Vamos relembrar o One Direction?

Foto: Divulgação

São oito anos sem um dos maiores grupos de todos os tempos. Quando os quatro (originalmente cinco) membros do One Direction disseram “até logo” no programa que os uniu, o X-Factor, em 31 de dezembro de 2015, os fãs torciam para uma breve pausa. Tornou-se uma parada permanente na explosiva carreira da banda, responsável por trazer à tona uma nova invasão britânica ao redor do mundo.

Mas enquanto os fãs curtem as empreitadas solo dos meninos, um pouco de nostalgia nunca faz mal – e é por isso que vamos relembrar a trajetória meteórica destes cinco rapazes britânicos tão memoráveis na vida de muitos fãs do pop.

Mas antes, vamos recapitular como estão os membros do grupo atualmente. Harry Styles terminou recentemente a “Love On Tour”, que até então foi a quarta maior turnê de todos os tempos. Niall Horan está prestes a lançar uma nova edição do álbum “The Show” na próxima semana, 3 de novembro. Liam Payne adiou a vinda ao Brasil devido a problemas de saúde, mas deve lançar novo álbum após a recuperação. Louis Tomlinson lançou no início do mês o documentário “All Of Those Voices”, e segue em turnê na Europa para então seguir a novas direções. Zayn Malik, membro original do grupo que deixou o quinteto em 2015, se arrisca em novos projetos, como o lançamento de um coquetel não alcoólico. De fato, foram muitas as conquistas dos membros – tanto nas carreiras solo, quanto no legado que construíram anteriormente.

No X-Factor, há um tempo atrás…

Harry, Niall, Liam, Louis e Zayn tinham entre 16 e 18 anos quando fizeram a audição que mudaria a direção de suas vidas (clichê, eu sei, mas não tem como não brincar com as direções ao falar do 1D). Liam já tinha experiência – ele havia tentado participar do programa dois anos antes, mas os jurados sugeriram que ele voltasse um tempo depois. Eles não conseguiram seguir na competição na categoria individual, e foram então colocados em um grupo montado pelo jurado Simon Cowell com a jurada convidada Nicole Scherzinger. Juntos, cada um dos membros trouxe uma personalidade diferente, e a trajetória não poderia ter sido mais bem-sucedida.

Depois de ficar em terceiro lugar no programa, o 1D começou a trabalhar no primeiro álbum – que rendeu nada menos que o hino “Whats Makes You Beautiful”, lançado em 2011. Não demorou muito para o sucesso tomar o mundo, e “Up All Night” fez com que o One Direction se tornasse o primeiro grupo britânico a estrear o primeiro álbum da carreira em primeiro lugar na Billboard 200. Aliás, o trabalho ficou em número um em 16 países.

Apenas um ano depois, o grupo já lançou o segundo trabalho, “Take Me Home”, do qual fazem parte músicas como “Live While We’re Young” e “Little Things”. O trabalhou foi ainda mais popular que o primeiro, e chegou em primeiro lugar em mais de 34 países. Logo o grupo partiu para a segunda turnê mundial – um ritmo frenético de trabalho.

2013 chega com outro grande hino para os fãs – “Best Song Ever”, primeiro single do terceiro trabalho, “Midnight Memories”, de 2013. O álbum marcou uma sonoridade mais madura do grupo, com os membros creditados em 15 das 18 canções da tracklist. “Story of My Life” é outro destaque da carreira do grupo.

Depois de um muito bem-sucedido filme, “One Direction: This Is Us”, que se tornou o quarto maior filme de show até então, o grupo embarcou na turnê mundial “Where We Are” – que passou pelo Brasil em 2014 com apresentações no Rio de Janeiro e São Paulo.

O quarto álbum veio em 2014, intitulado “Four” (seria um presságio?), liderado pelo single “Steal My Girl”. É claro que mais recordes viriam com o trabalho – o grupo se tornou o único em 58 anos da história da Billboard a ter os quatro primeiros álbuns em primeiro lugar na parada americana.

O começo do fim…

2015 foi o ano das partidas e términos. Logo no início, em março, Zayn anunciou a saída do grupo. Inicialmente, ele alegou que gostaria de ter um tempo como um jovem comum fora dos holofotes, mas alguns anos depois, ele citou em entrevistas que não tinha espaço para liberdade criativa dentro do quinteto.

Logo mais, em julho, veio a primeira música como quarteto – “Drag Me Down”, lançada sem nenhuma promoção, mas ainda assim um dos grandes sucessos do One Direction. Foi o primeiro single do quinto e último álbum, “Made In The A.M.”, lançado em novembro de 2015.

Cinco anos, cinco álbuns, mais de 300 shows. O grupo optou pela pausa – ideia originalmente proposta por Harry, que em entrevista a Rolling Stone disse que percebeu estar exausto e que não gostaria levar os fãs ao esgotamento . Ele afirma que eventualmente todos os membros concordaram – Louis, no entanto, disse que ficou furioso na época. Em entrevista a Capital FM, ele disse que apesar de falarem que eles trabalhavam muito, ele achava que isso era normal para uma banda do porte do 1D. Mas, eventualmente, ele entendeu a decisão de todos.

Recentemente, em abril deste ano, Harry disse em entrevista ao James Corden que nunca diria nunca para uma reunião do One Direction. “Se houver uma época em que todos nós gostaríamos de fazer isso, não vejo porque não aconteceria”, afirmou. Quem sabe as preces dos Directioners não é atendida um dia 💙

Por Angela Antunes
27/10/2023 12h11

Artigos Relacionados

*NSYNC se reúne novamente, Jungkook lança novo single solo

V, do BTS, exibe jazz e R&B em seu debut solo, “Layover”