O maior evento de sustentabilidade do país traz para Curitiba a cantora Mariana Aydar. A Virada Sustentável realiza sua primeira edição curitibana em novembro, com atividades gratuitas. O show ocorre no dia 16 de novembro, às 18h, com o sanfoneiro Mestrinho, no estacionamento do Tribunal de Contas do Paraná. A dupla, indicada ao Grammy Latino 2024, promete levar o público por uma viagem pela música brasileira com músicas autorais e clássicos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, celebrando os ritmos nacionais e destacando o forró nordestino.
Entre os dias 11 e 17 de novembro, a Virada Sustentável invade Curitiba com mais de 100 atrações gratuitas em diversos locais da cidade. Tendo como pilar a cultura, ação e conhecimento, o evento propõe orientar a população, de maneira dinâmica, sobre a importância do desenvolvimento sustentável. Serão realizadas intervenções visuais, performances, apresentações circenses, peças teatrais, oficinas e palestras.
O local escolhido para a estreia do festival foi o Museu Oscar Niemeyer, um dos principais cartões-postais da cidade, com show da Bananeira Brass Band. O coletivo curitibano de sopros e percussão tem como objetivo difundir e valorizar a música instrumental. Durante o evento, o grupo estará acompanhado de Dharm Jhaz, Lele Farah e Princesas do Ritmo.
As apresentações artísticas têm início às 11h, durante todos os dias de evento. Entre os espaços ocupados pela Virada, estão a Praça Nossa Senhora da Salete, com performances, contação de história e peças teatrais; já o Tribunal de Justiça do Paraná receberá apresentações de dança. O Largo da Ordem também terá palcos destinados a atividades.
No dia 15 de novembro, a peça teatral “Bambere”, produzida pelo grupo curitibano Baquetá, mescla canções que passeiam por ritmos afro urbanos, como funk e rap, com diversas brincadeiras abordando diversidades culturais, sociais e ambientais do Brasil. Já no período da tarde, a partir das 14h30, o público poderá curtir a apresentação do Bloco Afro Pretinhosidade, criado na capital paranaense, em 2018, para celebrar a identidade negra.
No dia 16, a Virada Sustentável, unida à Nova Despensa, promove uma coleta de resíduos variados, das 09h às 19h. Aqueles que levarem seus resíduos para descarte na loja da Nova Despensa (Rua Vicente Machado, 957) ganham um sabão de coco da marca curitibana Onda Eco, enquanto durarem os estoques. Pela manhã, a partir das 10h, o evento promove um passeio ciclístico, com saída da Praça Nossa Senhora da Salete.
O dia 17 de novembro concentra as atividades no Museu Oscar Niemeyer, encerrando a passagem da Virada Sustentável pela capital paranaense. A manhã se inicia com uma prática de meditação guiada e às 12h, o Slam das Gurias traz uma performance de poesias com elementos da Poetry Slam e Poesia de Rua. Ao final da tarde, a partir das 19h, o evento será encerrado com a apresentação dos DJs Doce Veneno e Mitay.
A Virada Sustentável foi criada em 2011, em São Paulo. A união da arte com as atividades lúdicas destaca a sustentabilidade como um valor coletivo. “A Virada ocupa espaços públicos e de grande circulação para envolver a sociedade e aumentar o acesso à informação sobre sustentabilidade, diversidade e participação coletiva”, comenta André Palhano, cofundador do evento.
O evento já circulou por outras cidades brasileiras. Teve edições em Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM), chegando agora a Curitiba. A Virada Sustentável em Curitiba é apresentada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da Volvo do Brasil.
Quando: de 14 a 17 de novembro de 2024 (quinta-feira a domingo)
Onde: diferentes espaços da cidade, passando por Museu Oscar Niemeyer, Praça Nossa Senhora de Salete e Tribunal de Justiça do Paraná
Quanto: programação gratuita
Informações e inscrições para o Fórum Vida Sustentável: no Instagram do evento.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.