
Autores premiados com um dos maiores troféus da literatura brasileira participam de uma programação intensa no Paraná. Ao todo, são 17 artistas, entre escritores, poetas e ilustradores vencedores do Jabuti que circulam pelo estado na Semana Literária Sesc e Feira do Livro. Os autores participam de bate-papos em Curitiba e outras 26 cidades, todos gratuitos.
A capital paranaense recebe grandes nomes da literatura nacional. Autor do sucesso “Torto Arado”, Itamar Vieira Junior é um dos participantes da Semana Literária. Foi com esse romance que ele teve conquistas internacionais além do Jabuti em 2020, incluindo os prêmios Oceanos e LeYa. Sua obra já foi traduzida para mais de 25 países. O escritor se apresenta no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), na quarta-feira (07/08), às 19h.
Autora de mais de 20 livros, Socorro Acioli conversa com o público curitibano na quarta (09), às 19h, no Museu Oscar Niemeyer. Autora de livros infantis e adultos, mistura fato e ficção para suas criações, incluindo o laureado “Ela tem Olhos de Céu”. A autora ainda passa por Londrina no dia 07 e Maringá no dia 08.
O sábado (10) recebe a duas vezes vencedora do Jabuti, Alice Ruiz. A poetisa comanda a conversa “Três Jeitos de Poesia” a partir das 14h, também no MON. Foi premiada em 1989 com “Vice-Verso” e, 20 anos depois, com “Dois em Um”. Outro nome de peso da poesia é Luiza Romão, vencedora do Jabuti em 2022 com “Também Guardamos Pedras Aqui”. Ela realiza uma performance no MON no dia 11, às 17h.
A programação da Semana Literária inclui vários outros endereços e artistas, fora do circuito por Curitiba. Nome que desponta no terror e suspense, Raphael Montes conversa com o público nas unidades de Maringá, Apucarana e Londrina. Outros premiados com Jabuti como Marcelino Freire, Ademir Assunção, André Neves, Luci Collin, Guilherme Gontijo Flores, Renato Forin Jr., Emília Nuñez, Lucas Mota, Fabrício Corsaletti, Micheliny Verunschk, Blandina Franco e José Carlos Lollo completam a agenda, disponível no site do evento.
Quando: de 07 a 11 de agosto de 2024
Onde: evento simultâneo em 27 cidades; ações em Curitiba acontecem no Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999)
Quanto: programação gratuita
Agenda completa: no site do Sesc

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.