YOUNITE promete energia, ritmos latinos e conexão com o público em show em Curitiba

Younite em Curitiba. Foto: divulgação/Brand New Music.
Foto: divulgação/Brand New Music

Do k-pop ao funk, do coreano ao português: o grupo YOUNITE chega a Curitiba para um encontro de culturas, sonoridades e muita energia que promete ser imperdível aos fãs do gênero. Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça, 12 de agosto, o grupo apresentou um pouco do que podemos esperar da K-Turnê 2025, organizada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), que leva o grupo a sete cidades brasileiras, entre elas Curitiba (19 de agosto), ao lado de São Paulo (16 e 17), Piracicaba (21), Rio de Janeiro (24), Belo Horizonte (26), Goiânia (28) e Brasília (30 e 31).

O grupo, formado em em abril de 2022 e composto por oito integrantes – Sion, Hyungseok, Kyungmun, Woono, Steve, Dey e Eunho – não esconde a ansiedade pelas apresentações em terras brasileiras pela primeira vez. “As fãs são bem calorosas, a energia bem grande, então é algo que a gente realmente está esperando e ansiando bastante”, disse Eunho. A proximidade com o Brasil vem em boa hora – eles acabaram de lançar “BOMBA”, um single que mistura funk, salsa e jazz com trechos em português.

A combinação, aparentemente inusitada, tem sido frequente em músicas de k-pop – e também ganhou vida no remix de outra música do grupo, “Poco Loco (Baile Funk Remix)”. “A gente tentou pegar referências latinas para agradar ao público latino e brasileiro também. Mas mesmo a gente introduzindo esses gêneros e musicalidades, não retiramos a essência da música”, explica Hyungseok. Não à toa, quando questionados sobre o que conhecem de música brasileira, foram rápidos ao responder sobre a colaboração de Anitta com o grupo TOMORROW X TOGETHER – e já adiantaram sonhar também com uma colaboração com um artista do Brasil.

Os membros já arriscaram as primeiras palavras em português – “obrigada”, “tudo bom?” e “tchau tchau” – e prometeram se conectar como o público local ao visitar tantas cidades brasileiras, muitas que geralmente não fazem parte da rota tradicional de shows internacionais. “Acredito que é uma oportunidade pra gente estar mostrando não só o k-pop, a cultura coreana, mas o próprio YOUNITE”, diz Kyungmun. O intercâmbio de culturas, inclusive, é um dos principais pontos da turnê, e os membros estão ansiosos para viver a experiência completa. “Por sermos um grupo que gosta bastante de comer, uma coisa que a gente quer realmente experimentar é o churrasco brasileiro”, contou Dey.

Para se aproximar dos fãs, músicas intensas e muita dança. “Eu acredito que a dança seria o que mais combina com o público brasileiro. Com as nossas danças e performances energéticas e calorosas, talvez o público possa se divertir e possa curtir com a gente também”, conclui Hyungseok.

O show de Curitiba acontece no dia 19 de agosto, às 20 horas, no Teatro Positivo. Além de “BOMBA”, o setlist traz músicas animadas para cantar e dançar junto. “Na nossa set list preparamos várias músicas bem energéticas, bem animadas, então são músicas que gostaríamos que todo mundo pudesse aproveitar junto”, reforçou Eunho. Quem vai acompanhar de perto?

Por Angela Antunes
13/08/2025 15h38

Artigos Relacionados

Espetáculo inspirado em grupo fictício de Daisy Jones & The Six chega a Curitiba

Um mês para o show do Green Day em Curitiba: relembre a passagem da banda pela cidade em 2017