Verão Maior Paraná promove ações de conscientização ambiental

Verão Maior Paraná Educação Ambiental. Foto: Divulgação AENPR.
Foto: Divulgação AENPR

A temporada de verão aproveitada nas praias aproximas as pessoas da fauna e da flora do litoral paranaense. Esse convívio com a vegetação e animais característicos da região cria oportunidades de conversar sobre o meio ambiente e até de mostrar a importância de cuidado com a natureza. Durante a programação do Verão Maior Paraná, elaborado pelo Governo do Estado, diversas ações conjuntas com o Instituto Água e Terra (IAT), acontece uma série de ações de conscientização ambiental.

Atividades de conscientização ambiental são fundamentais para despertar um senso de responsabilidade coletiva e individual em relação ao planeta”, conta Girlene Jacob, chefe do Núcleo de Educação Ambiental do IAT. “Ao promover o sentimento de pertencimento, essas ações incentivam as pessoas a entenderem que fazem parte de um ecossistema maior, no qual suas atitudes impactam diretamente a qualidade de vida atual e de futuras gerações”.

As atividades mais pontuais são coletas de resíduos e ações de limpeza. O alto fluxo da região aumenta consideravelmente a produção de resíduos, e é importante relembrar que manter as praias limpas é um ato coletivo. O que for levado para a praia para consumo, desde garrafas de água e bebidas até embalagens de comida, precisam ser separadas e descartadas nos devidos lugares. Pode-se separar o lixo em um saco plástico e levar para a lixeira de casa. O litoral paranaense é marcado por lixeiras em pontos estratégicos da orla.

Reciclagem

Uma novidade para este ano é a instalação de 12 máquinas recicladoras de garrafas de vidro. O material, que pode até ser perigoso por quebrar e ficar escondido na areia, deve ter seu descarte correto, facilitado agora com as máquinas. Elas estão dispostas em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Paranaguá, Morretes, Guaraqueçaba e na Ilha do Mel.

Os instrutores frequentemente abordam temas relacionados a atitudes práticas para a conservação do meio ambiente, destacando a importância de pequenas ações no dia a dia, como a economia de água e energia, a separação e destinação correta de resíduos, o consumo consciente, a preservação de áreas naturais e a valorização da biodiversidade local”, explica Girlene.

As diferentes ações visam atender a todos os públicos. “Para as crianças, as atividades costumam ser mais lúdicas e educativas, utilizando jogos e brincadeiras que ajudam a introduzir conceitos sobre sustentabilidade, biodiversidade e preservação de forma leve e envolvente. Já para os adultos, as ações frequentemente envolvem palestras, campanhas de sensibilização e atividades práticas como mutirões de limpeza e plantio de árvores”, destaca a chefe do Núcleo de Educação Ambiental do IAT. “A preservação ambiental é uma responsabilidade coletiva que exige o engajamento de todas as idades”.

Ações educativas

A Diretoria do Patrimônio Natural do IAT promoverá ações educativas a partir de 27 de dezembro. Pontal do Paraná, Matinhos, Ilha do Mel e Guaratuba recebem equipes que apresentam de forma lúdica a importância da preservação do meio ambiente. O tema está ligado a respeito à biodiversidade, coleta de lixo e outros cuidados. “Essas iniciativas não apenas preservam os ecossistemas marinhos, como também inspiram as pessoas a refletirem sobre seus hábitos e se tornarem mais conscientes sobre os impactos de suas ações no meio ambiente”, opina Girlene.

Uma das atividades, por exemplo, fala à população sobre a conservação da restinga, ecossistema formado por uma série de plantas adaptadas ao solo arenoso e à água salgada da costa litorânea. Ela exerce função fundamental no controle do avanço marítimo sobre a praia, pela fixação de dunas litorâneas, além de abrigar uma biodiversidade enorme, incluindo caranguejos e outros animais.

Outras práticas ajudam as pessoas a interagir de forma responsável com a natureza. O Verão Maior Paraná promove atividades sobre preservação ambiental e cuidados com os animais, atividades recreativas socioambientais que envolvem até mesmo o plantio de mata nativa e a observação de aves em seus habitats naturais. O Paraná conta com uma biodiversidade variada dentro da Mata Atlântica, permitindo experiências únicas.

Guarás

Uma das ações especiais para 2025 é de proteção dos guarás, ave símbolo do litoral paranaense. Depois de décadas em que foi considerado praticamente extinto, esse pássaro voltou a se instalar na Baía de Guaratuba em torno de 2008. O IAT, em parceria com o Instituto Guaju, promove iniciativas de educação ambiental com a população e turistas da região. Serão apresentadas informações em relação a boas práticas na região em que habitam os guarás, como evitar barcos e jet-skis nos dormitórios das aves e manter distância dos pontos de avistamento, criando um ambiente seguro para o guará.

Verão Maior Paraná

O Governo do Paraná promove ações gratuitas a toda a população no Verão Maior Paraná. De dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, são centenas de atividades nas praias e cidades do litoral do estado e arredores. Oficinas criativas, brincadeiras, exposições, arte, ações lúdicas e de conscientização ambiental e de saúde fazem parte da agenda, que tem ainda muito esporte e shows com nomes locais e nacionais dos mais diferentes estilos. Informações sobre o Verão Maior Paraná disponíveis no site oficial.

Por Brunow Camman
22/12/2024 12h10

Artigos Relacionados

Verão Maior Paraná: Dicas importantes para aproveitar a temporada com segurança

Verão Maior Paraná: Confira a programação completa para o litoral do estado