“Sempre no corre antes dos 16” é uma das rimas homófonas de “CumbiaRap”, novo clipe do rapper Zéviagem MC. De fato, Zé sempre esteve na correria com sua música. Este é o sétimo clipe de sua carreira que acompanha ainda, três EPs e dois discos. Embora a música “CumbiaRap” tenha sido gravada para o primeiro disco do MC, o RAP entrou na vida de Zéviagem aos 16 anos, quando ainda ouvia as tracks no walkman. Mas, foi apenas a partir de 2008 que o MC deu início as suas gravações.

Oito anos depois, no final de 2015, Zéviagem divulga o clipe de “CumbiaRap”, publicado no canal do rapper no youtube. “Demorei sete anos pra conseguir isso. Nem imaginava”, conta o rapper. Gravado nas ruas de Assunción, no Paraguay, Zéviagem além de romper com o padrão mainstream em relação à temporalidade de sua obra, fez de “CumbiaRap” o vídeo mais ousado de sua carreira, e, consequentemente, o que teve a maior demanda de produção.

Com elenco e equipe quase totalmente paraguaia, o videoclipe tem a própria cidade como pano de fundo, e o roteiro foi concebido pela Miami, com produção de Zéviagem e Carlos “El chino” Arias, àmanager do MC. O excesso e abuso das informações nas redes sociais e a incitação a violência ao tratar da exploração sexual, “CumbiaRap” ousa através de sua linguagem e proposta. E ainda propõe o âmago do RAP, gerar o intercâmbio cultural a partir da palavra cantada e afirmar o próprio movimento do hip-hop ao romper as fronteiras culturais.

O RAP atualmente produzido em Curitiba tem tido destaque em todo mundo. Não é de hoje que a proposta consegue a faceta de integrar a partir das batidas diversos gêneros musicais. Zéviagem traz o “Guarani Rap Samba”, nome do seu recente disco. Com referências percussivas, e sem olvidar de suas raízes, “Passa a Jóia (B.I.R.I.C.O.T.I.C.O)”, clipe que antecede “CumbiaRap” foi lançado no mesmo ano.

Das referências do samba que se entrelaçam aos beats, “Guarani Rap Samba” reflete o amadurecimento artístico do MC que sempre se reinventa, assim como a própria essência musical do RAP. Confira a entrevista exclusiva que o Curitiba Cult fez com o MC.

Curitiba Cult: Como foi a sua experiência no Paraguai? Como surgiu o convite até se estruturar o clipe CumbiaRap?

Zéviagem: O Chino, meu manager no Paraguay, fez a ponte. A gente gravou CumbiaRap pro primeiro CD. Dois anos depois eu ia ficar uns dias em Assunción e Marcel me convidou pra fazer o álbum. Em três dias escrevi e gravei tudo. E o Clipe foi criado através de conversas com João Solda. Por alguns anos resolvemos fazer em Assunción. O Chino conseguiu ótimas locações e a atmosfera do Cumbia combinava com a cidade. Cassino. balada, armas, filme de ação e suspense. Demorei sete anos pra conseguir isso, nem imaginava.

Com referências de samba de gafieira, maracatu e a sua essência principal que é o RAP, como surgiu a letra da música B.I.R.I.C.O.T.I.C.O (Passa as Jóia)?

A musica B.I.R.I.C.O.T.I.C.O é uma homenagem ao cidadão mais desfavorecido da sociedade, como a letra diz “que acaba o dinheiro e a mulher manda achar serviço”, ” meteu o loco loja de celular 3 mil reais…”até chegar num bar e mandar um”birico”: gíria usada pelos caras  mais velhos de bairro pra falar de cocaína. Tentei colocar nessa musica essa essência do bar, do samba, da “vida fácil”, porque pra mim suburbano é neto de dono de boteco, que foi boa parte da minha vivencia.

A música B.I.R.I.C.O.T.I.C.O (Passa as Jóia) é a primeira faixa de abertura do seu disco Guarani Rap Samba. Por que você a escolheu para ser o abre alas do disco?

Ela tem essa vibe alegre e pra frente, de positividade. Além da rima, eu também sou filho de Oxóssi ,então gosto muito do instrumental, que tem uma levada terreiro em algumas partes.

Quais foram os locais de locação do clipe?

Maior parte em Floripa. No morro da praia mole, no Morro da mariquinha, e no centro, num samba de roda que rola todo domingo, bem no estilo “a ocasião faz o ladrão”, a gente do nada encontrou a roda procurando lugar pra almoçar. Ah, e alguns trechos foram gravados em Palhoça.

Siga Zé Viagem no facebook e instagram

You have Successfully Subscribed!