
O litoral do Paraná conta com 57 ilhas, com diferentes atrações especiais para os amantes da natureza. Praias, trilhas e pedidas gastronômicas estão entre as opções para curtir as várias ilhas do estado. O litoral tem uma programação especial de atividades promovidas pelo Governo do estado, o Verão Maior Paraná, que agrega atrações em locais próximos e que servem como embarque para as ilhas.
Um dos mais famosos destinos do litoral paranaense, a Ilha do Mel tem muitas atrações. A ilha faz parte do município de Paranaguá, de onde se pode sair de barco até o local. Outra saída é a partir de Pontal do Paraná. Os pontos turísticos que precisam estar inclusos no roteiro são a Gruta de Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. Lá também tem salto de paraquedas
O local conta com várias praias, como Brasília, Praia Grande, Praia do Farol e Praia de Fora. Para se hospedar, são escolhas como casas de aluguel, camping, pousadas e hotéis. A Ilha do Mel tem um limite de visitantes de cinco mil pessoas, por isso é importante se programar para a visita, especialmente em caso de se hospedar. Também é possível aproveitar as barcas para ir logo cedo e aproveitar as praias dali, e retornar no final do dia.
Como não tem carros no local, o transporte pela ilha é feito a pé. Até mesmo trilhas. Assim, muitas pessoas vão de chinelo, e não de tênis, então se for fazer trilhas, é bom andar com atenção.
Próximo à Ilha do Mel, fica a Ilha das Peças. O espaço tem como principal atividade econômica o cultivo de ostras e a pescas. As estruturas simples são apreciadas pelos ecoturistas. Um dos atrativos mais apreciados é o avistamento de botos-cinza, com passeio de barco. Também tem trilhas no local. O acesso é feito de barco por Paranaguá ou Guaraqueçaba, entre outras cidades do litoral.
Na maré baixa, São Miguel revela seu principal atrativo: a formação de piscinas naturais. Essa ilha também parte da Baía de Paranaguá e tem a pesca, em especial de siri, como principal atividade econômica. Nesse local, fica o Morro do Careca, destino de trilheiros e aventureiros. Os visitantes também gostam de ver o pôr do sol no trapiche. Para hospedagem, há uma pousada, e para chegar, o ideal é ir de barco a partir do Rio Itiberê, em Paranaguá.
Outra ilha de Paranaguá, Europinha tem menos de 100 casas, a maioria de veranistas. Ali, estão os históricos sambaquis com restos de louças e cerâmicas de povos originários. Não há hospedagem no local, portanto a visita deve acontecer apenas em um dia. O público pode subir o morro e apreciar a vista além de curtir a praia. É possível chegar a partir de Antonina ou de Paranaguá.
A partir de Paranaguá, se pode chegar à Ilha do Amparo, conhecida pela pesca do camarão branco. A região tem praias e áreas preservadas. Em janeiro, Amparo tem a Festa de São Sebastião, e entre fevereiro e março, tem a Festa do Camarão. Uma das atrações é curtir as trilhas até chegar ao costão rochoso. É possível se hospedar em pousadas.
Saindo de Guaraqueçaba, pode-se chegar à Ilha Rasa, área de proteção ambiental onde acontece o cultivo de ostras. Como atividades, é possível pescar, fazer trilhas e, com sorte, conferir a revoadas dos papagaios do local. A ilha tem campings e pousadas.
O primeiro parque marinho do Paraná também é uma atração diferenciada. O local (que abriga na verdade três ilhotas) é conhecido como um dos principais pontos de mergulho no estado. Como não há praias, não tem desembarque e a pesca é proibida, pela preservação do bioma local. Pode-se chegar de barco a partir da Praia de Leste ou Pontal do Sul para fazer mergulho.
Esta localidade faz parte de Guaraqueçaba – de onde tem seu principal embarque. Nesta comunidade, viveu o pintor suíço William Michaud. Como atrações, além de trilhas e visitar uma antiga farinheira, é possível avistas aves locais, incluindo o guará, que saiu da lista de animais em extinção recentemente e tem campanhas de preservação.
A vila que faz parte de Paranaguá também é ponto de avistamento de boto-cinza. Pode-se aproveitar o local para fazer pesa, trilhas, e visitar o Mirante da Ponta do Touro. É possível chegar a partir de Antonina ou Paranaguá, e há duas pousadas no local.
Um destaque do local é uma lenda: dizem que uma noiva assombra a ilha. Uma das atividades ali é visitar a igreja construída sobre um sambaqui, que é onde está – dizem – o fantasma. Uma das atrações favoritas dos turistas é tomar café-da-manhã caiçara na vila. Há uma pousada e pode-se chegar a partir de Paranaguá.
A ilha é marcada por seus manguezais e restingas, abrigando uma diversa e especial biodiversidade. Superagui foi criada artificialmente em 1953 na abertura do Canal do Varadouro. A ilha é uma das mais representativas da cultura caiçara, com dança de fandango e produção de cataia, cachaça original do local. É possível chegar na ilha de voadeira, mas o mais comum é pegar barcos de cidades como Paranaguá. Há campings e pousadas para se hospedar, e também pode acontecer avistamento de botos-cinza.
O Governo do Paraná promove ações gratuitas a toda a população no Verão Maior Paraná. De dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, são centenas de atividades nas praias e cidades do litoral do estado e arredores. Oficinas criativas, brincadeiras, exposições, arte, ações lúdicas e de conscientização ambiental e de saúde fazem parte da agenda, que tem ainda muito esporte e shows com nomes locais e nacionais dos mais diferentes estilos. Informações sobre o Verão Maior Paraná disponíveis no site oficial.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.