The Pretenders levanta o público curitibano em show inédito

The Pretenders em Curitiba - Chrissie Hynde. Foto: Hay Ramos/RW 7 Production & Entertainment.
Foto: Hay Ramos/RW 7 Production & Entertainment

Curitiba recebeu na noite de terça-feira (20/05) a banda The Pretenders, em um Teatro Positivo quase lotado. O grupo, formado no fim dos anos 1970, entre os Estados Unidos e a Inglaterra, deixou sua marca com sucessos como “Don’t Get Me Wrong” e lança novidades até hoje. O repertório mesclando as diferentes fases fez o público levantar das cadeiras diversas vezes.

“Put Your Phone Away!”

A vocalista Chrissie Hynde, uma das fundadoras e única integrante desde a formação, mantém vivo o espírito do rock. Ela entra em cena sem grandes cerimônias junto com a banda, acena ao público e já avisa: não quer ver celulares. Enquanto toca a primeira música, “Hate For Sale” (do álbum de mesmo nome, de 2020), ainda fala mais vezes: “Put Your Phone Away!” (algo como “guarde seu celular!”), especialmente para o público em frente ao palco.

O show começou tímido, passando de uma música a outra sem grandes cerimônias. Chrissie ainda lançava elogios à Curitiba e à plateia. O palco com cenário simples, com alguns tecidos longos refletindo as cores das luzes, ainda não havia sido dominado. Aos poucos, a vocalista e a banda vão tomando o espaço.

Homenagens

A cantora dedicou “Kid” aos ex-membros do Pretenders falecidos, James Honeyman-Scott e Pete Farndon. Depois, tocou “The Buzz” (também do disco “Hate For Sale”) em homenagem a Johnny Thunders do New York Dolls. Não só nas homenagens, mas também na atitude, Chrissie demonstrou a ligação da banda com o punk, ainda que tenha se consagrado mais no new wave. E a plateia foi se animando e seguindo a cantora, aumentando a animação.

Enquanto tocavam “Private Life”, composição de Chrissie (que ganhou notoriedade na voz de Grace Jones), o guitarrista James Walbourne tocou o primeiro solo. O músico aproveitou seu momento para brilhar, arrancando aplausos acalorados da plateia.

Emocional

A líder da banda anunciou que faria algo que não fazia muito tempo e cantou a emocional “Hymn To Her”. Ali, foi o momento em que mais mostrou manter sua potência vocal tanto quanto a paixão pelos palcos. A partir desse momento, até o palco mudou. A iluminação melhorou, ganhando mais dinamismo, saindo do estático inicial e criando, finalmente, uma paisagem digna do show.

The Pretenders em Curitiba. Foto: Hay Ramos/RW 7 Production & Entertainment.

The Pretenders em Curitiba. Foto: Hay Ramos/RW 7 Production & Entertainment.

A aguardada “Don’t Get Me Wrong” não foi a última, como costumam fazer artistas internacionais, guardando o grande hit para o final. O público ainda levantou para essa e outras faixas como “Back on The Chain Gang” e “Middle of The Road”. A banda deixou o palco para logo depois voltar para o bis. Ou melhor, um quádruplo bis. Chrissie cantou “Forever Young”, de Bob Dylan, “Message of Love”, “I’ll Stand By You” e encerrou com “Precious”. A vocalista mostrou não só a ótima escolha nos novos músicos da banda como de repertório – mesmo com canções pouco conhecidas e de discos recentes, manteve a animação e o trabalho vocal. The Pretenders deixa Curitiba com o rock ecoando desde décadas até hoje.

Por Brunow Camman
21/05/2025 16h58

Artigos Relacionados

Entrevista com Chrissie Hynde: The Pretenders vem a Curitiba em maio

Lendário guitarrista de jazz Pat Metheny se apresenta em Curitiba