Emoções mal resolvidas tendem a causar problemas para o corpo todo, pois quando acumuladas podem transformar-se em doenças psicossomáticas. A síndrome do pânico, ou transtorno de pânico, por exemplo, é um transtorno de ansiedade grave que desencadeia crises de medo.
Existe uma diferença entre crises de ansiedade e a síndrome do pânico. As primeiras acontecem com todas as pessoas e ocorrem por que sentimos medos e temos expectativas diante de várias situações. Já as pessoas que têm transtorno de ansiedade, ou síndrome do pânico, possuem uma ansiedade crônica, constante e, de vez em quando, ou com certa frequência, dependendo do caso, vivenciam crises agudas, repentinas, que acontecem independente do contexto em que a pessoa esteja ou também podem ser provocadas por algum fator desencadeante.
Todos nós sentimos medo e esse sentimento é importante para nos manter a salvo, o medo se inicia quando reconhecemos uma ameaça e se dissipa logo que nos sentimos seguros. A ansiedade, nada mais é do que a antecipação do perigo que pode nos ferir ou nos matar. É um sentimento natural que nos prepara para enfrentar uma situação desafiadora. Poucas coisas mudaram entre a forma que o nosso corpo funciona e o dos nossos ancestrais, eles estavam expostos a muitos riscos como plantas tóxicas, ataque de animais, conflitos entre as tribos, e precisavam sobreviver em um ambiente hostil, era preciso viver atento aos perigos.
Os riscos da vida moderna são outros, mas a ansiedade continua a existir para nos proteger do sofrimento como provas, encontros importantes, entrevistas, resultados de exames médicos. Nesses momentos, é normal sentir o coração acelerar, a transpiração aumentar, os pensamentos ficarem acelerados e focados em um único tema e tudo isso causa insônia. Quando o problema é resolvido todos os sintomas vão embora. A diferença entre uma pessoa normal e uma que apresenta um transtorno mental é de acordo com a duração, intensidade e frequência, dos sintomas, que são apresentados.
Os sintomas característicos são: falta de ar, tremores, sudorese, sensação de nó na garganta ou no peito, palpitação, tonturas, enjoos, formigamento ou dormência no corpo e vários outros sintomas, que levam a pessoa a pensar apenas na iminência de sua morte, as crises duram de 10 minutos à meia hora. Quem já apresentou esses sintomas mais de uma vez, provavelmente é portador desse transtorno mental e precisa conhecer o que desencadeia a crise, talvez seja um pensamento de medo, uma preocupação de que algo ruim poderá acontecer, ou algum motivo mais inconsciente. Nem todas as pessoas que são ansiosas vão desenvolver a síndrome do pânico, elas apenas têm uma predisposição.
A síndrome do pânico se caracteriza pela somatória de todos os sintomas das crises agudas de ansiedade, como se todos esses sintomas fossem amplificados e seguidos de uma sensação de grande sofrimento. Os portadores desse transtorno temem as crises, pois elas podem apresentar-se sem nenhum motivo e em qualquer lugar.
É importante lembrar que temos um corpo e uma mente que precisam viver em equilíbrio e a chave para esse equilíbrio é o autoconhecimento, devemos nos dedicar a descobrir como funciona nosso corpo e quando temos alguma doença, descobrir o motivo real de por que ele está tendo uma resposta diferente da qual deveria ter, que é a saúde.
Um grande problema é que muitas pessoas têm expectativas de soluções rápidas para tudo, desde uma simples tristeza até para quadros graves de transtornos mentais. É fundamental entender quais fatores levaram a tal problema. São questões multifatoriais somadas às questões ambientais e genéticas e que demoraram muito tempo para se manifestarem, gerando uma síndrome. Portanto, não é do dia para a noite que tudo se resolverá. Assim como a causa, o tratamento também deve ser multifatorial, demandando mudança no estilo de vida, com hábitos e alimentação saudáveis, terapia, meditação, exercícios físicos. É preciso um apoio psicoterapêutico, não só tratamentos medicamentosos, já que esses só devem ser usados em casos extremos, dependendo do nível em que está instalada a doença e se as diversas alternativas de tratamento não deram certo, pois é possível perceber uma melhora significativa em pacientes que optam pelo tratamento com técnicas terapêuticas alternativas, como a administração de florais, técnicas de relaxamento com meditação e respiração.
Exercite a sua mente todos os dias, positivando a sua fala e o seu pensamento. A cura da ansiedade está em como respiramos e a forma como pensamos. Ansiedade é medo do futuro, e medo é todo pensamento negativo que temos em relação ao futuro. Não é real. É uma fantasia de algo que pode ou não acontecer. Nossos pensamentos são capazes de nos fazer sentir prazer, dor, tristeza, medo, raiva, qualquer sentimento, é só uma simulação, então você escolhe o que quer sentir.
Questões como essas são importantes serem tratadas terapeuticamente por profissionais experientes para que possam proporcionar auxílio no processo de equilíbrio emocional e conduzir o tratamento de forma séria e respeitosa.
Quer falar comigo sobre esse assunto? Então clica AQUI
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.