Curitiba é mesmo uma capital europeia, não é? Cheia de lugares encantadores e charmosos, e, claro, pelo frio que anda de rachar! Para isso, nada melhor que: COMER!

Dá sim uma certa preguiça de sair com as temperaturas baixas, confesso, por isso nesta época do ano eu dou uma caprichada no estoque da despensa (hoje foi dia de mercado) e, quando saio para almoçar ou jantar, dou preferência aos lugares mais aconchegantes. Ontem tive a oportunidade de conhecer um que sem dúvida já entrou na minha lista de queridinhos: Alfredo’s Gallery – o original, da Itália, único no país. Foi emocionante comer o Fettuccine Alfredo com o time simpático da casa contando a história do prato! Vou falar mais sobre ele por aqui em outra semana.

Durante a semana, para manter a forma: marmita e restaurantes por quilo são a salvação da minha dieta. E, claro, sem falar de café! MUITO CAFÉ.

Preparei uma série de dicas para esta época deliciosa na nossa capital: lugares para nos aquecer neste inverno. Vou começar com uma dica de três lugares pequenos e charmosos, que vão encantar os dias cinzentos (e também os ensolarados, porque frio com sol é VIDA) com seu charme e ótima gastronomia.

Vamos nessa?

1 – Armazém Português

Comporta poucas pessoas, atendimento quase que exclusivo. Há pouco começou a atender no jantar e achei a cara do inverno. Lá comi o melhor bolinho de bacalhau da vida (sem exageros) e uma posta de bacalhau com batatas ao murro que foi uma das melhores que já experimentei na cidade. A carta de vinhos, para mim, foi o ponto alto da noite: você levanta e escolhe na pequena adega, separada por países, e pronto: é só abrir e apreciar! Merece MUITO sua visita. Além disso, um empório te dá a felicidade de levar produtos do restaurante para sua casa. Já ia esquecendo: Custo X benefício – em épocas de crise, um restaurante português com preço justo é louvável. 🙂

Onde é: Rua Moysés Marcondes, 440 – Juvevê
Horário de funcionamento: Terça, das 10h às 19h / de quarta a sábado, das 10h às 24h e aos domingos, das 11h às 16h.
Reservas: (41) 3311-2772

IMG_1934

2 – Sel Et Sucre

Da querida chef Kika Marder – chef 5 estrelas pelo prêmio Bom Gourmet da Gazeta do Povo, o Sel Et Sucre é um bistrô de culinária francesa que só abre na hora do almoço! Kika ama cozinhar, gosta de comida com tempero, aromatizada com ervas frescas, bem preparada e bem apresentada. Tudo isso é notável desde a apresentação da mesa até a degustação do último prato do menu. O ambiente delicadamente decorado faz com que você se sinta em algum lugar nas vielas de Paris. Não deixem nunca, na vida, de provar o cheesecake de doce de leite. Por mais lugares como este, POR FAVOR!!!

Onde é: Al. Presidente Taunay, 396
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 11h às 17h.
Reservas: (41) 3077-6647

Sel Et Sucre

Sel Et Sucre

3 – Limoeiro

O restaurante é pequeno, confortável e com aparência rústica. A culinária italiana assemelha-se com casa de vó, sabe? Por isso acho a cara do inverno. Mesas de madeira e o colorido dão alegria e informalidade ao lugar! Os pratos são tão deliciosos quanto LINDOS. A apresentação é digna de altíssima gastronomia – o sabor também, claro. Vale muito a visita e ir com calma, para pedir entrada, prato principal e sobremesa! Participa do Restaurant Week, então que tal provar hoje mesmo???

Onde é: Av. Mal. Humberto de Alençar Castelo Branco, 669 – Jardim Social
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 11h30 às 15h30 e 18h às 23h / domingos somente no almoço.
Telefone: (41) 3014-8014

Limoeiro

Limoeiro

Conhece algum pequeno e charmoso? Compartilhe conosco! Uma ótima semana e até domingo que vem.