São raros os casos em que um filme de comédia conseguiu levar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O principal prêmio de um dos festivais mais respeitados no mundo do cinema normalmente prestigia obras profundas com cunho dramático. Neste ano de 2017 o cenário foi outro, The Square – A Arte da Discórdia levou a premiação máxima em Cannes.

Com direção/roteiro de Ruben Östlund, tornou-se o primeiro longa sueco premiado com Palma. Será também o representante do país na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e certamente um dos favoritos. Tudo isso para uma comédia de contornos sarcásticos, cuja trama apresenta um alucinado curador de museu de arte contemporânea. Ele deseja repercutir na mídia a qualquer custo e para isso cria uma nova instalação no local. Porém, as coisas não ocorrem como planejado e acabam saindo do controle. Temos em The Square – A Arte da Discórdia um filme inquietante e que promete mexer com o espectador. Assim como, criar debate sobre a funcionalidade da arte em dias atuais e nos provocar ao transformar sátira em humor.

Para alegria de nós brasileiros, a produção chegará aqui no Brasil no dia 4 de janeiro de 2018. Certamente em círculo mais restrito, já que trata-se de uma obra estrangeira não-hollywoodiana e de enredo mais culto/reflexivo. O cartaz nacional e o trailer acabaram de ser divulgados, confira:

Trailer – The Square