O maior evento de sustentabilidade do Brasil confirma sua primeira edição em Curitiba. Entre os dias 14 e 17 de novembro, a Virada Sustentável traz para a capital paranaense uma intensa programação cultural e informativa. Serão diversas ações gratuitas que aliam arte e consciência ambiental.
A programação inclui shows, performances, intervenções visuais, contação de histórias, espetáculos de dança, teatro e circenses. Parte da agenda já está confirmada para acontecer no Museu Oscar Niemeyer. Outros endereços, como A Praça Nossa Senhora de Salete e o Tribunal de Justiça do Paraná, no Centro Cívico, complementam os espaços a serem ocupados.
As atividades aproveitam variadas linguagens artísticas para tratar de temas atuais ligados à sustentabilidade. Assuntos como mudanças climáticas, água, mobilidade urbana, consumo consciente, diversidade e florestas são apresentados em visões positivas e inspiradoras. A programação multicultural está dividida em três eixos principais: ação, cultura e conhecimento.
Antes da programação cultural, de 11 a 14 de novembro, a PUC-PR recebe o Fórum Virada Sustentável. Serão especialistas, representantes do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada discutindo os temas do evento em palestras, painéis e debates. O Fórum é aberto ao público interessado, necessitando inscrições prévias – a serem divulgadas no Instagram do evento.
A Virada Sustentável foi criada em 2011, em São Paulo. A união da arte com as atividades lúdicas destaca a sustentabilidade como um valor coletivo. “A Virada ocupa espaços públicos e de grande circulação para envolver a sociedade e aumentar o acesso à informação sobre sustentabilidade, diversidade e participação coletiva“, comenta André Palhano, cofundador do evento.
O evento já circulou por outras cidades brasileiras. Teve edições em Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM), chegando agora a Curitiba.
A Virada Sustentável em Curitiba é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da Volvo do Brasil.
Quando: de 14 a 17 de novembro de 2024 (quinta-feira a domingo)
Onde: diferentes espaços da cidade, passando por Museu Oscar Niemeyer, Praça Nossa Senhora de Salete e Tribunal de Justiça do Paraná
Quanto: programação gratuita
Informações e inscrições para o Fórum Vida Sustentável: no Instagram do evento.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.