banda Leash tem dois discos lançados até agora: Leash (2013) e Sementes de Chuva (2014).
A banda de rock psicodélico Marrakesh surgiu em 2014 e, apesar de ser a mais nova da lista, tem um grande potencial. No canal do You Tube da banda já foram publicados três vídeos de apresentações ao vivo das músicas Constance, Endless Colours e Don’t Expect Too Much, Just Lay Down And Smile (Cry).
Foto: Breno Galtier Photography
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.