Veja onde assistir aos seis filmes que concorrem à vaga brasileira no Oscar 2026

Foto: Ampas

O Brasil já se prepara para definir qual será o seu representante na corrida pelo Oscar 2026. A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (8) os seis títulos que seguem na disputa para tentar uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional, uma das mais prestigiadas da premiação. A escolha final será revelada no dia 15 de setembro, quando o país oficializará qual produção tentará conquistar espaço na maior festa do cinema mundial.

A expectativa é alta, especialmente depois da vitória histórica do Brasil no início do ano, quando o longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, levou a estatueta de Melhor Filme Internacional.

Conheça quais são os filmes e onde assistir!

“Baby”

Com direção de Marcelo Caetano, “Baby” apresenta uma narrativa LGBTQIAPN+ centrada em um jovem que, ao deixar um centro juvenil, conhece por acaso Ronaldo, um homem mais velho, em um cine privé de São Paulo. A partir desse encontro, os dois iniciam um relacionamento intenso e marcado por conflitos, no qual Ronaldo passa a mostrar ao rapaz diferentes formas de sobrevivência na cidade.

Onde assistir: Globoplay e Prime Video com assinatura Telecine.

“Kasa Branca”

O filme “Kasa Branca” é uma produção que retrata a força da amizade em meio às dificuldades. A trama acompanha Dé, um adolescente negro da periferia do Rio de Janeiro que descobre que sua avó, portadora de Alzheimer, está em fase terminal. Com o apoio inseparável de seus melhores amigos, Adrianim e Martins, ele encontra coragem para encarar os desafios da vida e transformar os últimos dias ao lado da avó em momentos de afeto e resistência. A direção é de Luciano Vidigal.

Onde assistir: Globoplay e Prime Video com assinatura Telecine.

Manas

Dirigido por Marianna Brennand, o enredo acompanha a vida de “Marcielle”, de 13 anos, que cresce em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó, onde a violência contra meninas se repete de geração em geração. Influenciada pelas falas da mãe, ela passa a idealizar a irmã mais velha, Claudinha, que deixou a região após encontrar “um homem bom” em uma das balsas que circulam por ali. À medida que amadurece, a jovem percebe que essas expectativas não correspondem à realidade e se vê cercada por ambientes abusivos. Determinada a romper com esse ciclo, ela encontra coragem para enfrentar a engrenagem violenta que domina sua comunidade e buscar liberdade, força e um futuro diferente.

Onde assistir: Globoplay e Prime Video com assinatura Telecine.

“O Agente Secreto

Vencedor de diversos prêmios, incluindo dois em Cannes, “O Agente Secreto” vem como forte concorrente entre os participantes. No filme, Wagner Moura lidera um elenco de peso na trama ambientada no Recife de 1977, durante a ditadura militar brasileira. Marcelo, um professor especializado em tecnologia, tenta deixar para trás um passado violento e recomeçar sua vida, mas logo percebe que a cidade, em plena semana de Carnaval, está longe de ser um refúgio. Sob a direção de Kleber Mendonça Filho, o filme mistura suspense, drama e crítica social, explorando memória, identidade e resistência.

Onde assistir: nos cinemas a partir de 02 de outubro.

“O Último Azul”

Tereza, uma mulher de 77 anos que viveu toda a sua vida em uma pequena cidade industrializada na Amazônia, recebe uma ordem do governo para se mudar para uma colônia habitacional destinada a idosos. Em um Brasil distópico que prioriza o trabalho dos jovens, ela decide realizar seu último desejo antes de deixar sua casa. O filme de Gabriel Mascaro traz sua jornada pelos rios e afluentes da região, uma viagem que transforma sua vida de forma inesperada.

Onde assistir: em exibição nos cinemas.

“Oeste Outra Vez”

No sertão de Goiás, a história acompanha Totó e Durval, dois homens marcados pela amargura de terem sido abandonados pela mesma mulher, que acabam mergulhando em uma rivalidade intensa e destrutiva. Inspirado nos elementos clássicos do faroeste, o filme tem direção de Erico Rassi e explora a angústia de quem se vê perdido sem o apoio de quem ama, transformando o sertão em um palco de honra, orgulho e desespero. Babu Santana e Ângelo Antônio são os protagonistas, e mostram a vulnerabilidade de homens marcados pelo isolamento e uma vida repleta de perdas.

Onde assistir: Globoplay e Prime Video com assinatura Telecine.

Por Yasmin Luz
09/09/2025 17h03

Artigos Relacionados

Filme “Avatar: O Caminho da Água” retorna aos cinemas de Curitiba em outubro

Veja quais são as principais estreias de setembro nos streamings