A ansiedade antes do primeiro dia de aula, as novas amizades, as lições de casa, o primeiro beijo, a preparação para o vestibular… Durante a infância e a adolescência boa parte de nossas experiências acontece dentro dos muros da escola. Não é a toa que o espaço é um cenário inspirador para filme. Por isso, o Curitiba Cult separou 14 dicas de filmes que mostram muito bem como é essa fase da vida.
O clássico musical conta a história do casal Sandy e Danny, que se apaixonam durante o verão e se encontram novamente na escola, quando ela se matricula na mesma escola que ele. O filme retrata a juventude de 70, a separação em “panelinhas” e o primeiro amor. Vale a pena prestar atenção no figurino e nas músicas que até hoje embalam karaokês.
O filme é outra pérola da Sessão da Tarde que mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por conta de mau comportamento na escola, ficam detidos no sábado e são orientados para escreverem um texto sobre si mesmos. Escrito e dirigido por John Huges, o gênio por trás de Esqueceram de Mim e Curtindo a Vida Adoidado, o Clube Dos Cinco mostra as inseguranças dos adolescentes e a dificuldade de encontrarmos nossa identidade nessa época da vida.
A releitura do conto de fadas conta a história de Sam, uma orfã tímida e desengonçada que trabalha de garçonete na lanchonete de seu falecido pai, que agora é comandada pela sua madrasta. Pela internet ela conhece – e se apaixona – por um menino da mesma escola que ela. O único problema é que ele é o homem mais popular da escola e já tem uma namorada. A comédia romântica mostra muito bem a separação de “panelinhas” na escola e o bullying que alguns grupos sofrem.
O filme francês é sobre Lola, uma menina de 15 anos que mora com a mãe divorciada e que, quando volta das férias, descobre que foi traída pelo seu namorado. Sem ter com quem desabafar, ela acaba se aproximando de Maël, um amigo que parece ser o único que a entende. Os dramas entre a família e os amigos são muito bem mostrados no longa, que foi inspiração para uma refilmagem americana estrelando a Miley Cyrus.
Olive é uma adolescente invisível para seus colegas de classe, exceto para sua melhor amiga, que a convida para passar um final de semana acampando. Sem vontade de ir, Olive mente que estará ocupada porque tem um encontro e, após a viagem, mantém a mentira dizendo que perdeu a virgindade. A fofoca é ouvida pela religiosa do colégio, que espalha a notícia e deixa Olive famosa entre os alunos. O filme é inspirado nas comédias de John Huge e é impossível assistir sem ficar com a música Pocketful of Sunshine na cabeça.
O filme é uma mistura de comédia, terror e muitas referências da cultura pop. Estrelado por Josh Hutcherson, Detention é sobre estudantes do último ano do colegial que estão tentando sobreviver a um assassino inspirado em um clássico dos filmes de terror. É indicado para quem gosta de boas trilhas sonoras e de humor trash.
Drew Barrymore interpreta uma redatora que sonha em se tornar repórter e, para isso, infiltra-se como aluna de sua própria escola de segundo grau para descobrir alguma grande história sobre a vida dos adolescentes. A experiência faz com que ela reviva a própria adolescência e viva o seu primeiro amor. É outro clássico dos anos 1990 que passa todo ano na Sessão da Tarde.
Tina Fey é a mente brilhante por trás de uma das comédias de ensino médio mais divertidas nos últimos tempos. Cady, interpretada por Lindsay Lohan, morava na África com os pais e foi educada em casa durante a vida toda, mas volta para os Estados Unidos para cursar o ensino médio. Totalmente alheia às panelinhas e ao bullying, ela tem que se adaptar às regras sociais do colégio. O filme é cheio de bordões que são utilizados até hoje, 10 anos após o lançamento do longa.
O único filme brasileiro da lista é inspirado na coleção de livros Mano, escritos por Gilberto Dimenstein e Heloísa Prieto, e conta os altos e baixos da adolescência de Mano, um menino de classe média que mora em São Paulo. Temas pesados como a relação entre professores e alunos e o suicídio na adolescência são abordados no filme.
Também inspirado em um livro, As Vantagens de Ser Invisível mostra a história de Charlie, um adolescente sem amigos que precisa se enturmar na escola nova. Praticamente a escola inteira ignora a existência dele, até que Patrick e Sam passam a andar com Charlie. Além da trilha sonora impecável, o filme tem bons atores e soube captar bem o espírito do livro, que aborda a solidão durante a adolescência e os traumas de infância de Charlie.
O clássico de terror inspirado na obra de Stephen King é sobre a adolescente Carrie, que sofre bullying diariamente das meninas do seu colégio e é oprimida pela mãe, uma religiosa fanática. Aos poucos, ela percebe que possui poderes que se manifestam como uma forma de autodefesa quando ela é atacada pelos seus colegas de classe. O filme da década de 1970 já teve duas releituras, sendo que a última é estrelada pela atriz Chloë Grace Moretz.
A comédia romântica é sobre as irmãs Bianca e Katharina. Enquanto a primeira está louca para namorar, a outra é uma menina com poucos amigos que não tem a menor paciência para relacionamentos. O problema é que o pai só deixará Bianca namorar se a irmã mais velha começar a namorar antes. Para resolver a questão, Cameron, apaixonado por Bianca, resolve contratar um dos caras mais estranhos do colégio para seduzir a futura cunhada. Não deixe de prestar atenção das referências de Katharina, uma das feministas mais legais do cinema.
Outro clássico da Sessão da Tarde e obra prima de John Huges, o filme se passa no dia em que Ferris Bueller simula estar doente para poder faltar aula e aproveitar o dia com a namorada e o melhor amigo. Curtindo a Vida Adoidado se tornou símbolo de uma geração e continua sendo atual para os adolescentes de hoje.
A comédia é sobre os amigos inseparáveis Evan e Seth, que estão terminando o colegial e vão para faculdades diferentes. Antes do ano terminar, eles estão dispostos a se arriscar para conseguir comprar bebida para uma festa. O filme é indicado para quem gosta de humor nonsense.
Conhece algum filme que se passa no colégio e ficou de fora da lista? Conta para gente nos comentários!
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.