As visitas guiadas ao Cemitério Municipal de Curitiba retomam a sua programação em 2018 a partir deste sábado (20/01). Para este encontro a temática será “Religiões e Religiosidade”.

A visita vai celebrar o dia da Religião, comemorado no 21 de janeiro, data em que também se celebra o dia de combate à intolerância religiosa no Brasil. O passeio vai abordar as diferentes visões que as religiões têm acerca da morte e de que forma essa percepção influencia nas práticas de sepultamento.

Com a mediação da pesquisadora Clarissa Grassi, e a partir da abordagem de aspectos religiosos, o visitante vai conhecer túmulos com diferentes formas de sepultamento e culto à memória dos mortos.

Será mostrado de que forma a religião influencia no sepultamento. Por exemplo, os alemães, assim como os judeus, têm uma arquitetura específica. Também é interessante observar a mensagem registrada num epitáfio de uma família espírita. Já os túmulos de protestantes não têm santos”, explica Clarissa Grassi.

Ainda serão mostradas as trajetórias de personalidades ligadas às religiões. “Como destaque, podemos citar o túmulo de Sebastião Paraná, Fundador da Federação Espírita do Paraná; de Mansur Guerios, que foi um dos fundadores da Congregação Mariana, bem como a lápide de Maria Bueno, também visitaremos um túmulo maçom”, afirma a pesquisadora.

Para 2018 serão realizadas as visitas nas modalidades padrão, noturna e temática, esta última vai abordar aspectos sobre empresários, mulheres pioneiras, arquitetura e geologia, negros e clubes operários, imigrantes. Uma das novidades deste ano será a temática sobre futebol.

Inscrições

Ainda há vagas disponíveis para quem quiser participar da visita guiada deste sábado. As inscrições são realizadas por e-mail. O interessado deve encaminhar nome completo e número de RG para: [email protected] A atividade é gratuita e o número de vagas é limitado.

História

O cemitério São Francisco de Paula é o primeiro da cidade e foi inaugurado em dezembro de 1854. Entre seus 51.414 metros quadrados repousam mais de 80 mil sepultados. Personalidades como Barão do Serro Azul, Maria Bueno, Helena Kolody, Emiliano Pernetta dividem espaço com políticos, empresários, artistas e anônimos entre construções que apresentam diferentes visões de morte.

Serviço – Visita Guiada ao Cemitério Municipal

Quando: 20 de janeiro de 2018 (sábado)

Onde: Cemitério Municipal São Francisco de Paula (Praça Padre João Sotto Maior, s/nº)

Horário: das 09h às 12h

Quanto: gratuito

Inscrições: Interessados devem enviar nome completo e número de RG para o e-mail [email protected]