Aconteceu em Curitiba no dia 05 de março o TEDx Praça Santos Andrade, sobre educação, que reuniu 10 das mentes mais inovadoras, referências na área de educação e uma plateia formada por 100 pessoas previamente selecionadas entre as mais de 1500 inscritas. As palestras foram transmitidas ao vivo, por livestreaming, no site do evento para mais de 6 mil pessoas.
O TEDx é um programa de eventos locais sem fins lucrativos. Organizado de forma independente e que reúne pessoas para dividir suas experiências ao estilo TED e espectadores para aprender e espalhar todas as ideias com amigos, família e comunidade. Para que tudo o que foi falado atinja o maior número de pessoas daqui pra frente, o lema é: “Novas formas de Ensinar e Aprender”.
É designer é educadora, além de criadora e conectora. Com dois mestrados pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) em Tecnologias Políticas para Sistemas Educacionais e Engenharia Mecânica com Ênfase em Design de Produto. Hoje trabalha dentro de um dos principais centros de inovação da MIT, construindo o futuro da educação. Suas pesquisas visam descobrir como o Design pode ser ensinado para quem não é designer, para que estes promovam inovações em sistemas educacionais.
PALESTRA: foi um relato de suas experiências pessoais e sua forma de criar. Ela usa uma câmera GoPro no pescoço e grava tudo o que se passa no seu dia. Acredita que devemos ser curiosos e criadores e que todas as experiências de todos, mesmo as corriqueiras, são valiosas.
É fundador da Aldeia Coworking e cofundador da A Grande Escola. Estudou Inovação e Design Thinking na Universidade de Stanford, no Vale do Silício. Graduado em publicidade e Mestre em Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor pela UFPR, trabalha com projetos de empreendedorismo, inovação e educação empreendedora. Em 2012 foi convidado para fazer parte da Global Shapers Community, iniciativa do Fórum Econômico Mundial que visa conectar jovens de alto potencial de transformação.
PALESTRA: sobre um novo ideal da educação. Acredita que o ensino como é passado hoje está defasado, pois teve seu modelo criado a partir da Revolução Industrial com regras e conteúdos. Segundo ele, a educação hoje deveria valorizar mais as experiências pessoais dos alunos. Ele confia na importância de trazer cada vez mais a mentalidade da transformação às experiências educacionais.
É psicóloga e consultora educacional. Especialista em questões relacionadas à família e à escola, também é colunista da Folha de São Paulo e da Rádio Band News FM. Através de seus livros, artigos e consultorias em empresas e escolas, ela fala sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola na educação.
PALESTRA: falou sobre os novos modelos familiares e velhas ideologias das escolas. Acredita que existe um conflito entre os diferentes tipos de famílias e as escolas que não entendem a subjetividade de cada núcleo familiar. Afirma que, para se ter uma boa relação com os pais, essa relação precisa ser solidária, pois alunos são diferentes de filhos; respeitosa e democrática, a escola precisa ouvir e considerar os pontos de vista dos pais. Também acredita que conteúdo não é conhecimento, um é quantidade e o outro é complexidade. Ela diz:“É conversando que a gente se desentende, conflita e produz.”
É um garoto de 13 anos que brinca de programar no computador desde criança. Criado numa família construtivista, Aruni aprendeu a não ter medo. Aruni estuda numa escola tradicional. Em casa, porém, ele estuda não só o que a escola propõe, mas também seus assuntos de interesse, tais como urbanismo, ambientalismo, arquitetura e busologia.
PALESTRA: falou sobre como deveria ser o ensino, baseado em experiências marcantes na vida dos alunos, dentro e fora da escola. Acredita que um modelo melhor de ensino seria a cocriação das aulas entre professores e alunos. A troca de conhecimento em uma roda de discussão. E incentiva a todas as crianças a criarem.
É Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e especialista em Música e Alfabetização. Fundador da “Escola da Ponte”, em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, onde coordenou o projeto “Fazer a Ponte” entre 1976 e 2004. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal e coordenador do: “Educação para Todos”, projeto desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Em 2007 mudou-se para o Brasil e desde então mobiliza pessoas que acreditam na transformação democrática por meio da educação, da integração comunitária e das artes.
PALESTRA: relatou como atua na área. Ele disse que perguntava aos alunos o que eles gostariam de fazer, dando-lhes autonomia intelectual. Acredita em estudos com propósitos que fazem sentido, assim os alunos aprenderiam melhor. Afirma que a educação tem 3 pilares: autonomia, solidariedade e responsabilidade. Seu caminho foi trilhado através de sua intuição e seu amor pelos alunos e pela educação.
É Diretor-Executivo e Cofundador da ASID Brasil, organização pela qual recebeu os prêmios: “Empreendedor Social de Futuro”, da folha de São Paulo, e “Jovens Inspiradores” da revista Veja. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná, cursou também o “Programa Dignidade – Redução da Desigualdade Social”, na Fundação Dom Cabral, e os Programas Executivos “Strategic Perspectives in Non Profit Management” na Harvard Business School e “Social Entrepreneurship” na INSEAD.
