O maior evento de sustentabilidade do país traz para Curitiba a cantora Mariana Aydar. A Virada Sustentável realiza sua primeira edição curitibana em novembro, com atividades gratuitas. O show ocorre no dia 16 de novembro, às 18h, com o sanfoneiro Mestrinho, no estacionamento do Tribunal de Contas do Paraná. A dupla, indicada ao Grammy Latino 2024, promete levar o público por uma viagem pela música brasileira com músicas autorais e clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, celebrando os ritmos nacionais e destacando o forró nordestino.
Entre os dias 11 e 17 de novembro, a Virada Sustentável invade Curitiba com mais de 100 atrações gratuitas em diversos locais da cidade. Tendo como pilar a cultura, ação e conhecimento, o evento propõe orientar a população, de maneira dinâmica, sobre a importância do desenvolvimento sustentável. Serão realizadas intervenções visuais, performances, apresentações circenses, peças teatrais, oficinas e palestras.
O local escolhido para a estreia do festival foi o Museu Oscar Niemeyer, um dos principais cartões-postais da cidade, com show da Bananeira Brass Band. O coletivo curitibano de sopros e percussão tem como objetivo difundir e valorizar a música instrumental. Durante o evento, o grupo estará acompanhado de Dharm Jhaz, Lele Farah e Princesas do Ritmo.
As apresentações artísticas têm início às 11h, durante todos os dias de evento. Entre os espaços ocupados pela Virada, estão a Praça Nossa Senhora da Salete, com performances, contação de história e peças teatrais; já o Tribunal de Justiça do Paraná receberá apresentações de dança. O Largo da Ordem também terá palcos destinados a atividades.
No dia 15 de novembro, a peça teatral “Bambere”, produzida pelo grupo curitibano Baquetá, mescla canções que passeiam por ritmos afro urbanos, como funk e rap, com diversas brincadeiras abordando diversidades culturais, sociais e ambientais do Brasil. Já no período da tarde, a partir das 14h30, o público poderá curtir a apresentação do Bloco Afro Pretinhosidade, criado na capital paranaense, em 2018, para celebrar a identidade negra.
No dia 16, a Virada Sustentável, unida à Nova Despensa, promove uma coleta de resíduos variados, das 09h às 19h. Aqueles que levarem seus resíduos para descarte na loja da Nova Despensa (Rua Vicente Machado, 957) ganham um sabão de coco da marca curitibana Onda Eco, enquanto durarem os estoques. Pela manhã, a partir das 10h, o evento promove um passeio ciclístico, com saída da Praça Nossa Senhora da Salete.
O dia 17 de novembro concentra as atividades no Museu Oscar Niemeyer, encerrando a passagem da Virada Sustentável pela capital paranaense. A manhã se inicia com uma prática de meditação guiada e às 12h, o Slam das Gurias traz uma performance de poesias com elementos da Poetry Slam e Poesia de Rua. Ao final da tarde, a partir das 19h, o evento será encerrado com a apresentação dos DJs Doce Veneno e Mitay.
A Virada Sustentável foi criada em 2011, em São Paulo. A união da arte com as atividades lúdicas destaca a sustentabilidade como um valor coletivo. “A Virada ocupa espaços públicos e de grande circulação para envolver a sociedade e aumentar o acesso à informação sobre sustentabilidade, diversidade e participação coletiva”, comenta André Palhano, cofundador do evento.
O evento já circulou por outras cidades brasileiras. Teve edições em Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM), chegando agora a Curitiba. A Virada Sustentável em Curitiba é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da Volvo do Brasil.
