“The Mango Tree”: espetáculo discute arquétipos femininos e teatro do absurdo

The Mango Tree. Foto: Vitor Dias.
Foto: Vitor Dias

A nova comédia escrita por Leonarda Glück chega aos palcos de Curitiba em setembro. De 05 a 22 de setembro, o Teatro José Maria Santos recebe “The Mango Tree” (“A Árvore de Manga”, em português). Usando a linguagem que flerta com teatro do absurdo, o texto trata de questões femininas nos dias atuais. As apresentações são gratuitas com ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações. As sessões acontecem de quarta a sexta-feira, às 20h, sábados às 16h e 20h, e domingos, às 16h e 19h.

Três arquétipos

O elenco traz três grandes nomes do teatro atual: Flávia Imirene, Saravy e Katia Horn. Elas protagonizam o espetáculo interpretando uma escritora decadente, uma aspirante a atriz de Hollywood e uma ex-atriz pornô cleptomaníaca, que se reúnem para uma festa que nunca acontece. O trio revive memórias do passado enquanto protegem um pomar onde há um pé de mangas.

Nomes como Eugène Ionesco e Qorpo Santo, ícones do teatro do absurdo, inspiram o texto de Leonarda, escrito originalmente em 2004 e repaginado para a atualidade. Assim, “The Mango Tree” combina referências pop dos anos 1990 e dos dias de hoje. “O teatro do absurdo acabou ignorado no decorrer da história teatral, e eu acredito que não há nada mais absurdo que os dias atuais, que são um prato cheio para a dramaturgia nacional”, opina a dramaturga.

Visual

O aspecto visual da peça remete à manga, com tonalidades que passeiam pelo laranja, verde e roxo. Isso é refletido na cenografia de Guenia Lemos e nos figurinos de Fabianna Pescara e Renata Skrobot, assim como na iluminação de Nadja Naira e Wagner Corrêa. Jo Mistinguett completa a equipe com a criação de um trilha sonora original e direção de movimento de Katia Drumond.

A montagem integra o projeto Dramaturgia TransCuritibana numa parceria de Leonarda Glück com a Pomeiro Gestão Cultural, fomentando a presença de pessoas trans no cenário teatral e dramatúrgico da cidade. O projeto terá ainda um laboratório de dramaturgia para pessoas trans, leituras públicas e um e-book publicado com trechos produzidos pelas pessoas participantes.

SERVIÇO – Espetáculo “The Mango Tree”

Quando: de 05 a 22 de setembro de 2024

Horário: sessões de quarta a sexta-feira, às 20h, sábados, às 16h e 20h, e domingos, às 16h e 19h.

Onde: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655)

Quanto: gratuito; distribuição de ingressos uma hora antes das sessões.

Classificação: 16 anos.

Por Brunow Camman
26/08/2024 17h18

Artigos Relacionados

Seminários de dança discutem mercado de trabalho em Curitiba

Espetáculo drag inspirado em musicais tem sessão única em Curitiba