A ansiedade antes do primeiro dia de aula, as novas amizades, as lições de casa, o primeiro beijo, a preparação para o vestibular… Durante a infância e a adolescência boa parte de nossas experiências acontece dentro dos muros da escola. Não é a toa que o espaço é um cenário inspirador para filme. Por isso, o Curitiba Cult separou 14 dicas de filmes que mostram muito bem como é essa fase da vida.
O clássico musical conta a história do casal Sandy e Danny, que se apaixonam durante o verão e se encontram novamente na escola, quando ela se matricula na mesma escola que ele. O filme retrata a juventude de 70, a separação em “panelinhas” e o primeiro amor. Vale a pena prestar atenção no figurino e nas músicas que até hoje embalam karaokês.
O filme é outra pérola da Sessão da Tarde que mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por conta de mau comportamento na escola, ficam detidos no sábado e são orientados para escreverem um texto sobre si mesmos. Escrito e dirigido por John Huges, o gênio por trás de Esqueceram de Mim e Curtindo a Vida Adoidado, o Clube Dos Cinco mostra as inseguranças dos adolescentes e a dificuldade de encontrarmos nossa identidade nessa época da vida.
A releitura do conto de fadas conta a história de Sam, uma orfã tímida e desengonçada que trabalha de garçonete na lanchonete de seu falecido pai, que agora é comandada pela sua madrasta. Pela internet ela conhece – e se apaixona – por um menino da mesma escola que ela. O único problema é que ele é o homem mais popular da escola e já tem uma namorada. A comédia romântica mostra muito bem a separação de “panelinhas” na escola e o bullying que alguns grupos sofrem.
O filme francês é sobre Lola, uma menina de 15 anos que mora com a mãe divorciada e que, quando volta das férias, descobre que foi traída pelo seu namorado. Sem ter com quem desabafar, ela acaba se aproximando de Maël, um amigo que parece ser o único que a entende. Os dramas entre a família e os amigos são muito bem mostrados no longa, que foi inspiração para uma refilmagem americana estrelando a Miley Cyrus.
Olive é uma adolescente invisível para seus colegas de classe, exceto para sua melhor amiga, que a convida para passar um final de semana acampando. Sem vontade de ir, Olive mente que estará ocupada porque tem um encontro e, após a viagem, mantém a mentira dizendo que perdeu a virgindade. A fofoca é ouvida pela religiosa do colégio, que espalha a notícia e deixa Olive famosa entre os alunos. O filme é inspirado nas comédias de John Huge e é impossível assistir sem ficar com a música Pocketful of Sunshine na cabeça.
O filme é uma mistura de comédia, terror e muitas referências da cultura pop. Estrelado por Josh Hutcherson, Detention é sobre estudantes do último ano do colegial que estão tentando sobreviver a um assassino inspirado em um clássico dos filmes de terror. É indicado para quem gosta de boas trilhas sonoras e de humor trash.
Drew Barrymore interpreta uma redatora que sonha em se tornar repórter e, para isso, infiltra-se como aluna de sua própria escola de segundo grau para descobrir alguma grande história sobre a vida dos adolescentes. A experiência faz com que ela reviva a própria adolescência e viva o seu primeiro amor. É outro clássico dos anos 1990 que passa todo ano na Sessão da Tarde.
Tina Fey é a mente brilhante por trás de uma das comédias de ensino médio mais divertidas nos últimos tempos. Cady, interpretada por Lindsay Lohan, morava na África com os pais e foi educada em casa durante a vida toda, mas volta para os Estados Unidos para cursar o ensino médio. Totalmente alheia às panelinhas e ao bullying, ela tem que se adaptar às regras sociais do colégio. O filme é cheio de bordões que são utilizados até hoje, 10 anos após o lançamento do longa.
O único filme brasileiro da lista é inspirado na coleção de livros Mano, escritos por Gilberto Dimenstein e Heloísa Prieto, e conta os altos e baixos da adolescência de Mano, um menino de classe média que mora em São Paulo. Temas pesados como a relação entre professores e alunos e o suicídio na adolescência são abordados no filme.
Também inspirado em um livro, As Vantagens de Ser Invisível mostra a história de Charlie, um adolescente sem amigos que precisa se enturmar na escola nova. Praticamente a escola inteira ignora a existência dele, até que Patrick e Sam passam a andar com Charlie. Além da trilha sonora impecável, o filme tem bons atores e soube captar bem o espírito do livro, que aborda a solidão durante a adolescência e os traumas de infância de Charlie.
O clássico de terror inspirado na obra de Stephen King é sobre a adolescente Carrie, que sofre bullying diariamente das meninas do seu colégio e é oprimida pela mãe, uma religiosa fanática. Aos poucos, ela percebe que possui poderes que se manifestam como uma forma de autodefesa quando ela é atacada pelos seus colegas de classe. O filme da década de 1970 já teve duas releituras, sendo que a última é estrelada pela atriz Chloë Grace Moretz.
A comédia romântica é sobre as irmãs Bianca e Katharina. Enquanto a primeira está louca para namorar, a outra é uma menina com poucos amigos que não tem a menor paciência para relacionamentos. O problema é que o pai só deixará Bianca namorar se a irmã mais velha começar a namorar antes. Para resolver a questão, Cameron, apaixonado por Bianca, resolve contratar um dos caras mais estranhos do colégio para seduzir a futura cunhada. Não deixe de prestar atenção das referências de Katharina, uma das feministas mais legais do cinema.
Outro clássico da Sessão da Tarde e obra prima de John Huges, o filme se passa no dia em que Ferris Bueller simula estar doente para poder faltar aula e aproveitar o dia com a namorada e o melhor amigo. Curtindo a Vida Adoidado se tornou símbolo de uma geração e continua sendo atual para os adolescentes de hoje.
A comédia é sobre os amigos inseparáveis Evan e Seth, que estão terminando o colegial e vão para faculdades diferentes. Antes do ano terminar, eles estão dispostos a se arriscar para conseguir comprar bebida para uma festa. O filme é indicado para quem gosta de humor nonsense.
Conhece algum filme que se passa no colégio e ficou de fora da lista? Conta para gente nos comentários!
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro