O jovem Gareth Michael Coombes tinha apenas 9 anos quando retornou ao Reino Unido. A família Coombes, apesar da sua origem britânica, havia vivido 4 anos na costa oeste dos EUA, em São Francisco. Agora, de volta a Oxford, Gareth tinha toda a sua vida pela frente. Assim, logo ele foi matriculado na Wheatley Park School, uma escola próxima de sua casa. Não é preciso muito esforço para imaginar o tipo de problema que uma criança enfrenta quando encontra um ambiente recheado de pessoas completamente novas, ainda mais se for um ambiente escolar. Felizmente, Gareth também encontrou pessoas interessadas em sua amizade – e não só em tirar sarro. Foi aí que Daniel Robert Goffey, um garoto dois anos mais velho, e ele se aproximaram.
Gareth e Daniel tinham uma paixão em comum: a música. Daniel era baterista e Gareth, que tocava piano, aos poucos descobria o mundo da guitarra. Com o irmão de Daniel, Nic Goffey, na guitarra e, no baixo, Andy Davies, eles montaram uma banda. Com integrantes ainda adolescentes, eles conseguiram lançar um single pouco antes do fim do grupo, em 1992. Essa poderia ser a história da banda The Jennifers e da sua canção ‘Just Got Back Today‘. Porém, Gareth e Daniel – que ficariam famosos como Gaz Coombes e Danny Goffey – não desistiriam naquele momento. Pelo contrário, esse foi o início de uma das bandas que mais marcaram e surpreenderam a década de 1990 com sua imensurável e frenética energia aliada a sua ótima capacidade musical. Por isso, essa não é a história do The Jennifers, mas sim do Supergrass.
https://www.youtube.com/watch?v=dsT_7is7CnM
Após o término dos Jennifers, Gaz precisava se arranjar e por isso começou a trabalhar numa rede local de restaurantes. Apesar de não estar diretamente ligado com a música nesse período, foi aí que ele conheceu o baixista Mick Quinn. Mick, alguns anos mais velho, também começara a se interessar por música ainda muito jovem e, além de compartilhar o seu gosto musical com o do Gaz, também era um músico experiente. Gaz e Danny logo começaram a freqüentar a casa de Mick para ensaiar e não demorou para que eles montassem um trio chamado ‘Theodore Supergrass’, em 1993.
O nome “Theodore” logo foi deixado de lado e a banda começou a construir o seu som, com elementos do rock sessentista e do punk, sem perder a originalidade e a energia que os anos 1990 trouxeram. Um ano depois, em 1994, Gaz, Danny e Mick começaram a chamar a atenção do mundo. Por um pequeno selo de Oxford, o Supergrass lançou seu primeiro single. ‘Caught By the Fuzz‘, a história de um jovem de 15 anos – provavelmente o próprio Gaz – que foi pego pela polícia com maconha. O embalo da guitarra distorcida, a precisão do baixo e a força da bateria formam um som extremamente contagiante, que transmite a energia daqueles jovens com muita verdade e força. O potencial deles estava tão latente que a Parlophone Records – que experimentaria um sucesso inicial de uma banda que eles não tinham desde os Beatles – os contratou. O trabalho deles começou a revelar a sua consistência conforme seus ótimos singles faziam sucesso. ‘Mansize Rooster‘, ‘Lose It‘ e ‘Lenny‘ foram músicas que antecederam o primeiro disco da banda e que, também, se tornariam clássicos entre os fãs. Backings vocals altos que ajudam a dar ritmo as músicas, o uso do drive e do recurso de abafar as cordas da guitarra, os arranjos que também contam com teclas, tudo em harmonia, com músicos mostrando sua energia e competência. A produção, por ter sido capaz de captar nos estúdios a essência da energia daqueles três jovens de maneira tão natural, também merece destaque.
No dia 18 de julho de 1995 foi lançado um dos mais empolgantes discos de estreia da história do rock. I Should Coco confirmou o que os singles prometiam e fez do Supergrass um dos grandes ícones da música daquela época. A excelente faixa de abertura ‘I’d Like To Know‘ e o mega hit ‘Alright‘ se juntam aos singles na primeira parte do disco. Disco que praticamente não deixa a rotação frenética cair. Pancadas com ótimas construções e variações de dinâmica, como ‘Strange Ones‘ e ‘Sitting Up Straight‘, embalam a audição.
Conforme o disco se aproxima do final, o Supergrass começa a dar indícios de quais caminhos eles seguiriam no futuro. A sonoridade se mantém em composições que trazem algumas características e intenções diferentes. ‘She’s So Loose‘ trás mais tensão e seriedade, ‘We’re Not Supposed To‘ esconde uma história de amizade – talvez, um pouco da história da própria banda – nos efeitos vocais. As baladas, uma rock e outra psicodélica, ‘Time‘ e ‘Sofa Of My Lethargy‘ também marcam presença. O disco se encerra com, literalmente, uma despedida em ‘Time To Go‘.
A parte final do disco da dicas dos próximos passos do Supergrass pois no momento em que eles poderiam ter se perdido no universo pop, mantiveram-se firmes na sua caminhada musical. Da Calvin Klein ao Steven Spielberg, muitos foram os convites e as propostas que o trio recebeu para explorar a sua imagem. Mas eles estavam certos que poderiam ser muito mais do que eles haviam mostrados até então. O Supergrass continuou lançando discos e fazendo shows, assim conseguindo deixar um legado musical até hoje relevante e, também, impressionante, por se tratar de pessoas tão jovens fazendo música com tanta energia e competência de uma maneira sedutoramente explosiva.
https://www.youtube.com/watch?v=SEsWJJAZ8pY
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.