Vai assistir aos shows das Arenas Verão Maior Paraná? Confira mais atrações no litoral

Ecoturismo no litoral paranaense. Foto: Albori Ribeiro
Foto: Albori Ribeiro

Matinhos e Pontal do Paraná ganharam, nesta temporada, os palcos de destaque do Verão Maior Paraná. São nessas mega estruturas que se apresentam grandes artistas como Ana Castela, Paralamas do Sucesso, Inner Circle, Zezé di Camargo & Luciano e muitos outros. Quem segue para estas cidades, pode aproveitar muito mais. Além da programação do Verão Maior Paraná, uma agenda de atividades gratuitas do Governo do Estado, há várias atrações em cada município.

Matinhos

foto: Governo do Paraná

foto: Governo do Paraná

Grandes praias e muitos parques estão localizados em Matinhos. A cidade recebe tanto turistas que querem descanso quanto os mais animados, dos atletas aos festeiros. A praia Mansa é ideal para famílias e crianças, enquanto a Brava é procurada pelos surfistas. Caiobá, balneário da cidade, agrega muitas atrações, como o calçadão para caminhar ou andar de bicicleta, e a Feirinha de Matinhos. É ali também que ficam os restaurantes mais conhecidos.

O ecoturismo tem despontado em Matinhos. O Parque Estadual do Rio da Onça é uma unidade de conservação com fauna e flora da Mata Atlântica. O local conta com mirante e trilhas fáceis. O parque abre de terça a domingo, das 10h às 15h. No Morro do Boi, a trilha leva a um mirante com vista panorâmica. Ao fundo do Morro, é possível ver a Ilha das Tartarugas, outra atração de Matinhos bem visitada. O acesso acontece a pé quando a maré está baixa, e há diversas trilhas na ilha.

A agenda de shows do Verão Maior Paraná continua em Matinhos com grandes nomes. Neste fim de semana, tem Fernandinho (29/01), Ana Castela (30/01), Paralamas do Sucesso (31/01) e Inner Circle (31/01). Na outra semana, acontecem os shows de Hugo & Guilherme (06/02), Zezé di Camargo & Luciano (07/02), Padre Reginaldo Manzotti (08/02) e Israel & Rodolffo (08/02).

Pontal do Paraná

Foto: Cesar Albacete/Prefeitura de Pontal do Paraná

Praias e passeios naturais são destaque em Pontal do Paraná. A cidade tem uma variedade que vai das mais tranquilas e com trações gastronômicas, como Shangri-lá e Praia de Leste, até as favoritas de surfistas como Pontal do Sul e Santa Terezinha. De Pontal do Sul, saem passeios de barco que incluem, com um pouco de sorte, avistamento de golfinhos. Quem gosta de valorizar artesanato, aproveita a Feira da Lua, que acontece de quarta a sexta em Shangri-lá, Santa Terezinha e Ipanema, respectivamente. 

Um dos poucos pontos de mergulho na costa do estado é em Pontal do Paraná. O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais preserva corais e uma diversidade em peixes e aves. Para mergulhar, é preciso contatar a Associação MarBrasil. Entre as trilhas mais conhecidas, está a Estrada Ecológica do Guaraguaçu, que conta com sambaquis, estruturas milenares que recontam a história dos indígenas que habitavam a região. No Canal do Maciel, é possível acompanhar de perto o dia-a-dia da comunidade pesqueira – e saborear pratos típicos com frutos do mar.

No palco de Pontal do Paraná, o público aproveita do sertanejo ao rock. A agenda conta com Léo & Raphael (30/01), Murilo Huff (30/01) e Gian & Giovani (31/01). Na semana seguinte, tem Diego & Arnaldo (06/02), Paralamas do Sucesso (06/02), João de Souza & Bonifácio (07/02) e Trio Parada Dura (07/02).

Verão Maior Paraná

Foto: SECOM

A programação do Verão Maior Paraná 2026 é totalmente gratuita e promovida pelo Governo do Paraná. Centenas de atividades estão na programação, como shows internacionais, nacionais e de artistas do estado, atividades culturais e esportivas e ações educativas. Exposições, oficinas criativas, brincadeiras e ações lúdicas também movimentam o litoral. Confira a programação completa no site.

SERVIÇO – VERÃO MAIOR PARANÁ 2026

Quando: de 18 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026

Onde: litoral do Paraná

Quanto: programação inteiramente gratuita

Informações: no site oficial do evento.

Por Brunow Camman
27/01/2026 16h00

Artigos Relacionados

Por que o litoral do Paraná é tão diferente de outros litorais do Brasil?