A ansiedade antes do primeiro dia de aula, as novas amizades, as lições de casa, o primeiro beijo, a preparação para o vestibular… Durante a infância e a adolescência boa parte de nossas experiências acontece dentro dos muros da escola. Não é a toa que o espaço é um cenário inspirador para filme. Por isso, o Curitiba Cult separou 14 dicas de filmes que mostram muito bem como é essa fase da vida.

filmes-de-escola

Grease

O clássico musical conta a história do casal Sandy e Danny, que se apaixonam durante o verão e se encontram novamente na escola, quando ela se matricula na mesma escola que ele. O filme retrata a juventude de 70, a separação em “panelinhas” e o primeiro amor. Vale a pena prestar atenção no figurino e nas músicas que até hoje embalam karaokês.

Clube Dos Cinco

O filme é outra pérola da Sessão da Tarde que mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por conta de mau comportamento na escola, ficam detidos no sábado e são orientados para escreverem um texto sobre si mesmos. Escrito e dirigido por John Huges, o gênio por trás de Esqueceram de Mim e Curtindo a Vida Adoidado, o Clube Dos Cinco mostra as inseguranças dos adolescentes e a dificuldade de encontrarmos nossa identidade nessa época da vida.

A Nova Cinderela

A releitura do conto de fadas conta a história de Sam, uma orfã tímida e desengonçada que trabalha de garçonete na lanchonete de seu falecido pai, que agora é comandada pela sua madrasta. Pela internet ela conhece – e se apaixona – por um menino da mesma escola que ela. O único problema é que ele é o homem mais popular da escola e já tem uma namorada. A comédia romântica mostra muito bem a separação de “panelinhas” na escola e o bullying que alguns grupos sofrem.

LOL

O filme francês é sobre Lola, uma menina de 15 anos que mora com a mãe divorciada e que, quando volta das férias, descobre que foi traída pelo seu namorado. Sem ter com quem desabafar, ela acaba se aproximando de Maël, um amigo que parece ser o único que a entende. Os dramas entre a família e os amigos são muito bem mostrados no longa, que foi inspiração para uma refilmagem americana estrelando a Miley Cyrus.

A Mentira

Olive é uma adolescente invisível para seus colegas de classe, exceto para sua melhor amiga, que a convida para passar um final de semana acampando. Sem vontade de ir, Olive mente que estará ocupada porque tem um encontro e, após a viagem, mantém a mentira dizendo que perdeu a virgindade. A fofoca é ouvida pela religiosa do colégio, que espalha a notícia e deixa Olive famosa entre os alunos. O filme é inspirado nas comédias de John Huge e é impossível assistir sem ficar com a música Pocketful of Sunshine na cabeça.

Detention

O filme é uma mistura de comédia, terror e muitas referências da cultura pop. Estrelado por Josh Hutcherson, Detention é sobre estudantes do último ano do colegial que estão tentando sobreviver a um assassino inspirado em um clássico dos filmes de terror. É indicado para quem gosta de boas trilhas sonoras e de humor trash.

Nunca Fui Beijada

Drew Barrymore interpreta uma redatora que sonha em se tornar repórter e, para isso, infiltra-se como aluna de sua própria escola de segundo grau para descobrir alguma grande história sobre a vida dos adolescentes. A experiência faz com que ela reviva a própria adolescência e viva o seu primeiro amor. É outro clássico dos anos 1990 que passa todo ano na Sessão da Tarde.

Meninas Malvadas

Tina Fey é a mente brilhante por trás de uma das comédias de ensino médio mais divertidas nos últimos tempos. Cady, interpretada por Lindsay Lohan, morava na África com os pais e foi educada em casa durante a vida toda, mas volta para os Estados Unidos para cursar o ensino médio. Totalmente alheia às panelinhas e ao bullying, ela tem que se adaptar às regras sociais do colégio. O filme é cheio de bordões que são utilizados até hoje, 10 anos após o lançamento do longa.

As Melhores Coisas do Mundo

O único filme brasileiro da lista é inspirado na coleção de livros Mano, escritos por Gilberto Dimenstein e Heloísa Prieto, e conta os altos e baixos da adolescência de Mano, um menino de classe média que mora em São Paulo. Temas pesados como a relação entre professores e alunos e o suicídio na adolescência são abordados no filme.

As Vantagens de Ser Invisível

Também inspirado em um livro, As Vantagens de Ser Invisível mostra a história de Charlie, um adolescente sem amigos que precisa se enturmar na escola nova. Praticamente a escola inteira ignora a existência dele, até que Patrick e Sam passam a andar com Charlie. Além da trilha sonora impecável, o filme tem bons atores e soube captar bem o espírito do livro, que aborda a solidão durante a adolescência e os traumas de infância de Charlie.

Carrie, a Estranha

O clássico de terror inspirado na obra de Stephen King é sobre a adolescente Carrie, que sofre bullying diariamente das meninas do seu colégio e é oprimida pela mãe, uma religiosa fanática. Aos poucos, ela percebe que possui poderes que se manifestam como uma forma de autodefesa quando ela é atacada pelos seus colegas de classe. O filme da década de 1970 já teve duas releituras, sendo que a última é estrelada pela atriz Chloë Grace Moretz.

10 Coisas Que eu Odeio em Você

A comédia romântica é sobre as irmãs Bianca e Katharina. Enquanto a primeira está louca para namorar, a outra é uma menina com poucos amigos que não tem a menor paciência para relacionamentos. O problema é que o pai só deixará Bianca namorar se a irmã mais velha começar a namorar antes. Para resolver a questão, Cameron, apaixonado por Bianca, resolve contratar um dos caras mais estranhos do colégio para seduzir a futura cunhada. Não deixe de prestar atenção das referências de Katharina, uma das feministas mais legais do cinema.

Curtindo a Vida Adoidado

Outro clássico da Sessão da Tarde e obra prima de John Huges, o filme se passa no dia em que Ferris Bueller simula estar doente para poder faltar aula e aproveitar o dia com a namorada e o melhor amigo. Curtindo a Vida Adoidado se tornou símbolo de uma geração e continua sendo atual para os adolescentes de hoje.

Superbad

A comédia é sobre os amigos inseparáveis Evan e Seth, que estão terminando o colegial e vão para faculdades diferentes. Antes do ano terminar, eles estão dispostos a se arriscar para conseguir comprar bebida para uma festa. O filme é indicado para quem gosta de humor nonsense.

Conhece algum filme que se passa no colégio e ficou de fora da lista? Conta para gente nos comentários!