Solo dos Mares retorna para curta temporada no Teatro Lala

Foto: Kraw Penas

O espetáculo “Solo dos Mares” retorna a Curitiba para uma curta temporada gratuita no Teatro Lala, entre 13 e 28 de agosto, após sucesso de estreia em junho. Serão dez apresentações, com sessões às 15h e 21h. A montagem é inspirada na vida de João Cândido Felisberto, líder da Revolta da Chibata, e traz à cena a luta contra o racismo estrutural e a invisibilidade histórica de personalidades negras.

Produzida por Isidoro Diniz Produções e Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo, em parceria com o dramaturgo Salloma Salomão e a professora Ione Jovino, a peça foi criada durante a pandemia e agora ganha forma presencial. Em formato de “solo manifesto”, o espetáculo aborda tanto a trajetória de João Cândido, perseguido e apagado da história, quanto a de Benedito Isidoro Diniz, artista que também enfrentou a discriminação e a exclusão impostas pela estrutura racista.

Ao traçar um paralelo entre passado e presente, “Solo dos Mares” evidencia como, apesar de avanços conquistados pelo movimento negro, ainda persiste a negação do reconhecimento e da valorização de pessoas pretas. A obra cita outros nomes apagados ou pouco reverenciados, como Carolina de Jesus, Machado de Assis e Abdias Nascimento, reforçando a atualidade e urgência do debate.

SERVIÇO – SOLO DOS MARES

Quando: 13 a 28 de agosto de 2025

Onde: Teatro Lala (R. Treze de Maio, 629)

Horário: dias 13 e 14 (quarta e quinta-feira) às 21h; dias 20, 21, 27 e 28 às 15h e 21h

Quanto: entrada gratuita

Ingressos: ingressos disponíveis na bilheteria do teatro, a partir de uma hora antes das sessões.

Por Sarah Zonta Tafner
12/08/2025 16h43

Artigos Relacionados

Com entrada gratuita, festa “Baile Espacial” celebra o funk, o rap e a cultura afro-brasileira em Curitiba

Festival de axé traz carnaval fora de época para Curitiba em outubro