Já pensou se Caio Fernando de Abreu pudesse reescrever a crônica “Sugestões para atravessar Agosto” nos dias de hoje para nós do Curitiba Cult? Pois é, eu imaginei que isso seria possível e reescrevi as palavras do Caio em uma lista para dar gás a você, que, como muitos (inclusive eu), está atravessando esse mês cheio de lendas negras. Quem sobrevive ao karma de agosto sabe que nada mais derruba. Então, não desanima e cata essas dicas de quem sabia muito bem do que escrevia. Vida longa, Caio! ♥
Provavelmente não está sendo um mês fácil para você. O carro quebrou, as contas atrasaram, reprovou na faculdade, o crush deu aquele toco, mas você precisa ter paciência para cruzar esses dias sem se deixar esmagar por eles! Tenha fé para estar seguro, Setembro está chegando e as flores voltarão a colorir os nossos parques. Tenha também uma certa não-fé para não ligar a mínima para as lendas negras desse mês de cachorro louco.
Isso mesmo! Dormir, dormir muito, com gosto, sem compromissos, de preferência também sem sonhos. O clima da cidade está colaborando com você, aproveite. São incontroláveis os sonhos de agosto: quando são bons, deixam a vontade impossível de morar neles; se maus, fica a suspeita de sinistros augúrios, premonições. Por isso, só durma. Você terá tempo para “sonhar”.
Tenha viveres espirituais e intelectuais e sem muito critério de qualidade. Muitos vídeos de chanchadas do Zorra Total, muitos CDs, de Mozart à Sula Miranda, muitos livros, de Nietzche à Sidney Sheldon. Controle remoto na mão e dezenas de canais a cabo ajudam. Qualquer problema, real ou não, corra para o Largo da Ordem e peça uma cerveja. Depois vá a outro bar e peça um vinho. Finalize a noite na Trajano.
Se você não conseguiu, se a vida não deu ou ele partiu sem o menor pudor, invente um. Pode ser aquele que você quiser, o que você achar perfeito, aquele que você levaria para curtir o pôr do sol no Tanguá. Não se lembre dos que foram, não deseje os que não tem, não discuta e nem se vingue. Tempere tudo isso com chás, de preferência ingleses, cristais de gengibre, vinhos, conhaque – tudo isso ajuda a atravessar agosto.
Tenha cautela com as informações para que as desgraças sociais ou pessoais não deem a impressão de serem maiores do que são. Esqueça a Síria, a crise política, evite ver a Gazeta. Excessos não fazem bem.
Leia uma revista de decoração, jardinagem, ikebana, a arte das bandejas de asas de borboletas – coisas assim são bem eficientes. Experimente fazer um curso na Fundação Cultural de Curitiba.
Mas, para atravessar agosto, pensei agora, é preciso principalmente não se deter demais no tema. Mudar de assunto, digitar rápido o ponto final, sinto muito perdoe o mau jeito, assim, veja, bruto e seco…
Com carinho,
Caio.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?