Quando: de 14 a 17 de novembro de 2024 (quinta-feira a domingo)
Onde: diferentes espaços da cidade, passando por Museu Oscar Niemeyer, Praça Nossa Senhora de Salete e Tribunal de Justiça do Paraná
Quanto: programação gratuita
Informações e inscrições para o Fórum Vida Sustentável: no Instagram do evento.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
No documentário Frevo Michiles é apresentado a história de um dos maiores compositores vivo de frevo no país. Durante sua trajetória, Jota Michiles transformou o marcante ritmo pernambucano e eternizou o seu legado nas marchinhas carnavalescas. Sua visão de mundo poética e carnavalesca é o mote do documentário, esmiuçando sua originalidade e amor pela música. Com participação de artistas como Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues é possível mergulhar no mundo criativo do compositor e reviver a alegria que ele trouxe para a alma do carnaval nacional.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em As Cores e Amores de Lore, uma série de encontros do cineasta Jorge Bodanzky e a pintora alemã Eleonore Koch resulta numa investigação da trajetória artística de uma das artistas mais influentes da arte contemporânea brasileira. Conhecida como Lore, a pintora nasceu em 1926 na Alemanha e é a única discípula de Volpi, com quem teve uma relação criativa por muitos anos. Bodanzky faz um resgate do legado da pintora em seus últimos anos de vida e revela as complexidades por trás de sua veia artística e emoções. O filme acompanha a intimidade das longas conversas e dos depoimentos emocionantes dos dois artistas e traz um rico material de acervo comentado pela própria Eleonore. Em suas falas, a pintora discorre sobre seu processo artístico e sua vida íntima, assim como temas como sexualidade, feminismo e amadurecimento.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Aos Pedaços, Eurico Cruz (Emílio de Melo) mantém um relacionamento secreto com duas mulheres chamadas Ana. Ele vive entre duas casas idênticas: uma no deserto, outra à beira-mar. Cada uma habitada por uma das esposas: Ana e Anna. Certo dia, ele recebe a visita de Eleno e um bilhete anônimo assinado apenas por “A”, anunciando sua morte. A partir daí, sua vida se torna uma grande espiral de paranoia, desconfiado de seus dois amores e do resto das pessoas ao seu redor. Quem realmente o ameaça? Os espaços, os personagens, as suspeitas e as paixões se embaralham nesse quebra-cabeça que, cada vez mais, confunde realidade e obsessão.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Em Bridget Jones: Louca pelo Garoto acompanhamos a vida de mãe solteira e viúva de Bridget (Renée Zellweger) depois que seu marido Mark (Colin Firth) faleceu. Quatro anos se passaram e Bridget passa os dias cuidando de seus dois filhos Billy, de 9 anos, e Mabel, de 4 anos. Vivendo nesse limbo entre o luto e a vontade de seguir em frente, Bridget pensa em voltar a namorar, encorajada por seus amigos fiéis, sua ginecologista Dra. Rawlings (Emma Thompson) e até mesmo seu antigo amor, e agora amigo, Daniel Cleaver (Hugh Grant). De volta na pista, Bridget entra nos aplicativos de namoro e precisa conciliar seu trabalho, vida amorosa e obrigações domésticas e maternas, enquanto também enfrenta a legião de mães perfeitas da escola, lida com a saudade que Billy sente do pai e vive situações constrangedores (e potencialmente atraentes) com o professor de ciências das crianças Mr. Wallaker (Chiwetel Ejiofor).
Data de lançamento: 13 de novembro.
Data de Lançamento: 13 de fevereiro
Capitão América: Admirável Mundo Novo é o próximo filme do famoso herói da Marvel. Desta vez, o filme dá continuidade à minissérie de televisão Falcão e o Soldado Invernal, onde o escudo está nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), após Steve Rogers (Chris Evans) o entregar em Vingadores: Ultimato. Durante a série, Sam aceita seu dever como o novo Capitão América ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan). Admirável Mundo Novo compõe a Fase Cinco do Universo Cinematográfico Marvel (UCM). O enredo promete explorar os desafios e responsabilidades de Wilson em seu novo papel, enquanto enfrenta novas ameaças e aliados inesperados. A direção está a cargo de Julius Onah, conhecido por seu trabalho em The Cloverfield Paradox, e o roteiro foi escrito por Malcolm Spellman, que também foi o showrunner de Falcão e o Soldado Invernal.
Data de lançamento: 13 de fevereiro.