O verão estimula as aventuras em espaços abertos e maior conexão com a natureza. Uma ótima pedida é aproveitar as várias trilhas disponíveis para fazer no litoral paranaense. São opções que variam de trajetos e dificuldades, ideais tanto para os mais experientes quanto para aqueles que estão começando no ecoturismo.
Confira dicas do Verão Maior Paraná, organizado pelo Governo do estado, em parceria com o Curitiba Cult, para dar o primeiro passo nessas aventuras pelas trilhas do litoral paranaense.
Lembrando que, em caso de chuva ou condições desfavoráveis, é desaconselhável fazer trilhas, a direção dos parques pode manter fechado o acesso os espaços caso necessário.
Um dos mais famosos picos do estado fica em Morretes. O Pico Marumbi é conhecido pelos amantes de trilhas, tem diferentes acessos que chegam a rios e a cachoeira Salto dos Macacos. Por contar com trilhas mais difíceis e extensas, tem limite de entrada: é possível adentrar ao parque a partir das 5h até as 9h. A trilha Rochedinho, que é mais fácil, pode ser liberada até o início da tarde, mas isso depende das condições climáticas.
Trilha Noroeste: acessos e tempos de subida
– Abrolhos: 3h, alta dificuldade
– Ponta do Tigre: 4h, alta dificuldade
– Gigante: 4h30, alta dificuldade
– Olimpo: 5h, alta dificuldade
Trilha Frontal: acessos e tempos de subida
– Cachoeira dos Marumbinistas: 1h, baixa dificuldade
– Olimpo: 4h, alta dificuldade
Trilha Rochedinho: 40 min, baixa dificuldade.
É proibido andar sobre os trilhos do trem.
Mapa: no site do Instituto Água e Terra.
As trilhas de acesso ao Rio da Onça são menores e tem grau de dificuldade menor, ideais para quem está começando. São caminhos planos e bem demarcados, de fácil acesso, em um circuito de 1,5 km em cinco trilhas. Em frente ao Centro do Visitante (R. Argentina, 99) começa a Trilha Grande. No meio do caminho, há o Mirante das Bromélias, com vista para copas de árvores.
O Parque Estadual Rio da Onça está a a aproximadamente 110 km de distância de Curitiba, ao norte de Matinhos. O acesso é pela PR-412 no Balneário Riviera II. O atendimento do Centro do Visitante é de segunda a quarta, das 8h às 17h.
Mapa: no site do Instituto Água e Terra.
As trilhas de Ilha do Mel costumam ser de fácil acesso, cruzando pontos diferentes do local. Como só é permitido circular na ilha a pé ou de bicicleta, os caminhos são de acesso prático para trilheiros, que costumam andar de chinelo para chegar às praias. Há opções nos dois lados da ilha, de Encantadas e de Brasília, com as mais variadas dificuldades, que podem ser seguidas com auxílio de sinalização.
De Nova Brasília para Encantadas: 4,8 km; tempo estimado: 2h
De Nova Brasília para o Farol: 1,6 km; tempo estimado: 30 min
De Nova Brasília para Fortaleza: 4 km; tempo estimado: 1h
De Encantadas para o Farol: 6,4 km; tempo estimado: 2h30
De Encantadas para Fortaleza: 8,8 km; tempo estimado: 3h30
As trilhas podem ser percorridas 24 horas por dia.
Mapas: no site do Instituto Água e Terra.
O acesso ao espaço se dá a partir das 8h até 17h, de segunda a sexta, e aos fins de semana, com agendamento, segundo funcionamento do atendimento. Os visitantes de Curitiba chegam ao Parque do Palmito via BR-277, acessando a PR-407 (estrada das praias) e seguindo em direção ao Balneário Praia de Leste. São três trilhas no local: do Jacu, Neuton e Trilha Interpretativa. Esta última é a mais acessada, com 1620m pela Floresta Atlântica. Na fauna local, podem ser vistas árvores de grande porte, inclusive o palmito. Todas são sinalizadas.
A trilha é leve e fácil de percorrer, seguindo as indicações da administração.
Mapa: no site do Instituto Água e Terra.
Indicações gerais
– Leve água para manter-se em hidratado;
– Leve alimento, especialmente nas trilhas mais longas. Evite pacotes e guarde seu lixo para descarte correto. Não deixe lixo nas trilhas;
– Use protetor solar e valorize também boné ou chapéu;
– Use repelente;
– Escolha calçados fechados para trilhas no meio da natureza. Para o Pico Marumbi, é recomendável em especial o uso de botas ou perneiras, pois nessa época do ano há presença de serpentes;
– Confira sempre a previsão do tempo: muitas trilhas não têm acesso em caso de chuva, e o Pico Marumbi pode ficar fechado até mesmo em caso de chuva na Estrada da Graciosa, por risco de cabeça d’água;
– Acesse apenas as trilhas indicadas e evite atalhos que podem não ter a mesma segurança;
– Faça cadastro nas centrais de visitantes a cada trilha, que são garantia em caso de socorro;
– Evite caminhar sozinho ou em grupos muito grandes;
– Em caso de acidente, busque a administração dos parques;
– Ideal ter kit de primeiros socorros;
– Telefone dos Bombeiros: 193.
Atividades proibidas:
– Ingresso de animais domésticos;
– Fumar;
– O consumo de bebidas alcoólicas;
– Acampar
– Não são permitidos equipamentos que causem distúrbios sonoros na área;
– Qualquer tipo de comércio ambulante na área do Parque;
– Andar de carro ou moto fora do estacionamento;
– O abandono de lixo, detritos de qualquer natureza ou outros materiais que maculem a integridade paisagística sanitária ou cênica da área;
– Sair fora das trilhas previamente demarcadas e sinalizadas;
– A prática de atos que possam provocar incêndios na área (fogueiras e churrascos);
– Porte de facas, facões, foices, assim como de quaisquer outras ferramentas manuais de corte, armas de fogo, motosserras e equipamentos que causem distúrbios sonoros na área;
– Coletar, depredar, entalhar e desgalhar as espécies arbóreas mantidas nas diversas áreas do Parque;
– Caçar, pescar, coletar e apanhar peças do meio físico e de espécimes da flora e da fauna em todas as zonas de manejo, ressalvadas aquelas com finalidades científicas, desde que autorizadas pelo IAT – Diretoria do Patrimônio Natural (DIPAN);
– A entrada de pessoas, veículos e equipamentos dentro do Parque não autorizados pelo IAT;
– Alimentar e assustar os animais;
– Andar sobre trilhos.
O Governo do Paraná promove ações gratuitas a toda a população no Verão Maior Paraná. De dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, são centenas de atividades nas praias e cidades do litoral do estado e arredores. Oficinas criativas, brincadeiras, exposições, arte, ações lúdicas e de conscientização ambiental e de saúde fazem parte da agenda, que tem ainda muito esporte e shows com nomes locais e nacionais dos mais diferentes estilos. Informações sobre o Verão Maior Paraná disponíveis no site oficial.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro