Destaque durante o Festival de Curitiba, a Tenda Ave Lola encerra suas apresentações em junho. A trupe faz uma turnê de “Cão Vadio” entre os dias 20 a 30, de quinta a domingo, com sessões com audiodescrição e libras nos dias 21 e 28. Depois das apresentações, Ave Lola segue para uma turnê no Rio de Janeiro e São Paulo. O espetáculo tem ingressos no formato Pague o quanto puder, instituída com o intuito de democratizar o acesso à arte.
“Cão Vadio” usa o realismo fantástico como ponto de partida. Típico da literatura latino-americana, o gênero foi consagrado por escritores como Juan Rulfo e Julio Cortázar. A peça acompanha personagens que se encontram na borda do mundo, um lugar para alguns fogem, outros se escondem, outros até foram levados à força. Intercalando números e cenas, tem dramaturgia original de Ana Rosa Genari Tezza, com trechos de obras de Gabriel García Marques, Jorge Luis Borges, Mario Vargas Llosa, Shakespeare e Tchekhov.
“O espetáculo trata de temas atuais, mas também atemporais, como as questões migratórias e de fronteiras, a intolerância, a violência e a dificuldade de comunicação gerada pelas diferentes realidades sociais. Mesmo com essa temática densa, a peça tem pitadas de humor, ironia e poesia”, conta a diretora Ana Rosa. São oito atores em cena e dois músicos, que trazem elementos de cabaré aliados ao teatro de bonecos.
A Tenda Ave Lola foi montada em 2021 como alternativa ao teatro fechado, para retomar espetáculos presenciais seguindo protocolos sanitários da época da pandemia. A experiência cultural acabou cativando o público, se mantendo até 2024 e recebendo espetáculos elogiados como “Sonho de Uma Noite de Verão”, no Festival de Curitiba deste ano. Agora, a Tenda encerra as atividades. Depois da capital paranaense, “Cão Vadio” segue para São Paulo e Rio de Janeiro.
O espaço cultural vem se consolidando no cenário local há mais de dez anos. Hoje, extrapola as barreiras do teatro, tendo produzido também livros, exposições, oficinas e articulações até com artistas internacionais. Desde sua fundação em 2010, já conquistou 34 prêmios.
Quando: de 20 a 30 de junho de 2024
Horários: quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
Sessões com libras e audiodescrição: 21 e 28 de junho, às 20h
Quanto: Pague o quanto vale
Ingressos: distribuídos por ordem de chegada
Onde: Tenda Ave Lola (R. Marechal Deodoro, 1227)
Classificação indicativa: 16 anos
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.