Vou falar: sempre fui um pouco pé atrás com comidas veganas. Por puro preconceito tolo, falta de informação e, mais ainda, medo de não ser gostoso. Até que encontrei Jesus, ou, melhor, o Veg e Lev.

Calma lá, antes vamos contextualizar: o que é veganismo? Segundo a Sociedade Vegana do Reino Unido, “Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade; e por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente. Na dieta, significa a prática de dispensar todos os produtos derivados em parte ou totalmente de animais.”

O Veg & Lev abriu com este intuito: de pensar no futuro, promover o hábito incrível da alimentação saudável e desmitificar o rótulo ridículo (que eu também colocava) de que esses dois juntos precisam ser chatos e sem sabor! 

veg13

Primeiro quero falar de um dos sócios: Almiro Neto, jornalista também. Tive a felicidade de compartilhar os anos de faculdade com seu humor ácido. É sempre possível vê-lo por lá, o que me passa muita credibilidade!

O ambiente é aconchegante. Na parede principal, obras de arte de diferentes artistas decoram o salão. Luminárias pendentes dão todo charme às mesas. Dentro, é climatizado, e, lá fora, um deck é perfeito para os dias frescos e ensolarados de primavera. Atendimento ágil e simpático é destaque.

veg3

Vamos para o cardápio: o menu do restaurante é reduzido, são cinco pratos quentes que mudam a cada dia. Essa proposta permite diminuir o desperdício de comida em larga escala. De entrada, minha dica é pedir o Palmito Pupunha ao Limão Siciliano. Nos pratos principais, o Veg Brasil é um escândalo e ideal para quem não dispensa um bom arroz, feijão, farofa, bife (no caso, uma adaptação com grãos) e legumes. A panqueca de chilli, o risoto de arroz negro e a moqueca de pupunha ganharam meu respeito e, na minha opinião, poderiam estar no cardápio de qualquer restaurante estrelado!

veg-e-lev-02

Um detalhe: para quem não dispensa uma carne, eles fazem à parte filés grelhados orgânicos. Eu já pedi o frango, porque minha dieta exige grandes quantidades de proteína por dia, e estava divino.

Nas sobremesas, banoffi, brownie e bolo trufado. Para beber, as opções de sucos são ótimas e há inclusive alguns antioxidantes, como limão com gengibre.

Ficou com vontade? No site deles é possível conferir o cardápio da semana. Uma ótima opção para experimentar amanhã, que tal?

Onde fica: Alameda Prudente de Moraes, 1218 (esquina com a Saldanha Marinho);
Funcionamento: O restaurante começou abrindo durante a semana, mas o sucesso e a procura eram tantos, que agora funciona todos os dias no almoço;
Mais informações: (41) 3121-1218.

Espero que gostem! Até semana que vem!