
O verão estimula as aventuras em espaços abertos e maior conexão com a natureza. Uma ótima pedida é aproveitar as várias trilhas disponíveis para fazer no litoral paranaense. São opções que variam de trajetos e dificuldades, ideais tanto para os mais experientes quanto para aqueles que estão começando no ecoturismo.
Confira dicas do Verão Maior Paraná, organizado pelo Governo do estado, em parceria com o Curitiba Cult, para dar o primeiro passo nessas aventuras pelas trilhas do litoral paranaense.
Lembrando que, em caso de chuva ou condições desfavoráveis, é desaconselhável fazer trilhas, a direção dos parques pode manter fechado o acesso os espaços caso necessário.
Um dos mais famosos picos do estado fica em Morretes. O Pico Marumbi é conhecido pelos amantes de trilhas, tem diferentes acessos que chegam a rios e a cachoeira Salto dos Macacos. Por contar com trilhas mais difíceis e extensas, tem limite de entrada: é possível adentrar ao parque a partir das 5h até as 9h. A trilha Rochedinho, que é mais fácil, pode ser liberada até o início da tarde, mas isso depende das condições climáticas.
Trilha Noroeste: acessos e tempos de subida
– Abrolhos: 3h, alta dificuldade
– Ponta do Tigre: 4h, alta dificuldade
– Gigante: 4h30, alta dificuldade
– Olimpo: 5h, alta dificuldade
Trilha Frontal: acessos e tempos de subida
– Cachoeira dos Marumbinistas: 1h, baixa dificuldade
– Olimpo: 4h, alta dificuldade
Trilha Rochedinho: 40 min, baixa dificuldade.
É proibido andar sobre os trilhos do trem.
Mapa: no site do Instituto Água e Terra.
As trilhas de acesso ao Rio da Onça são menores e tem grau de dificuldade menor, ideais para quem está começando. São caminhos planos e bem demarcados, de fácil acesso, em um circuito de 1,5 km em cinco trilhas. Em frente ao Centro do Visitante (R. Argentina, 99) começa a Trilha Grande. No meio do caminho, há o Mirante das Bromélias, com vista para copas de árvores.
O Parque Estadual Rio da Onça está a a aproximadamente 110 km de distância de Curitiba, ao norte de Matinhos. O acesso é pela PR-412 no Balneário Riviera II. O atendimento do Centro do Visitante é de segunda a quarta, das 8h às 17h.
Mapa: no site do Instituto Água e Terra.
As trilhas de Ilha do Mel costumam ser de fácil acesso, cruzando pontos diferentes do local. Como só é permitido circular na ilha a pé ou de bicicleta, os caminhos são de acesso prático para trilheiros, que costumam andar de chinelo para chegar às praias. Há opções nos dois lados da ilha, de Encantadas e de Brasília, com as mais variadas dificuldades, que podem ser seguidas com auxílio de sinalização.
De Nova Brasília para Encantadas: 4,8 km; tempo estimado: 2h
De Nova Brasília para o Farol: 1,6 km; tempo estimado: 30 min
De Nova Brasília para Fortaleza: 4 km; tempo estimado: 1h
De Encantadas para o Farol: 6,4 km; tempo estimado: 2h30
De Encantadas para Fortaleza: 8,8 km; tempo estimado: 3h30
As trilhas podem ser percorridas 24 horas por dia.
Mapas: no site do Instituto Água e Terra.
O acesso ao espaço se dá a partir das 8h até 17h, de segunda a sexta, e aos fins de semana, com agendamento, segundo funcionamento do atendimento. Os visitantes de Curitiba chegam ao Parque do Palmito via BR-277, acessando a PR-407 (estrada das praias) e seguindo em direção ao Balneário Praia de Leste. São três trilhas no local: do Jacu, Neuton e Trilha Interpretativa. Esta última é a mais acessada, com 1620m pela Floresta Atlântica. Na fauna local, podem ser vistas árvores de grande porte, inclusive o palmito. Todas são sinalizadas.
A trilha é leve e fácil de percorrer, seguindo as indicações da administração.
Mapa: no site do Instituto Água e Terra.
Indicações gerais
– Leve água para manter-se em hidratado;
– Leve alimento, especialmente nas trilhas mais longas. Evite pacotes e guarde seu lixo para descarte correto. Não deixe lixo nas trilhas;
– Use protetor solar e valorize também boné ou chapéu;
– Use repelente;
– Escolha calçados fechados para trilhas no meio da natureza. Para o Pico Marumbi, é recomendável em especial o uso de botas ou perneiras, pois nessa época do ano há presença de serpentes;
– Confira sempre a previsão do tempo: muitas trilhas não têm acesso em caso de chuva, e o Pico Marumbi pode ficar fechado até mesmo em caso de chuva na Estrada da Graciosa, por risco de cabeça d’água;
– Acesse apenas as trilhas indicadas e evite atalhos que podem não ter a mesma segurança;
– Faça cadastro nas centrais de visitantes a cada trilha, que são garantia em caso de socorro;
– Evite caminhar sozinho ou em grupos muito grandes;
– Em caso de acidente, busque a administração dos parques;
– Ideal ter kit de primeiros socorros;
– Telefone dos Bombeiros: 193.
Atividades proibidas:
– Ingresso de animais domésticos;
– Fumar;
– O consumo de bebidas alcoólicas;
– Acampar
– Não são permitidos equipamentos que causem distúrbios sonoros na área;
– Qualquer tipo de comércio ambulante na área do Parque;
– Andar de carro ou moto fora do estacionamento;
– O abandono de lixo, detritos de qualquer natureza ou outros materiais que maculem a integridade paisagística sanitária ou cênica da área;
– Sair fora das trilhas previamente demarcadas e sinalizadas;
– A prática de atos que possam provocar incêndios na área (fogueiras e churrascos);
– Porte de facas, facões, foices, assim como de quaisquer outras ferramentas manuais de corte, armas de fogo, motosserras e equipamentos que causem distúrbios sonoros na área;
– Coletar, depredar, entalhar e desgalhar as espécies arbóreas mantidas nas diversas áreas do Parque;
– Caçar, pescar, coletar e apanhar peças do meio físico e de espécimes da flora e da fauna em todas as zonas de manejo, ressalvadas aquelas com finalidades científicas, desde que autorizadas pelo IAT – Diretoria do Patrimônio Natural (DIPAN);
– A entrada de pessoas, veículos e equipamentos dentro do Parque não autorizados pelo IAT;
– Alimentar e assustar os animais;
– Andar sobre trilhos.
O Governo do Paraná promove ações gratuitas a toda a população no Verão Maior Paraná. De dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, são centenas de atividades nas praias e cidades do litoral do estado e arredores. Oficinas criativas, brincadeiras, exposições, arte, ações lúdicas e de conscientização ambiental e de saúde fazem parte da agenda, que tem ainda muito esporte e shows com nomes locais e nacionais dos mais diferentes estilos. Informações sobre o Verão Maior Paraná disponíveis no site oficial.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.