Atman, peça teatral com dramaturgia textual de Patricia Kamis, estreia no Teatro Novelas Curitibanas hoje, dia 11 de setembro, e faz temporada gratuita durante um mês, de quinta a domingo, sempre às 20 horas. A peça surge no trânsito entre teatro, artes visuais e instalação sonora.
Repleto de imagens textuais, o trabalho convida o espectador a uma viagem ao seu universo imaginário, onde a sensação de existir é latente e pulsa. Em tempo: a palavra título do trabalho guarda no seu significado o eu essencial.
Atman é constituída de frases, momentos, sensações, que se apresentam com velocidade e volubilidade. À medida que esses fragmentos de diálogos vão se avolumando, surge a impressão de que tudo está sendo projetado em uma tela e que somente esta tela é real. A partir disso, emergem possibilidades para examinar a pretensa solidez das relações sociais, dos sentimentos, dos pensamentos.
A peça se cria com a soma de diversas especificidades da criação artística que, coerentes (não coincidentes), montam a dramaturgia do trabalho. Tudo é para ser experimentado: a relação com o cenário, com a luz, com as palavras, com os sons… Tudo afeta e é afetado.
Atman é uma experiência sensorial que acontece em tempo real, na relação entre elementos cênicos e espectador.
Quando: de quinta a domingo a partir do dia 11 de setembro
Onde: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco)
Horário: 20h
Quanto: gratuito
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?