A 23ª edição da Parada da Diversidade de Curitiba acontece nesse domingo (25 de agosto) com o tema “Curitiba em Verde, Amarelo e Todas as Cores: Seu voto, nossa voz!”. A edição traz cultura e discussão social enquanto caminha pela Avenida Cândido de Abreu, a partir das 12h. A organização convida os participantes a resgatarem as cores da bandeira nacional, para celebrar a cidadania.
A concentração ao meio-dia acontece na Praça 29 de Dezembro (Praça da Mulher Nua) no Centro Cívico, próximo ao Shopping Mueller. A saída do trio, prevista para 14h30, segue pela Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete. Apresentações de DJs, cantores e cantoras, drag queens e grupos de dança animam o evento.
A Parada da Diversidade de Curitiba é organizada desde 2005 pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) com o apoio de outras organizações. O movimento busca trazer consciência sobre a importância da luta por direitos da população LGBTQIA+.
Com 2024 sendo ano de eleições municipais, o tema reflete a necessidade de pensar sobre o voto consciente. A presença política de pessoas da comunidade tem crescido ao longo dos anos, e também o apoio de pessoas fora da comunidade que entendem a relevância de trazer cidadania plena. A temática “Curitiba em Verde, Amarelo e Todas as Cores: Seu voto, nossa voz!” foi escolhida para refletir a relevância do assunto.
A Parada acontece ainda durante agosto, considerado mês da visibilidade lésbica – no dia 19, é celebrado o Orgulho Lésbico. Assim, o evento reforça a importância de buscar igualdade de gênero, inclusão e respeito.
Quando: 25 de agosto de 2025 (domingo)
Horário: concentração ao meio-dia; término previsto às 19h
Onde: concentração na Praça 29 de Dezembro (Praça da Mulher Nua), percurso pela Av. Cândido de Abreu
Quanto: gratuito.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.