“A Anta de Copacabana” é o texto que a Cia. Portátil escolheu para sua volta com o stand up em Curitiba, depois de anos mais concentrada em trabalhos no Rio de Janeiro. A obra do dramaturgo Rafael Camargo expõe o trágico e o bizarro humano ao discorrer sobre a bela, mágica, e por vezes triste, passagem que se chama viver. O texto é conhecido, mas tem novidade no formato da montagem que experimenta os princípios do Teatro da Inação, uma pesquisa de linguagem que a Cia Portátil vem desenvolvendo e que ganha corpo neste trabalho, batizado pelo grupo de “stand up drama”.
A proposta é emprestar o “clima” do ‘stand up comedy’ – um ator sozinho no centro da cena com um microfone e um forte trabalho de iluminação -, para dar conta de um texto com uma pegada dramática, mas que não dispensa o humor com tempero mais ácido, o que traz novas tonalidades ao trabalho. Com a ‘luz na cara’ estará o ator Adriano Petermann, um dos fundadores da companhia, que segue a frente da Cia. Portátil junto com a atriz Stella Maris Moreira.
Para a temporada de retorno à sua cidade natal, a Cia. Portátil escolheu o aconchego da Bicicletaria Cultural, que recebe o espetáculo de 12 a 28 de setembro, com apresentações as sextas, sábados e aos domingos, às 19h. A peça, dentro dos moldes do ‘stand up drama’, estreou no Rio, em janeiro passado. Quem for de bike nos sábados e domingos paga meia entrada.
Petermann explica que tinha convites para teatros tradicionais e espaços maiores de Curitiba, mas encontrou no clima que envolve a Bicicletaria Cultural as propostas de vida que gostaria de apoiar. “Senti que ali é onde está o movimento que me interessa. Não quero me apresentar para ator, gostaria muito que um público variado tivesse contato com este trabalho”, diz. A peça, segue ele, fala da loucura que nós mesmos inventamos e que nos prendeu a uma realidade criada por nós. “E a Bicicletaria vai na contramão dessa loucura social consumista em que nos prendemos”.
Quando: de 12 a 28 de setembro
Onde: Bicicletaria Cultural (Rua Pres. Faria, 226)
Horário: 19h
Quanto: R$10 e R$5 (quem for de bike no sábado e domingo paga meia entrada)
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?