PALESTRA: Sua palestra foi sobre sua luta pela igualdade das pessoas com deficiência. A partir de sua experiência pessoal com uma irmã com Síndrome de Down, que teve um diagnóstico de que nunca poderia ter uma vida normal, a família lutou para transformar a realidade dela e ele se interessou pela causa e começou a ajudar organizações com interesses semelhantes. Acredita na Liberdade, Criatividade e Acreditar que é possível.
“Imagine uma sociedade onde cada um de nós fizesse isso pelos outros. Imagine uma sociedade se você fizesse isso por alguém.” (Alexandre Amorim)
Lidera a F123, uma iniciativa para aumentar o acesso à educação e ao emprego para pessoas com deficiência visual. Ele tem ampla experiência com projetos nas áreas de redução de pobreza, tecnologia, e deficiência. Antes disso foi Diretor Adjunto do Banco UBS em Zurique. Também trabalhou no Centro de Comércio Internacional UNCTAD/OMC, agência da ONU em Genebra, onde desenvolveu a primeira metodologia para a inclusão de pessoas com deficiência na exportação de serviços. Fernando também liderou o desenvolvimento, em Nova Iorque, do eSightCareers, o primeiro serviço na web de apoio para melhorar as oportunidades de pessoas com deficiência visual. Ele é graduado pela Universidade de Cornell e fez mestrado na Universidade de Georgetown.
PALESTRA: contou sua história pessoal e aforma que a deficiência visual nunca foi impeditivo para ele lutar pelos seus ideais. Acredita que, apesar das dificuldades, tudo depende da iniciativa do indivíduo.
É presidente da Organização de Desenvolvimento do Potencial Humano (ODPH), instituição voltada para a educação de crianças residentes na comunidade Vila Torres. Quando tinha 16 anos recebeu um convite para participar de um projeto que atraísse a atenção de crianças e adolescentes, que são alvo do tráfico de drogas da região. A ideia era acolhê-los e tirá-los das ruas. Acredita que o necessário é o acolhimento, aconselhamento, confiança e determinação.
PALESTRA: contou sua história pessoal com a comunidade, disse que convidava as crianças que encontrava pelo caminho para ler histórias na praça com ela. Acredita que todos recebem muitos convites na vida, mas devemos selecionar os melhores. “Todos podem fazer mais”.
É sócia e diretora da Maria Farinha Filmes. Pós graduada em Produção Executiva e Distribuição para Cinema, TV e novas mídias na New York Film Academy, em Los Angeles, e na University of Arts em Londres. Trabalhou na 20th Century Fox e Lionsgate. Entre seus filmes, os premiados que se destacam são: “Teus Olhos Meus”, “Minutos Atrás”, “Muito Além do Peso”, “Tarja Branca”, “Bikes vs. Carros” e “Território do Brincar”.
PALESTRA: iniciou assim: “Será que a gente poderia mudar o mundo sentado no sofá, assistindo um filme e comendo pipoca? (…) Os filmes podem sim inspirar transformações reais.” Ela acredita que filmes são inspiração, emoção e informação. A mudança no mundo se dá a partir da mistura de filmes relevantes e pessoas interessadas.
É membro fundador da Grande Roda de Tambores, percussionista e professor de percussão. Acredita que tambores pode trazer disciplina para as pessoas.
PALESTRA: de um jeito bem extrovertido colocou a plateia para batucar e sentir o ritmo dos chocalhos.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.
Data de lançamento: 09 de janeiro.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
Peça por Peça é uma autobiografia de Pharrell Williams, dirigido por Morgan Neville. A narrativa acompanha o cantor em seu processo imaginativo e criativo usando o Lego para construir sua história e o seu desenvolvimento artístico. Cada construção da sua vida no Lego é uma representação à partir de um marco criativo diferente. Pharrell estava desinteressado em fazer um filme tradicional sobre sua vida, então decidiu contar sua história de forma que libertasse a imaginação do público e a tornando acessível para qualquer idade. Desenvolvido a partir de sua visão singular, Peça por Peça define gêneros e expectativas para transportar o público para um mundo Lego onde tudo é possível.
Data de lançamento: 09 de janeiro.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
Em meio à turbulência política de Teerã, desencadeada pela morte de uma jovem, Iman, recém-promovido a juiz de instrução, enfrenta uma batalha interna contra a paranoia e o esgotamento mental. A pressão de sua nova posição e os eventos inquietantes que o cercam o empurram para um estado de vigilância constante. Quando sua arma pessoal desaparece misteriosamente, Iman começa a desconfiar de sua própria família, especialmente de sua esposa e filhas. Consumido pela suspeita, ele impõe regras rígidas e medidas extremas que rapidamente minam os laços familiares e levam todos ao limite. A trama aborda temas como poder, desconfiança e os impactos psicológicos das crises sociais. Enquanto Iman tenta equilibrar seu papel como juiz em um cenário politicamente carregado, ele se vê perdido entre o dever profissional e as consequências devastadoras de suas escolhas pessoais. O desaparecimento da arma se torna um catalisador para revelar não apenas os segredos ao seu redor, mas também os efeitos corrosivos de sua paranoia sobre as relações que mais importam. Com uma narrativa intensa e provocativa, o enredo questiona até onde a pressão pode levar uma pessoa e como isso pode transformar a dinâmica de uma família em tempos de crise.
