Uma experiência imersiva inédita acontece nessa sexta-feira (13/09): o “Guaíra do Avesso”. O Teatro Guaíra abre suas portas para uma vivência que envolve arte e história, numa visita encenada pelos bastidores do teatro. São dois horários disponíveis, às 17h e às 20h, com ingressos gratuitos que precisam ser reservados pela plataforma Deu Balada.
A visita encenada traz a experiência artística para o centro do passeio, conduzido por técnicos do Guaíra. Todos os corpos artísticos do complexo estarão presentes. Hoje, o Centro Cultural Teatro Guaíra conta com a Orquestra Sinfônica do Paraná, Escola de Dança Teatro Guaíra, Balé Teatro Guaíra e G2 Cia de Dança.
O percurso traz uma nova visão do celebrado espaço. São ângulos inéditos da visão do público, incluindo áreas que não costumam ser abertas para as pessoas em geral. Cada horário tem vagas limitadas a 250 participantes.
O evento faz parte das comemorações dos 140 anos do Teatro Guaíra. O projeto nasceu na segunda metade do século XIX, para a criação do Theatro São Theodoro (homenagem ao fundador da cidade de Curitiba, Theodoro Ébano Pereira). O terreno é o mesmo onde hoje funciona a Biblioteca Pública do Paraná. Depois de dez anos, em 1884, inaugura oficialmente e funciona por pouco tempo, até estourar a Revolução Federalista. O teatro vira prisão, e só é retomado em 1900, renomeado Theatro Guayrá.
O prédio é demolido em 1939, mas o desejo dos curitibanos é a retomada das atividades culturais. Nos anos 1950, o movimento popular consegue a idealização do Teatro Guaíra. Em 1954, é inaugurado o primeiro dos três auditórios: Salvador de Ferrante, apelidado de Guairinha. O Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto) é aberto em 1974 e, no ano seguinte, o Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório). No total, o espaço tem quase 17 mil metros quadrados, sendo um dos maiores complexos culturais da América Latina.
Quando: 13 de setembro de 2024 (sexta-feira)
Horário: duas sessões, às 17h e às 20h
Onde: Teatro Guaíra (R. Conselheiro Laurindo, 175)
Quanto: gratuito; 250 vagas para cada sessão
Ingressos: no site Deu Balada.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?