Valorizar os momentos que fazem a diferença em nossas vidas, é essa a ideia que Thaeme e Thiago pretendem transmitir através do CD e DVD “Ethernize – Ao Vivo”, que chega às lojas e plataformas digitais pela Som Livre este mês.

Gravado no dia 6 de dezembro do ano passado, em Curitiba (PR), o show contou com a presença de um público de mais de 30 mil pessoas e com um personagem até então não programado no roteiro: a chuva. “Quando levantei e vi que estava chovendo, e não era aquela chuva que parecia que ia parar, fiquei em pânico!”, desabafa Thaeme. “A chuva atrapalha na maioria dos casos, mas no nosso DVD ela acabou somando e deixando o trabalho ainda mais bonito”, conta Thiago. A coincidência não poderia ser mais relevante. A suntuosa introdução apresenta os quatros elementos – água, terra, fogo e ar – e os associa à nossa existência eterna. Aliás, o título do álbum, “Ethernize”, além de todos esses significados, faz uma menção ao TH presente nos nomes de Thaeme e Thiago.

A parte técnica e conceitual foi cuidadosamente planejada. Projeções em 3D dão a sensação de vários cenários paralelos. Elementos gráficos foram desenvolvidos para serem fundidos a esse conteúdo e a iluminação toda em LED e sound effects, sincronizados como no cinema, complementaram a grandiosidade do DVD que chega repleto de inovações tecnológicas.

A primeira faixa do DVD, “O Que Acontece na Balada”, dita o ritmo do trabalho que tem a direção e produção musical assinada por Thiago Bertoldo e Ray Ferrari. “Toda a produção musical e elaboração dos arranjos foram pensadas como um todo. O objetivo era deixar tudo uniforme, com um início, meio e fim, sempre pensando no produto final”, explica Thiago. Além do grande sucesso da dupla, as músicas “Bem Feito” e “Coração Apertado” também ganharam uma releitura, assim como “Amiga Parceira”, hit de Pikeno e Menor. O restante, são todas canções inéditas. “Nosso propósito é sempre surpreender o público e manter o nível da dupla. É um grande desafio, por isso nosso maior cuidado é em torno do repertório”, esclarece Thaeme. Inclusive, a dupla revela que começou a escolher o repertório deste DVD logo após a conclusão do trabalho anterior. Músicas que até então não haviam sido liberadas foram autorizadas e puderam fazer parte das 20 faixas do DVD e das 14 do CD.

“Pra Ter Você Aqui”, escolhida como primeira música de trabalho, e “Traição Não É Acidente” reforçam todo o romantismo da dupla com letras apaixonantes e melodias contagiantes. Em “Igreja ou Barzinho” e “Nunca Foi Ex” a animação corre solta e coloca todo mundo para dançar. “A gente gosta de transitar pelos dois estilos, o amor é e sempre vai ser universal e acredito que a consagração de um artista é quando ele interpreta uma música romântica, mas nosso show é extremamente animado e o lado bagunceiro também faz parte da nossa verdade musical”, complementa Thaeme.

As participações especiais se destacam. Na faixa “Fica Louca” Thaeme e Thiago dividem o palco com Gusttavo Lima. O convite, prontamente atendido, partiu de Thiago quando ele foi prestigiar o show do amigo em um dia de folga. No caso da dupla Rick e Nogueira, Thaeme e Thiago sempre gostaram da canção “Ponto Fraco” gravada no CD deles, e foi a partir daí que eles decidiram gravar a música e chamá-los para compartilhar esse momento. A faixa-título, composta especialmente para esse projeto, conta com a emocionante participação da irmã da Thaeme e dos irmãos do Thiago, fechando com chave de ouro o repertório do álbum. Além de “Ethernize”, Thaeme assina mais duas faixas e Thiago quatro, sempre dividindo a criação com outros parceiros.

Foto: Fernando Hiro