Sua vida depende das suas atitudes

O tédio pode ser o principal inimigo de uma vida saudável, e quando falo saudável, quero dizer no sentido amplo, uma vida feliz, sem doenças e que valha a pena ser vivida. A vida vai além de um combinado de situações que nos acontece, está mais para a forma que reagimos. E antes que a vida se mostre não tão boa, existem coisas que podemos fazer para ter mais qualidade de vida.

Se você for uma daquelas pessoas dramáticas que gostam de um problema para que as pessoas se aproximem mais de você, sintam compaixão e você se sinta vítima das circunstâncias, esse texto não é para você.

A vida da maioria das pessoas do planeta não parece fácil, mas o que nós não percebemos é o quanto elas contribuem para que essa seja a realidade. A falta de consciência é o fator que determina o quão ruim pode ser uma vida.

É preciso ter consciência de o que estamos fazendo aqui, vivos, nessa família, com essas pessoas, tendo essa realidade. Você pode ter algumas dessas respostas através de suas crenças religiosas, através do seu mapa astral, através de terapia com um psicólogo, ou apenas observando o rumo que as coisas tomam, quais fatores se repetem, o que flui e o que trava na sua vida.

Existem alguns exercícios que podem ajudar a fazer sua vida ficar melhor:

1. EXPERIMENTE ALGO NOVO TODOS OS DIAS

Muitas vezes não fazemos algo novo porque sentimos medo de mudar a rotina e de sair da zona de conforto. O medo nunca será um bom conselheiro. Perigo nós corremos todos os dias, mesmo mantendo uma rotina aparentemente segura, então vale a pena mudar de vez em quando. E não estou falando para você começar a fazer coisas radicais, pode ser a mudança de um caminho, de um estilo de roupa, ou do restaurante na hora do jantar.

2. DESENVOLVA UMA NOVA HABILIDADE SEMANALMENTE

Conhecimento nunca é demais. Saber que você sabe fazer muitas coisas aumenta sua autoestima e te torna uma pessoa mais interessante de se conhecer. Além de que saber fazer muitas coisas úteis torna sua vida mais produtiva e segura.

3. TODOS OS DIAS FAÇA ALGO QUE AMA POR PELO MENOS UMA HORA

Geralmente a vida das pessoas é basicamente dormir, trabalhar, assistir TV ou ficar nas redes sociais, comprar coisas que não precisam e aos finais de semana cumprir obrigações sociais. A não ser que o trabalho seja uma coisa que a pessoa goste muito de fazer. É impossível uma pessoa ser feliz com essa rotina. Por isso dedique-se a fazer algo de que goste, que sinta prazer em fazer todos os dias, seja um hobbie, ler um livro, ou qualquer outra coisa. Ache o equilíbrio entre obrigação e diversão.

4. SEJA POSITIVO

Todas as pessoas bem sucedidas não chegaram aonde chegaram sendo pessimistas. É preciso entender que felicidade vem de dentro e não depende das situações que te acontecem, e pode ser cultivada. O mundo está cheio de infinitas possibilidades. A diferença entre você e uma pessoa de sucesso, é que ela em algum momento foi positiva e não desistiu.

5. AS SUAS ATITUDES NÃO DEVEM DEPENDER DAS ATITUDES DOS OUTROS

Sabe aquela história de que “eu trato as pessoas como elas me tratam”, está completamente errada. Seus comportamentos devem depender do seu caráter e não da situação. Tratar bem quem você não gosta não te torna falso, te torna um adulto que controla suas emoções.

6. DEFINA UMA META E FOQUE NELA

Se você tem uma meta, se você trabalha nessa meta pelo menos uma hora por dia, são grandes as chances de conquistar seu objetivo. Organize suas metas em etapas a serem cumpridas e as cumpra. Se estiver difícil divida ainda mais, etapas menores são mais fáceis. Não desista. Faça isso por pelo menos um ano e tenho certeza de que verá resultados.

7. ESTUDE

Sim, estude, leia, aprenda. Se no colégio você não gostava de estudar e só fazia isso quando sua mãe te obrigava, saiba que agora quem obriga é a vida. A leitura ainda é uma das melhores formas de aprender algum assunto, assistir documentários também vale, mas nada se compara a um bom livro, que pode ser digitalizado. Ler abre portas, exercita o cérebro e estimula a criatividade. Se você não for acostumado, leia um capitulo por dia pelo menos.

Por Luiza Franco
01/02/2017 22h28