A escritora Stella Caymmi lança dois livros na cidade nesta quinta-feira, 28 de agosto, às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Curitiba. As obras “O Que é Que a Baiana Tem? – Dorival Caymmi na Era do Rádio” e “Dorival Caymmi: O Mar e o Tempo” retratam a vida e obra de um dos mais importantes e prestigiados músicos brasileiros, avô da autora. O encontro literário terá ainda um bate-papo com ela sobre os trabalhos, com entrada franca.

O encontro com Stella faz parte da celebração do centenário de Dorival Caymmi, que encerra programação neste domingo (31) com o show Caymmi em Quatro Cantos” no Teatro Positivo. As cantoras Céu, Blubell, Emanuelle Araújo e Alice Caymmi interpretam grandes sucessos do compositor em um espetáculo inédito, com direção de Danilo Caymmi.

“O Que é Que a Baiana Tem?” faz um recorte na vida do compositor e cantor entre os anos 1930 e 50, a partir de mais de 70 entrevistas e minuciosa pesquisa. A canção que dá nome ao livro é central neste período: lançada na voz de Carmen Miranda, trouxe reconhecimento a Caymmi, que passa a participar dos programas de rádio da época. “O Que é Que a Baiana Tem?” comenta ainda sobre fatos históricos, como a consolidação de uma cena musical brasileira e a briga dos artistas com as gravadoras por direitos autorais.

Já em “O Mar e o Tempo”, Stella abre um panorama maior da vida do avô, desde as origens italianas da família até as participações no cenário mais moderno da MPB. Momentos marcantes da carreira de Dorival estão lá: a Era de Ouro do Rádio, o advento da TV e a bossa nova ganham destaque, apresentando a versatilidade do compositor baiano. O livro foi indicado ao Prêmio Jabuti em 2001 e ganha uma versão atualizada, com nova capa e novo formato. A inclusão de um posfácio registra os últimos anos da vida do artista, de 2001 a 2008.

Doutora em Literatura Brasileira, Stella Caymmi é jornalista, biógrafa e escritora, trabalhando há mais de 20 anos na área cultural. Ela é filha de Nana e foi a primeira neta de Dorival, nascida na Venezuela e vindo para o Brasil aos três anos. Participou da produção de shows da família Caymmi dentro e fora do país, valorizando o trabalho artístico do avô e a influência sobre os familiares.

Stella Caymmi lança livros em Curitiba – Serviço

Quando: 28 de agosto (quinta-feira)

Onde: Livraria Cultura do Shopping Curitiba (Rua Brigadeiro Franco,  2.300)

Horário: 19h

Quanto: entrada gratuita

Classificação: livre

You have Successfully Subscribed!