Como é intitulado, uma rede de relacionamentos, o Facebook, quando surgiu em 2004, ninguém imaginava que se tornaria uma grande e uma das principais – se não a principal – máquinas comerciais do mundo.

Porém o Sr Mark Zuckerberg sempre foi esperto o suficiente para não facilitar este uso descarado da rede de forma comercial, e isso ficou ainda mais claro no último mês. O fundador do Facebook anunciou em uma nota que irá priorizar a comunicação entre amigos e que os posts de Páginas ficarão em segundo plano no Feed de Notícias.

O que muda, como mudou e como fazer

Atualmente, o Facebook usa e leva muito em consideração as interações em posts, como comentários e até mesmo conversas ocasionadas por marcações. Por isso, a partir de agora, aparecerá no Feed muito mais posts que “obriguem” a interação do que uma notícia. Por isso os posts do seu tio irão aparecer mais do que a sua Página predileta.

Páginas que publicam posts que as pessoas normalmente não reagem ou comentam podem ver os maiores declínios na distribuição. Páginas cujos posts promovem conversas entre amigos irão ver um efeito menor“, segundo nota divulgada pela Rede Social.

Caso você não queira perder os posts de notícias, vá até a página predileta e coloque a opção “Ver Primeiro no Feed“.  Agora se você trabalha com isso, é a hora de achar uma solução e instigar o seu público a assinar esta opção.

Vale lembrar que o Facebook é mais inteligente do que se imagina, e os posts que obriguem alguma reação ou “estratégias maliciosas para aumentar o engajamento” como eles mesmo chamam, também serão boicotados pelo Sr. Mark.

A vida profissional na internet, meus caros, está cada vez mais difícil.