Você sabia? Curiosidades que fazem o litoral do Paraná ser único

Antonina. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

Um dos menores litorais do Brasil abriga uma enorme importância nacional. Sim, a costa do Paraná tem uma relevância para o país em vários sentidos, do ecológico ao econômico. São vários detalhes que tornam o litoral do estado único em suas peculiaridades, e é possível conhecer as belezas e destaques paranaenses aproveitando a programação do Verão Maior Paraná, preparada pelo Governo do Estado. O Curitiba Cult lista aqui algumas curiosidades que tornam nosso litoral tão especial!

Baía de Paranaguá

Com cerca de 100 km de extensão, o litoral paranaense está entre os mais curtos do país. Por outro lado, abriga a terceira maior baía do Brasil: a Baía de Paranaguá. Baía é uma reentrância do mar em direção à terra, formando uma região mais calma, cercada por terra em três lados. Assim, se torna ideal para construção de portos. Isso ajudou muito no desenvolvimento dos Portos de Paranaguá e Antonina, o que alavancou a economia do estado. A região também abriga biomas da Mata Atlântica e tem manguezais, sendo espaço para diversas formas de vida. Até a UNESCO reconheceu a região como Patrimônio Mundial, uma vez que a baía faz parte da Reserva da Biosfera do Vale do Ribeira-Graciosa.

Serra do Mar

Outro grande destaque é o encontro do litoral com a Serra do Mar. É nesta formação que está a maior parte da Mata Atlântica, abrigando espécies de fauna e flora, algumas ameaçadas. Também é espaço de estudos geológicos, que ajudaram a entender a formação do território. Os sambaquis revelam a cultura dos primeiros habitantes humanos do Paraná. Culturas tradicionais como caiçaras e quilombolas também constroem a história local. Suas trilhas, cachoeiras e passeios atraem turistas e são um marco da paisagem paranaense.

História

Uma das cidades mais antigas do Paraná, Antonina é um prato cheio para quem gosta de história. A cidade tem indícios de ocupação desde o século XVII, na época do Ciclo do Ouro que chamou atenção dos portugueses. Mais tarde, o Ciclo da Erva-Mate manteve a importância econômica da cidade, movimentando o porto e a estação ferroviária. Assim, até hoje é possível ver casas e construções com mais de 100 anos! O Theatro Municipal é o mais antigo do estado, que também vale a pena ser conhecido.

Guaraqueçaba

Os fãs de ecoturismo precisam conhecer Guaraqueçaba. A cidade está em uma ampla área de Mata Atlântica com várias trilhas e cachoeiras. O Salto Morato, por exemplo, está entre os mais conhecidos. O Parque Nacional do Superagüi também se destaca, com praias desertas, mata fechada e ilhas – ideal para os mais aventureiros. A região abriga grandes mamíferos como anta e onça-pintada. A cultura local caiçara também guarda sua tradição, do fandango caiçara até a produção da cachaça de cataia, planta comum no local.

Verão Maior Paraná

A programação do Verão Maior Paraná 2026 é totalmente gratuita e promovida pelo Governo do Paraná. Centenas de atividades estão na programação, como shows internacionais, nacionais e de artistas do estado, atividades culturais e esportivas e ações educativas. Exposições, oficinas criativas, brincadeiras e ações lúdicas também movimentam o litoral. Confira a programação completa no site.

SERVIÇO – VERÃO MAIOR PARANÁ 2026

Quando: de 18 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026

Onde: litoral do Paraná

Quanto: programação inteiramente gratuita

Informações: no site oficial do evento.

Por Brunow Camman
28/01/2026 12h00

Artigos Relacionados

Bate-volta no litoral do Paraná: roteiros possíveis saindo de Curitiba

Vai assistir aos shows das Arenas Verão Maior Paraná? Confira mais atrações no litoral