Universo paralelo instagramável

Não sei como o rumo das coisas mudou tão rapidamente e viemos parar aqui…

É como se estivéssemos vivendo em um universo paralelo, no qual realidade e fantasia são divididas por uma linha tênue, quase invisível. Dificilmente sabemos quando algo é real, ou se é real.

Nesse mundo à parte, as pessoas que ali se relacionam deram muito certo na vida! São exemplares, extremamente engajadas em diversas causas, politicamente conscientes, bem-sucedidas e felizes, em todas as áreas que você possa imaginar. Verdadeiros modelos a serem seguidos… Para a nossa sorte, elas compartilham tudo sobre si, como em um reality show da vida real.

Na verdade, o que essas pessoas parecem buscar vai muito além do apenas ver e ser visto! Mais do que compartilhar, elas buscam se auto-afirmar, vender um ideal de perfeição e vida plena, e assim, continuar faturando alto. Até aí não tem nada de errado, tudo muito bem, tudo muito bom… Afinal, pagamos internet pra ver coisa bonita, porque de desgraça o mundo tá cheio. O “x” da questão é que esse egocentrismo exagerado acaba por conduzir muita gente a uma competição cruel e desnecessária, rivalizando sobre quem possui a melhor vida, o filho mais inteligente, o marido mais maravilhoso, as férias mais incríveis, o trabalho mais gratificante. Enfim, a perfeição em todos os níveis! Eu sei, eu sei… Não somos tão idiotas! Tá todo mundo careca de saber que essa tal perfeição é furada!

Só que o universo paralelo instagramável é uma cilada, é repleto de armadilhas e artimanhas para pegar você… Sem perceber, você entra na onda e começa a se comparar e a tentar, com todas as forças, a se igualar a essas pessoas que estão do outro lado da sua telinha. Pessoas que dão conta de absolutamente tudo e, ainda por cima, estão saradas, felizes, espiritualizadas e ricas, muito ricas! Quase inevitável não se sentir um fracassado vendo tamanha “surra de nirvana” passando na sua timeline. O problema é que, nas redes sociais, a falsidade predomina como estilo de vida. E tem sido difícil de encarar!

Eu me agarro no velho e bom ditado: “Quando o milagre é demais, até o santo desconfia”. Então, desconfie! Desconfie de tudo o que é perfeito demais para ser verdade e relativize um pouco o glamour. Selecione melhor quem merece habitar seu feed. E cuidado! Muito cuidado para não cair nas armadilhas instagramáveis, elas estão doidinhas para capturar o seu ego e te transformar num fake ambulante.

Por Bruna Andrade
05/08/2021 21h42