Universidade de Curitiba recebe recital cênico em homenagem a Chiquinha Gonzaga

Foto: Daniel Barboza

Inspirado na trajetória de uma das figuras mais significativas da música brasileira, o recital cênico “Chiquinha Gonzaga: Eu Quero Passar” chega a Curitiba no dia 26 de setembro, às 19h30, no Auditório John Henry Newman da PUCPR. A montagem é uma celebração à trajetória da musicista que lançou a primeira marchinha de Carnaval no Brasil, e os ingressos são gratuitos e limitados.

Raquel Paixão interpreta a personagem, revelando curiosidades e momentos decisivos da sua caminhada feminista e abolicionista. Ao longo do recital, o público é convidado a revisitar a história de Chiquinha, não apenas como uma artista de vanguarda, mas também como uma mulher negra em um Brasil marcado por desafios sociais e raciais. A pianista compartilha ainda suas próprias vivências como mulher e artista negra, refletindo sobre a importância de dar visibilidade a essas narrativas no contexto da música clássica.

A obra apresenta um repertório exclusivamente composto por Chiquinha Gonzaga, em um diálogo sensível entre música, teatro e memória. A diretora cênica e multiartista Elisa Lucinda reforça que o objetivo do recital cênico é o de promover o acesso à obra e biografia da compositora, explorando seu repertório musical e o conectando às diferentes fases de sua vida.

SERVIÇO – RECITAL CÊNICO “CHIQUINHA GONZAGA: EU QUERO PASSAR”

Quando: 26 de setembro de 2025 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Onde: Auditório John Henry Newman, na PUCPR (R. Imaculada Conceição, 1155)

Quanto: Ingressos gratuitos e limitados via Sympla.

Por Sarah Zonta Tafner
22/09/2025 17h38

Artigos Relacionados

Nícolas Cândido apresenta o single “Vê Se Não Demora Pra Voltar”

José Augusto se apresenta em Curitiba com show comemorativo