Com uma proposta voltada para o discurso em coletivos e grupos, a produtora AnalgesicAdalgisA realizou o projeto Cena Portão para esta regional. A proposta baseou-se na oferta de Oficinas de Montagem Espetacular que levaram conhecimentos teatrais para a comunidade, juntamente com o aprimoramento técnico, para que desta forma o teatro seja um agente transformador, tanto do indivíduo quanto do seu grupo social.
Para encerrar esta ação começou na sexta-feira (11) o Festival Cena Portão – que traz ao público os espetáculos montados com os alunos das oficinas – e que se encerra neste dia 20. As apresentações acontecem no auditório Antônio Carlos Kraide, que faz parte do Portão Cultural. O projeto Cena Portão é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
O espetáculo é construído por pequenos fragmentos de realidades inventadas se sucedendo em um delírio de morte. Na sequência de cenas o ator apresenta outras figuras que vão compondo gradativamente um painel de ações e situações de guerra cotidiana. Políticos, mães, sensacionalistas de TV, prostitutas… todos diluídos em um único corpo que costura essas histórias na tentativa de através delas questionar paradigmas sociais e religiosos que podem encarcerar relações e afogar individualidades. A repetição de formas textuais e partituras corporais que se resignificam continuamente, imprimem o ritmo da montagem, subvertido por intervenções musicais que localizam o delírio em um “cabaret subterrâneo freqüentado pelos soldados inimigos” cuja atmosfera contamina a obra norteando escolhas de visualidade e diálogo do ator com o público e o espaço cênico.
Uma menina chamada Alice segue os passos de um coelho falante, que também é senhor das horas, e acaba caindo em um buraco sem saída… Surpreendentemente depara-se com uma mesa repleta de comidas e rodeada por pessoas, a princípio, inusitadas. Todos estão tomando chá. Todos estão reunidos. Todos estão comemorando algo. É 25 de novembro. Não é Natal… Mas o que Alice ainda não sabe, é que nesse país de maravilhas todo dia é dia de festa, qualquer motivo de comemoração é válido, e as pessoas são livres para ser o que quiserem.
O espetáculo é um brinde às diferenças com doses de tolerância e respeito distribuídas ao longo dos 365 dias do ano.
Em um fedoroso reino de bruxos e bruxas maléficos na Escola de Maldades da Floresta estuda Ângela, uma bruxinha um pouco diferente. Ela é a pior aluna da escola pois ao invés de praticar maldades como os outros prefere voar de vassoura por aí. Só resta uma saída para a Bruxinha: aprender a fazer maldades terríveis ou ficar presa na Torre de Piche para o resto de sua vida.
Pedro, João, Nina e Maria são crianças muito espertas e desobedientes que resolvem se aventurar em um castelo abandonado quando vão visitar o tio Belmiro. Ao entrar no castelo eles se deparam com bruxas cozinheiras, múmias lavadeiras, vampiros, aranhas e muito, mas muito medo. Este espetáculo foi realizado com o 1 ano AB da Escola Municipal Belmiro Cesar, localizado no bairro Fanny.
Maria Borralheira é uma menina, órfã de mãe, que convence seu pai a se casar com a viúva Dona Letícia para poder brincar e ter de volta uma família. Mas assim que eles se casam, a madrasta e suas filhas – Aurora e Eulália – a transformam em uma empregada da casa, não deixando mais ela fazer as suas vontades. Um belo dia seu pai dá a ela de presente um animalzinho de estimação para brincar e lhe fazer companhia, porém é um bicho bem diferente: uma VACA!
Adaptado do conto Cinderela, esse texto foi escrito por Wladimir Capella em 1987 . Nesta montagem prestamos uma homenagem ao autor que faleceu em abril desse ano.
O excêntrico Isidoro Lobo deixa em seu testamento o último de seus estranhos jogos familiares: Toda a fortuna da família ficará com o herdeiro que resistir mais tempo no Solar assombrado dos Lobo. Trapaças e armações para conseguir a herança acabam reaproximando os parentes e desvendando segredos escondidos pelo patriarca morto, numa trama divertida e cheia de reviravoltas.
Tu-hu é um menino que decide realizar uma viagem para alcançar seu sonho: ele quer compor a mais bela música que já existiu. O espetáculo é uma homenagem ao compositor e maestro Villa-Lobos e se aproxima de sua obra e biografia para construir uma fábula cheia de música e encantamento. Indicados aos prêmios: Melhor Direção, Melhor Cenário, Melhor Atriz Coadjuvante (Juliane Souto), Melhor Atriz (Caroline Marzani). Ganhador de: Melhor Figurino e o 1º prêmio de Melhor Espetáculo do VI FESTPAR em Paranaguá.
Sobre a AnalgesicaAdalgisa
A AnalgesicAdalgisA é uma produtora cultural que realiza ações e projetos de literatura e artes cênicas, além de trabalhar com contações de histórias em eventos particulares voltados ao público infantil. O grupo, possui em seu repertório teatral o espetáculo “A Busca de Tu-Hu”, peça que estreou em 2015.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.