
Com uma proposta voltada para o discurso em coletivos e grupos, a produtora AnalgesicAdalgisA realizou o projeto Cena Portão para esta regional. A proposta baseou-se na oferta de Oficinas de Montagem Espetacular que levaram conhecimentos teatrais para a comunidade, juntamente com o aprimoramento técnico, para que desta forma o teatro seja um agente transformador, tanto do indivíduo quanto do seu grupo social.
Para encerrar esta ação começou na sexta-feira (11) o Festival Cena Portão – que traz ao público os espetáculos montados com os alunos das oficinas – e que se encerra neste dia 20. As apresentações acontecem no auditório Antônio Carlos Kraide, que faz parte do Portão Cultural. O projeto Cena Portão é realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
O espetáculo é construído por pequenos fragmentos de realidades inventadas se sucedendo em um delírio de morte. Na sequência de cenas o ator apresenta outras figuras que vão compondo gradativamente um painel de ações e situações de guerra cotidiana. Políticos, mães, sensacionalistas de TV, prostitutas… todos diluídos em um único corpo que costura essas histórias na tentativa de através delas questionar paradigmas sociais e religiosos que podem encarcerar relações e afogar individualidades. A repetição de formas textuais e partituras corporais que se resignificam continuamente, imprimem o ritmo da montagem, subvertido por intervenções musicais que localizam o delírio em um “cabaret subterrâneo freqüentado pelos soldados inimigos” cuja atmosfera contamina a obra norteando escolhas de visualidade e diálogo do ator com o público e o espaço cênico.
Uma menina chamada Alice segue os passos de um coelho falante, que também é senhor das horas, e acaba caindo em um buraco sem saída… Surpreendentemente depara-se com uma mesa repleta de comidas e rodeada por pessoas, a princípio, inusitadas. Todos estão tomando chá. Todos estão reunidos. Todos estão comemorando algo. É 25 de novembro. Não é Natal… Mas o que Alice ainda não sabe, é que nesse país de maravilhas todo dia é dia de festa, qualquer motivo de comemoração é válido, e as pessoas são livres para ser o que quiserem.
O espetáculo é um brinde às diferenças com doses de tolerância e respeito distribuídas ao longo dos 365 dias do ano.
Em um fedoroso reino de bruxos e bruxas maléficos na Escola de Maldades da Floresta estuda Ângela, uma bruxinha um pouco diferente. Ela é a pior aluna da escola pois ao invés de praticar maldades como os outros prefere voar de vassoura por aí. Só resta uma saída para a Bruxinha: aprender a fazer maldades terríveis ou ficar presa na Torre de Piche para o resto de sua vida.
Pedro, João, Nina e Maria são crianças muito espertas e desobedientes que resolvem se aventurar em um castelo abandonado quando vão visitar o tio Belmiro. Ao entrar no castelo eles se deparam com bruxas cozinheiras, múmias lavadeiras, vampiros, aranhas e muito, mas muito medo. Este espetáculo foi realizado com o 1 ano AB da Escola Municipal Belmiro Cesar, localizado no bairro Fanny.
Maria Borralheira é uma menina, órfã de mãe, que convence seu pai a se casar com a viúva Dona Letícia para poder brincar e ter de volta uma família. Mas assim que eles se casam, a madrasta e suas filhas – Aurora e Eulália – a transformam em uma empregada da casa, não deixando mais ela fazer as suas vontades. Um belo dia seu pai dá a ela de presente um animalzinho de estimação para brincar e lhe fazer companhia, porém é um bicho bem diferente: uma VACA!
Adaptado do conto Cinderela, esse texto foi escrito por Wladimir Capella em 1987 . Nesta montagem prestamos uma homenagem ao autor que faleceu em abril desse ano.
O excêntrico Isidoro Lobo deixa em seu testamento o último de seus estranhos jogos familiares: Toda a fortuna da família ficará com o herdeiro que resistir mais tempo no Solar assombrado dos Lobo. Trapaças e armações para conseguir a herança acabam reaproximando os parentes e desvendando segredos escondidos pelo patriarca morto, numa trama divertida e cheia de reviravoltas.
Tu-hu é um menino que decide realizar uma viagem para alcançar seu sonho: ele quer compor a mais bela música que já existiu. O espetáculo é uma homenagem ao compositor e maestro Villa-Lobos e se aproxima de sua obra e biografia para construir uma fábula cheia de música e encantamento. Indicados aos prêmios: Melhor Direção, Melhor Cenário, Melhor Atriz Coadjuvante (Juliane Souto), Melhor Atriz (Caroline Marzani). Ganhador de: Melhor Figurino e o 1º prêmio de Melhor Espetáculo do VI FESTPAR em Paranaguá.
Sobre a AnalgesicaAdalgisa
A AnalgesicAdalgisA é uma produtora cultural que realiza ações e projetos de literatura e artes cênicas, além de trabalhar com contações de histórias em eventos particulares voltados ao público infantil. O grupo, possui em seu repertório teatral o espetáculo “A Busca de Tu-Hu”, peça que estreou em 2015.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.