A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a instalação Folclore Digital, da dupla VJ Suave, reconhecida internacionalmente pelo trabalho com intervenções e mídias digitais. Com abertura no dia 12 de maio, terça-feira, o projeto propõe um mergulho nas lendas do folclore brasileiro utilizando elementos tecnológicos multimídia.

Combinando grafite digital, poesia, personagens animados, luzes e música, os artistas Ygor Marotta e Cecilia Soloaga proporcionam aos visitantes uma performance sensorial. A ideia da instalação é dar a crianças e adultos a oportunidade de explorar imagens e sons da natureza, familiarizar-se com lendas do folclore brasileiro e ter contato com novas linguagens de mídia. As antigas histórias populares ganharão vida combinadas com a tecnologia da projeção em video mapping – projeção de imagens em superfícies irregulares.

“O público sentirá que penetrou em um outro mundo, em que monstros correm em suas costas e animais se transformam em pessoas sob a luz das estrelas. Som ambiente também será incorporado, criando um cenário acústico e imagético”, explica Ygor.

A trilha eletrônica utilizará referências dos tambores africanos e cantos indígenas. O trabalho explora os quatro elementos da natureza – água, fogo, terra e ar – e quatro das lendas do folclore brasileiro – boto-cor-de-rosa, curupira, mula sem cabeça e saci-pererê.

Serviço – Exposição “Folclore Digital”

Data: 12 de maio (terça-feira)

Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba)

Horário: 19h

Quanto: gratuito

Visitação: 13 de maio a 28 de junho

Horário da Galeria: terça a sábado das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h