Data de lançamento: 09 de janeiro.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
RM: Right People, Wrong PlaceRM: Right People, Wrong Place é um documentário revelador, onde o líder do BTS, RM (ou Kim Namjoon), compartilha sua jornada íntima enquanto navega pelo estrelato global e trabalha em seu segundo álbum solo, Right Place, Wrong Person. Em busca de autoconhecimento e autenticidade, RM reflete sobre os desafios e sentimentos que moldam a sua vida pessoal e artística. Pela primeira vez, ele se permite ser verdadeiramente honesto consigo mesmo, revelando histórias e emoções até então desconhecidas por seus fãs. Acompanhando sua jornada criativa por diversas cidades ao longo de 2023, o documentário oferece um vislumbre único de sua busca pela verdade e pela conexão com o público. RM dá um passo à frente, abrindo a porta para compartilhar quem ele realmente é, além do ícone global que todos conhecem.
Data de lançamento: 09 de janeiro.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
Em Meu Bolo Favorito, uma senhora de 70 anos chamada Mahin (Lili Farhadpour) vive sozinha em Teerã após a morte do marido e a ida da filha para a Europa. Seguindo sua rotina, regando as plantas, lavando as louças, vendo televisão à noite, Mahin é uma mulher solitária. Um dia, ela decide acompanhar suas amigas num chá da tarde e reencontra o ânimo para deixar a solidão para trás e recomeçar sua vida amorosa. Quando ela se abre para o amor e a paixão, um encontro inesperado coloca em seu destino um novo romance. Assim como Mahin, o taxista Faramarz (Esmaeel Mehrabi) procura um colo para se aconchegar. Os dois conversam sobre o envelhecimento, a morte, o amor e a vida e uma fagulha incendeia o coração de ambos. Meu Bolo Favorito foca na vida interna de seus protagonistas sem deixar de lado a política que acompanha o Irã pós-revolução, cultivando uma história sobre os desejos íntimos de uma mulher em um país onde seus direitos são negados.
Data de lançamento: 09 de janeiro.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
Baby, o segundo longa-metragem do aclamado diretor Marcelo Caetano, conhecido por seu trabalho em Corpo Elétrico (2017), foi escolhido para participar da 63ª Semana da Crítica do Festival de Cannes 2024. Baby é o apelido que Wellington (João Pedro Mariano) recebe. Baby é um jovem recém-libertado de um centro de detenção para jovens, que se vê perdido nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema com foco em produções pornográficas, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa que têm Baby como seu protegido e está determinado a ensinar as malícias da vida e novas formas de sobreviver. A partir de então, os dois iniciam uma relação tumultuada, marcada por conflitos entre exploração e proteção, ciúme e cumplicidade. Ambientado em um cenário urbano vibrante, Baby explora as complexidades das conexões humanas e os desafios de se reintegrar na sociedade após o período de detenção.
Data de lançamento: 09 de janeiro.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
Um dos personagens mais queridos do universo de A Turma da Mônica irá enfrentar um grande desafio em Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa. Chico Bento acorda para mais um dia na Vila Abobrinha focado em conseguir subir em sua amada goiabeira para pegar a fruta sem o dono das terras saber. O que Chico não esperava era que sua preciosa árvore estaria ameaçada pela construção de uma estrada na região, já que, para desenhar a rodovia, será preciso pavimentá-la pela propriedade de Nhô Lau, exatamente onde a goiabeira está plantada. Focado em salvar a árvore, Chico Bento reúne seus amigos Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata, Hiro e toda a comunidade para acabar com o projeto da família de Genezinho e Dotô Agripino. Com a turminha se metendo em diversas confusões, Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa traz uma aventura que irá tirar o sossego e a tranquilidade da Vila Abobrinha.
Data de lançamento: 09 de janeiro.
Data de Lançamento: 09 de janeiro
Em Babygirl, uma empresária bem-sucedida coloca sua família e carreira em risco em nome de um caso com seu estagiário bem mais jovem. No thriller erótico de Halina Reijn, Romy (Nicole Kidman) é uma executiva que conquistou seu posto como CEO com muita dedicação. O mesmo se aplica a sua família e o casamento com Jacob (Antonio Banderas). Tudo o que construiu é posto à prova quando ela embarca em um caso tórrido e proibido com seu estagiário Samuel (Harris Dickinson), que é muito mais jovem. A partir daí ela anda corda bamba de suas responsabilidades e, também, nas dinâmicas de poder que envolvem suas relações.
Data de lançamento: 09 de janeiro.